quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os melhores do Brasileirão são vascaínos

Na última segunda-feira foram entregues os prêmios Bola de Prata Placar/ESPN e Craque do Brasileirão CBF/TV Globo. O Vasco, melhor time do campeonato, foi o grande destaque das premiações, com vários jogadores homenageados. A gafe ficou por conta do não-convite à nossa diretoria para a cerimônia de entrega dos troféus, em São Paulo.

A Bola de Prata é o mais antigo prêmio de reconhecimento aos atletas que disputam o Campeonato Brasileiro. A cada partida os jornalistas dão notas aos atletas e aqueles que ao fim do campeonato obtiverem as melhores médias, são escolhidos para a seleção da competição, desde que tenham participado de um percentual mínimo de jogos.

Neste ano, quatro vascaínos ficaram entre os 5 melhores de suas posições. Fernando Prass foi o melhor goleiro e Dedé o melhor zagueiro. Fágner ficou em 2º como lateral-direito, atrás do gremista Mário Fernandes. Jumar surpreendeu e arrancou o 5º lugar como lateral-esquerdo, posição em que jogou improvisado.

Não é por acaso que todos são jogadores de defesa. A retaguarda foi o ponto forte de nossa campanha, ao contrário do ataque que oscilou e muitas vezes deixou a desejar. Como o prêmio é por média, a irregularidade impediu Diego Souza e companhia de obter lugar de destaque. Dedé obteve feito histórico para um zagueiro. Altíssima média de 6,43, atrás apenas do gênio Neymar como melhor do campeonato. O craque santista levou a Bola de Ouro.

Já o prêmio da CBF, apesar de mais midiático e cheio de pompa, foi frio, constrangedor e repleto de erros. O retrato de seus organizadores, que pareciam saber muito antes da última rodada quem seria o campeão, já que não chamaram nenhum outro representante de time além dos corinthianos. Os apresentadores e premiados cumpriam um protocolo ridículo, sem emoção, sem graça, parecendo festa de empresa onde todos estão lá para agradar o chefe.

A votação é realizada por jornalistas, técnicos e jogadores, que escolhem sua seleção do campeonato. Assim, algumas atuações brilhantes permitem ao atleta posição de destaque, casos de Diego Souza e Cortês. A fama também é levada em conta, como nas indicações de Kléber (Internacional), Lucas (São Paulo) e Thiago Neves.

E até a imprensa, tradicionalmente anti-Vasco reconheceu nossa superioridade. Fágner, Dedé e Diego Souza venceram em suas posições, enquanto Fernando Prass e Rômulo perderam para os selecionáveis Jefferson e Ralf. Além disso, a dupla Ricardo Gomes/ Cristóvão Borges faturou como melhor treinador e Dedé como Craque da galera, em votação popular.

Dos cinco vascaínos com destaque nas premiações, três defenderam a Seleção Brasileira recentemente. Dedé será titular em um futuro muito breve, enquanto Rômulo e Diego Souza brigam por vaga no grupo de Mano Menezes. Fágner deu este ano um grande passo para estar nas Olímpíadas, mas no time principal tem a dura concorrência de Daniel Alves e Maicon.

Já Fernando Prass terá um pouco mais de dificuldade. Como já passou dos 30, jogar bem não basta, é preciso quebrar a barreira do preconceito da idade, para que seja chamado pela primeira vez. Qualidade tem para isso, pois não deixa a desejar em nada a Jefferson, titular da camisa 1 nacional. Por ser goleiro podemos manter a esperança da convocação, que premiaria o jogador mais identificado com nossa camisa desde a Segunda Divisão.

Os prêmios, bem como o reconhecimento popular mostram que o ano de 2011 marcou a consolidação do Vasco em seu posto de destaque não apenas no desempenho coletivo, mas também em ter os melhores em atividade no país. Para 2012, novos talentos chegarão, mas mais do que fama, devemos esperar qualidade como foi o caso de Anderson Martins, Prass, Fágner, Rômulo, Dedé e outros que chegaram ao Vasco quase que como desconhecidos e hoje são admirados internacionalmente.

Fica a certeza que na crescente que estamos desde 2009, 2012 será um ano de muitas alegrias para essa imensa torcida. Mas isso é assunto para outros posts...o time entra de férias, mas o blog não.

Por ora, celebremos nossos craques, os melhores do Brasil!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Mais um ano se passou e a galera vascaína tem motivos de sobra para comemorar.

Campeão da Copa do Brasil, classificado direto para a Libertadores, time mais valorizado do ano, etc,. etc.

Temos mais alguns motivos também:
1) dispensa de Burr-Élton;
2) dispensa de M. Careca;
3) dispensa de Kim, Barbio.

Só falta:
1) dispensar Felipe Bastos, Alec-Cone e Nílton
2) contratar gente boa, tipo Grafite, Nilmar, Maxwell, Montillo e trazer o Anderson Manrtins de volta.

Unidos por amor ao Vasco!!