quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Males que podem vir para o bem

Nesta quarta-feira, pela 3ª rodada da Taça Guanabara, o Vasco visita o Bangu às 17 horas no estádio de Moça Bonita. Com duas vitórias nas primeiras partidas, o Gigante da Colina busca manter os 100% de aproveitamento e dar mais um passo rumo à classificação às semifinais do turno. A novidade para este jogo ficou por conta da não concentração dos atletas, em virtude do atraso no pagamento de salários.

Historicamente o elenco vascaíno e de todos os grandes clubes tem por hábito dormir em hotéis na noite que antecede as partidas. Assim, jantam, tomam café da manhã, almoçam e partem para o estádio. Porém, mais do que controlar a alimentação dos atletas, a concentração tem por objetivo garantir que nenhum deles durma tarde ou exagere em atividades noturnas, o que prejudicaria o rendimento em campo.

O hábito é tão antigo que poucas vezes ouvimos contestações. Porém, desde a semana passada o assunto voltou com toda força às páginas de jornais após os jogadores do Vasco ameaçarem não concentrar para a partida contra o Duque de Caxias em Macaé. Por se tratar de outra cidade, distante em algumas horas da capital, o grupo seguiu a programação e tudo saiu conforme esperado, inclusive em campo, com vitória por 3x1.

A diretoria havia prometido quitar os débitos nesta semana, mas não cumpriu com sua parte. Logo, os jogadores corretamente decidiram dormir em suas casas, se apresentando apenas hoje pela manhã no hotel, onde almoçarão e partirão para o estádio. Tudo isso gerou uma enorme polêmica, onde cabe analisar a necessidade ou não de concentrar.

Lógico que pra toda regra existem exceções, mas esse grupo atual tem se mostrado extremamente responsável e comprometido. Não temos notícias de farras ou excesso em baladas, que ficavam por conta de Élton e suas 500 mulheres. Assim, se o cara dorme em casa e depois encontra com os colegas para ir ao estádio não há absolutamente nenhum problema.

Pelo contrário! Evita um cidadão entediado por ficar trancado dentro de um quarto jogando carteado e vídeo game com um cara que por mais amigo que seja, ele já é obrigado a conviver durante todo o dia, de janeiro a dezembro. Muito melhor estar com sua família ou até sozinho em casa para o caso dos solteiros.

Todavia o esporte não pode ser tratado como um emprego qualquer. Existe a cobrança por resultado e somente um sai de campo vencedor. Logo, essa mudança de rotina, ao meu ver positiva, será colocada à prova no gramado do simpático estádio do Bangu. No bairro mais quente da cidade, será preciso bater o alvirrubro da Zona Oeste para evitar críticas pelo que alguns chamaram de "rebelião".

Assim, podemos dar um importante passo para acabar de vez com a concentração no Vasco e quem sabe, ser mais uma vez pioneiro e dar início ao fim desse absurdo no futebol brasileiro. Espero também que a diretoria aproveite a economia com as diárias do hotel e pague alguns funcionários que passaram um fim de ano no aperto, sem salário e sem 13º.

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Heloisa Figueiredo disse...

Muito bom o post. Agora, sinceramente, eu tenho dúvidas se a não concentração é boa positiva mesmo. Só o fato de estarem juntos pode ajudar o entrosamento dentro de campo. Bom, vamos torcer pra que não atrapalhe no bom desempenho do time. SV.