segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Bote certeiro

Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco visitou o São Paulo no Morumbi e obteve um grande resultado. 2x0, com gols de Eder Luis e Felipe, ambos no segundo tempo. A grande vitória contra um rival direto mostra mais uma vez a força do Vasco na briga pelo título. Com 24 pontos, vimos a distância para o líder Corinthians cair para apenas 4. Na próxima quarta, mais um clássico do futebol nacional, contra o Santos em São Januário.

Todos sabíamos que seria um jogo duro. Não podíamos entrar em campo só por entrar, mas sim com foco, proposta de jogo para bater o difícil adversário. E sabendo da qualidade do rival, Ricardo Gomes colocou Jumar, reforçando a marcação do lado esquerdo, visto que Julinho não tem a mesma vocação defensiva do lateral titular, Márcio Careca. O sacrificado foi o Maestro Felipe, que começou no banco.

E mesmo com uma defesa mais protegida, o primeiro tempo não foi nada bom para nosso lado. Principalmente pela direita de seu ataque, esquerda de nossa defesa, o São Paulo levava perigo, obrigando Fernando Prass a fazer boas defesas. Quando tínhamos a posse de bola, não fazíamos nada de produtivo, apelando para chutões que faziam de Rogério Ceni um espectador privilegiado da partida. Se a estratégia era esperar um contra-ataque, ela não deu nem um pouco certo no primeiro tempo.

Para a segunda etapa, trocamos de veterano. Saiu Juninho e entrou Felipe. Mas nos cinco primeiros minutos, o desenho do jogo foi o mesmo, com o São Paulo fazendo uma blitz imensa sobre o Vasco. Quando o gol parecia questão de tempo, demos o bote certeiro. Dedé fez um desarme perfeito em Lucas, começou o contra ataque que chegou a Diego Souza, que deu passe milimétrico para Eder Luis chutar com perfeição no ângulo de Rogério Ceni. Golaço!!! 1x0!

Obrigado a mexer no time, o Tricolor não reencontrou a pressão exercida antes do nosso gol. Só o que aumentava era o nervosismo de sua torcida, ao passo que nossa defesa destruia qualquer sonho de ataque adversário. Dedé mostrou porque é jogador de Seleção, com mais uma atuação memorável.

Com o jogo a nosso favor, Eduardo Costa, Felipe, Diego Souza e Leandro se tornaram fundamentais para prender a bola na frente, gastando o tempo e enervando o adversário. E foi numa dessas pacientes trocas de passes, que Felipe e Jumar tabelaram pela esquerda. O camisa 18 rolou para o Maestro que de primeira colocou a coruja pra sair voando do ângulo esquerdo de Ceni. Mais um golaço!!! 2x0

A vitória quebrou um tabu que vinha desde 1989 sem vitórias cruzmaltinas na casa deste adversário pelo Campeonato Brasileiro. E deixou uma coisa bem clara: o Vasco está muito forte na briga pelo título brasileiro, sonhando com uma histórica dobradinha.

Para o caminho rumo ao título se tornar ainda melhor, precisamos equilibrar as atuações dentro e fora de casa. Ontem, agimos exatamente como nossos adversários agem em São Januário, sem tomar a iniciativa, esperando a hora certa de atacar e matar o jogo. No Rio, os jogos serão sempre duríssimos, seja contra quem for e precisamos ter paciência para obter cada suada vitória.

O sonho está muito vivo!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: