quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vitória em meio ao absurdo

Nesta quarta-feira, pela 3ª rodada da Taça Guanabara, o Vasco visitou o Bangu e saiu de Moça Bonita com uma vitória por 3x1 e a liderança do grupo B. Debaixo de um calor de 40º graus, o Gigante da Colina não teve maiores problemas diante do alvirrubro da Zona Oeste. Sufoco mesmo passou a torcida, que além de não conseguir entrar no estádio, teve que sofrer com a truculência policial, o péssimo e velho "tiro, porrada e bomba", com um bônus de gás de pimenta.

Há anos venho falando aqui que o Campeonato Estadual não é sério. E os organizadores parecem se esforçar para piorar o que já é ruim. Jogo em plena quarta-feira, 17 horas no bairro mais quente da cidade nem em campeonato de pelada. Duvida? A praça em frente ao estádio estava vazia, ninguém ousava bater bola naquele sol escaldante.

Só mesmo sendo muito apaixonado para encarar a aventura, mas lá estavam quase 10.000 vascaínos. Pouco mais da metade desse número conseguiu adentrar o estádio para ver um jogo de baixo nível técnico, prejudicado pelo péssimo gramado e pela temperatura, que impedia jogadas mais agudas.

Para variar, só abrimos o placar após o tempo técnico. Primeiro de pênalti, onde Abílio meteu a mão na bola, Alecsandro cobrou e assumiu a artilharia do Estadual com 3 gols. Na comemoração, homenagem à recém nascida Manuela, filha de Diego Souza. Pouco depois, belo passe do Maestro Felipe para Fágner que cruzou para Thiago Feltri fazer seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina. Em três jogos oficiais, o novo titular da lateral esquerda já fez mais do que todos que ocuparam a posição em 2011.

A vergonha do gás de pimenta do lado de fora foi levada pelo vento ao gramado, fazendo com que alguns jogadores passassem mal e o jogo fosse paralisado. Como o maldito gás atrapalha a visão, o árbitro foi afetado e marcou um pênalti que nem o falecido Castor de Andrade marcaria. Tiano cobrou e diminuiu. Foram 10 minutos de seguidos erros do apitador, sempre a favor do time banguense.

Antes do fim da primeira etapa o papai Diego Souza teve a chance de guardar o seu gol, mas viu o zagueiro salvar sobre a linha bola que já havia passado pelo goleiro. Enquanto isso do lado de fora, crianças, idosos e todo tipo de torcedor sofriam com o despreparo daqueles que deveriam proteger a sociedade.

Na segunda etapa, apesar do placar apertado, a fraqueza do adversário era evidente. Não conseguiam ameaçar o estreante Alessandro e logo o Vasco definiu o jogo. Bernardo cobrou falta com maestria e marcou um golaço. 3x1

Daí até o fim do jogo, poucas chances de gol. Exaustos com o calor, os times botaram o pé no freio e chegaram apenas em uma oportunidade cada. O Bangu em falta cobrada por Tiano que Alessandro espalmou e ainda tocou na trave. O Vasco em duas chances seguidas onde o goleiro fez grandes defesas.

Ainda deu pra fazer as três alterações e dar mais ritmo de jogo a Renato Silva, Eduardo Costa e William Barbio. Em três jogos, Cristóvão vai utilizando variados jogadores, mantendo a tática que deu certo no segundo semestre da última temporada.

Agora temos dois jogos em São Januário, nossa casa de cara nova. Os tricolores Friburguense e Nacional que se preparem. O Trem Bala versão 2012 não pára nem por falta de grana, nem com chuva e muito menos com calor.

Força Vascão!

* O que aconteceu ontem do lado de fora do estádio de Moça Bonita foi um dos maiores absurdos que presenciei em anos freqüentando estádios. Faltando 10 minutos para o início do jogo a fila ocupava 3 quarteirões do bairro, com todos os torcedores tendo ingressos. Ao saber que a bola já rolava, os torcedores se desesperaram e começaram a cobrar nos portões, a essa hora já fechados.

Bem na minha frente, um policial jogou spray de pimenta no rosto de uma menina que estava nos ombros do pai. Começou a correria e graças a Deus ninguém se feriu. Com o passar do tempo a tensão aumentava nas duas entradas possíveis e ninguém dava uma posição se seria liberada a entrada ou não dos milhares de vascaínos.

Pelo telefone e pelo rádio, ficávamos sabendo que havia muito espaço vazio no estádio e alguns começaram a ir para a delegacia cobrar seus direitos de consumidor. Não estávamos ali pedindo um favor, apenas o que pagamos para consumir, no caso, um jogo de futebol.

O momento mais tenso foi na metade do primeiro tempo, quando explodiram bombas e policiais dispararam tiros de balas de borracha. Foi uma imensa correria e algumas pessoas feridas. Foi esse incidente que fez chegar o gás de pimenta ao gramado.

Com o início da segunda etapa, os torcedores do lado de fora perderam as esperanças e sentaram na praça para ouvir ou ver o jogo em algum bar. Cabe dizer que não houve nenhum tipo de destruição gerado pela indignada torcida vascaína.

Ficamos no aguardo de uma posição oficial do Bangu Atlético Clube sobre os fatos da tarde de ontem e sobre ressarcimento dos valores pagos a quem comprou ingresso e não conseguiu assistir ao jogo.

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

bangu1521 disse...

cara e quem ficou com ingresso o que fazer?
eu fui uma dessas pessoas que presenciaram a cena de covardia contra torcedor de bem que só queria ver jogo com seus filhos e filhas.
!!?!!

Patrick Araújo disse...

O jogo foi bom, tirando a confusão a parte que foi triste akilo...

O time esta bem !!

Só precisa trocar o Felipe Bastos, não sabe o que fazer com a bola e erra muitos passes.

Espero que Eduardo Costa volte a sua melhor forma e Romulo volte logo de contusão....