segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dever cumprido

Pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebeu o Atlético-MG e saiu de São Januário com uma importante vitória por 2x0. Com um início avassalador e dois gols antes dos 20 minutos, o Gigante da Colina perdeu a chance de aplicar uma goleada no Galo. Agora com 54 pontos, o time segue dividindo a liderança do campeonato com o Corinthians.


A partida só começou às 18 hs de domingo, mas a jornada vascaína começou muito antes. E dessa vez nosso trabalho na frente da TV não foi bem sucedido e quatro dos cinco rivais diretos conseguiram vencer. Logo, já sabíamos que não seria possível chegar à liderança ontem, mas vencer era ainda mais necessário, sob risco de nos afastarmos do objetivo logo no menos difícil dos jogos que faltavam.

Os resultados positivos dos rivais motivaram os atletas vascaínos, que entraram em campo a todo vapor. Diego Souza deu chute tirando tinta da trave e no lance seguinte, Élton dominou no peito e encheu o pé para marcar um golaço. Vascão 1x0 com apenas dois minutos de jogo.

Avassalador, o Trem Bala não tomava conhecimento do Galo e em cabeçada de Diego Souza mandou bola na trave, antes de ampliar aos 18, com Fágner. O lateral aproveitou sobra de uma disputa de Élton com a zaga mineira. Curioso que a jogada começou com um avanço de Dedé pela ponta direita, com velocidade e habilidade.

A boa vantagem diminuiu o ímpeto cruzmaltino, enquanto ao Galo faltava qualidade para reagir. O primeiro tempo se arrastou até o final sem grandes chances dos dois lados. Nesse momento ficou claro que faltou ousadia para que fizéssemos mais gols contra um rival claramente abalado com o massacre dos primeiros 20 minutos.

E como diz o ditado, 2x0 é um placar muito perigoso. Com menos de um minuto, o Galo já teve chance de gol e fez Fernando Prass trabalhar em quantidade e qualidade nos 15 primeiros minutos da etapa final. Somente após a expulsão do volante Serginho, o Vasco voltou a mandar no jogo.

Tivemos ainda três chances claras: a primeira com Eder Luis, que chutou em cima do goleiro; a segunda com Élton, que teve gol erroneamente anulado; a terceira com Bernardo, que de canhota isolou. Ficou claro para todos que podíamos ter vencido por uma margem maior.

Mas nesse louco campeonato, onde cada vitória é conquistada a base de muito suor, foi excelente o resultado que nos mantém muito bem na briga pelo título. Agora o desafio é fora de casa, contra o Bahia. Até lá, uma semana inteira de trabalho, recuperando os lesionados e suspensos.

* Antes do jogo, enquanto os jogadores aqueciam, um rapaz ao meu lado gritou para Élton algo como: "te vi lá no São Nunca". Para quem não sabe, São Nunca é uma badalada boate aqui do Rio. O camisa 39 xingou o torcedor pela invasão de privacidade. Em campo, a resposta foi com um gol e uma assistência, sendo o melhor em campo.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Patrick Araújo disse...

Para mim parece claro que foi preciso perder 2 pontos contra o Atlético-PR para aprendermos que o Elton (baladeiro ou naum) rsrsrsrs deve ser titular no ataque.

Não é só uma questão de gols feitos (que por si só já justificaria), mas com o conte, o time não consegue segurar a bola no ataque e acaba sendo pressionado o tempo todo!

Essa vitória foi realmente providêncial ainda mais que nossos concorrentes diretos tinham vencido seus jogos.

Quando não tropeçamos em nossas próprias pernas, vem um para tropeçar por nós como foi o casa do Montillo.

Se não fosse ele, estaríamos na 1ª colocação do campeonato.

Gabriel disse...

As charges tão show Diego!

O Élton, mesmo sendo um mau caráter que não respeita a torcida do Vasco, vide o fato que vc presenciou no jogo e naquela época que todo gol q ele fazia mandava a torcida do Vasco calar a boca, deve ser titular mesmo, já que Alecgol não vem correspondendo.

abraço