sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vencer e pensar grande

Neste sábado, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebe o Internacional em São Januário. Ocupando a 10ª colocação e há duas rodadas sem vencer, o time da Colina precisa de um resultado positivo para não se afastar do grupo de frente da tabela. O duelo marca também o reencontro do ídolo Juninho com a torcida, neste retorno ao Vasco.

Após a conquista da Copa do Brasil, o Vasco perdeu o direito de disputar vaga na Libertadores ou Sul-Americana. Logo, ao contrário da maioria dos clubes, não temos como meta o G4, mas sim o título ou fuga do rebaixamento. E ao contrário do que prevíamos após o bom início de campeonato, hoje estamos mais perto da zona de perigo do que da liderança.

Evidentemente, a conquista traz uma dose de acomodação, natural, principalmente por não estar o Clube acostumado a frequentar o topo nos últimos tempos. Prova disso é que desde a implantação dos pontos corridos, em 2003, jamais terminamos o campeonato entre os 5 primeiros colocados.

Os dois tropeços, contra Cruzeiro e Corinthians, foram diante de boas equipes e que vêm fazendo boas campanhas nos últimos anos. Amanhã não será diferente. O Inter é o clube brasileiro de maior sucesso recente e nunca entra nas competições para participar, sempre para vencê-las.

E neste sábado, mais do que batê-los em campo, precisamos tomar por modelo esse pensamento. Ganhar a Copa do Brasil foi fantástico, mas o Santo André e o Paulista também o fizeram e onde estão hoje? O que nos devolverá o respeito de time grande é a constância, ser competente ano após ano. E estar em 10º não é o que se espera de um time que sonha estar daqui a um ano comemorando o título da Libertadores.

Se olharmos o que temos em campo, não devemos nada a ninguém. Zé Roberto, que não deixou saudades por aqui, é titular lá e tem jogado bem. E se compararmos posição por posição, levaremos vantagem em várias, além de termos um treinador há mais tempo no comando.

Precisamos sim é mudar a mentalidade. Jogar pra ganhar sempre, seja em São Januário, em Wembley ou na Rua Bariri. Amanhã o Saci virá atrevido e pode a exemplo de 2008, levar uma goleada de 4x0. Pra eles será indiferente, pois depois vão à forra como fizeram com o Galo há uma semana.

É importante que todos no Clube tenham consciência de que não devemos chegar em dezembro lembrando do título conquistado em junho, mas brigando para que o próximo jogo também seja decisivo, na luta por estar no topo da tabela.

Não adianta ter um excelente time e ficar passeando no meio da tabela. A hora é agora! O Vasco pode e deve voltar a ser temido, nacional e internacionalmente. Ou alguém acha que na Libertadores temerão o 10º colocado do Campeonato Brasileiro?

* Nesta semana se despediu do Vasco o lateral Ramon. No Clube desde 2009, foi muito bem na Série B, mas não vinha em boa fase, chegando a discutir com a torcida. Que tenha sorte na nova fase de sua carreira.

* Abaixo o LASER nos estádios de futebol! Siga você também esta campanha por um jogo mais limpo.

Sds vascaínas a todos!

Charge: Beto_Gomes

Nenhum comentário: