quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bons tempos que estão voltando

Nesta semana a torcida vascaína celebra o aniversário de duas das maiores conquistas de nossa gloriosa história. Ontem, 11 anos da Virada do Século, contra o Palmeiras na Copa Mercosul. Hoje, 14 anos do Tricampeonato Brasileiro, também contra o alviverde paulista. Se por anos tais glórias eram lembranças de um passado distante, hoje retomamos o caminho dos títulos e momentos como esses estão voltando à Colina Histórica.

Em 1997, após anos de campanhas pífias, a diretoria apostou em uma mescla de jogadores experientes com alguns oriundos de times pequenos do interior do Rio e crias da base. Depois de perder o título carioca para o Botafogo, a vinda de atletas do porte de Mauro Galvão e Evair e apostas como Odvan e Nasa foi o ingrediente que faltava para que Felipe, Juninho, Pedrinho e Edmundo pudessem mostrar todo talento e conduzissem o Gigante da Colina ao terceiro titulo nacional.

O Animal teve sua melhor temporada e bateu o recorde de gols em um só campeonato, 29 em 33 jogos. Marca eternizada e só ultrapassada com o advento dos pontos corridos em turno e returno, com mais jogos. Outra peça importantíssima foi Carlos Germano. O atual preparador de goleiros ficou fora dos primeiros jogos enquanto brigava pela renovação de contrato. Depois que voltou o time não perdeu mais, tendo sido decisivo nos dois 0x0 contra o Palmeiras.

Essa foi a primeira conquista de anos de ouro para o Vasco. Em 1998, Libertadores e Estadual. 1999, Rio-São Paulo. 2000, outro Brasileiro e Mercosul. Isso pra falar apenas das conquistas do futebol profissional masculino, deixando de lado os feitos das divisões de base, esportes olímpicos e futebol feminino.

Fechando com chave de ouro a era em que o Vasco dominou o esporte nacional, tivemos a conquista da Copa Mercosul, equivalente à Sul-Americana dos tempos atuais. Com uma grande campanha, capitaneada pelo ídolo Romário, o Gigante da Colina venceu o Palmeiras em pleno Parque Antártica por 4x3, com um jogador a menos após descer para o intervalo com um 3x0 contra. Essa é considerada por muitos a maior partida da história do futebol.

Aquele Vasco mágico tinha inúmeros jogadores em nível de Seleção. O maior deles, o Baixinho eterno 11, marcou onze dos nossos 23 gols em 13 jogos. Era tanta qualidade que Mauro Galvão, Felipe, Pedrinho, Viola, entre outros estavam no banco de reservas, comandado por Joel Santana na final, mas com Oswaldo de Oliveira por toda campanha.

Mais sobre esse título podem ler neste post, de dezembro/2007.

Se de 2001 a 2010 nos limitamos a celebrar este maravilhoso passado, 2011 nos recolocou no caminho das grandes conquistas. Campeão da Copa do Brasil e na luta até o fim por Brasileirão e Copa Sul-Americana, que escaparam por detalhes.

2012 marcará o retorno à Libertadores, que pode ser o passaporte para o único título que nos falta. O Mundial de Clubes que escapou em 2000 em pleno Maracanã e que dessa vez será novamente disputado no Japão. E pra galera que está confiante com o título, é melhor ir desde já secando o Barcelona na Champions League...

* Rodolfo, Kléber e Jonathan Copete são, no momento, os nomes mais próximos de fechar com o Vasco. Os dois primeiros fariam do Vasco, com sobras, a melhor defesa do Brasil. Já sobre o avante colombiano, pouco conheço para analisar.

* Élton saindo é uma perda. De todos os atacantes que vestiram nossa camisa nos últimos três anos, foi o único que deu conta do recado. Como ainda não foi contratado ninguém para o seu lugar, está aí uma incógnita para a temporada que se aproxima.

* Em homenagem ao fantástico 2011 de nosso Vasco, o Blog lançou a camisa com charge de todos os nossos jogadores. Obra do talentosíssimo Beto_Gomes. Informações sobre a mesma, como tamanho, arte e detalhes do envio, devem ser enviadas para o e-mail souvascaino@rocketmail.com

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: