quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um dia para a história

Nesta quarta-feira, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco visita nesta quarta-feira o Corinthians no Pacaembu. A partida marca mais do que o confronto entre o atual líder e um dos candidatos ao título. Marca também o retorno do ídolo Juninho Pernambucano aos gramados brasileiros, reencontrando a torcida que o elegeu como Reizinho de São Januário.

Desde aquele dia 18/01/2001 até hoje, 06/07/2011, muito tempo se passou. Quando as redes do Maracanã balançaram aos 30 minutos do primeiro tempo e o Rei abaixou a cabeça sentindo aquele misto de emoção e tristeza, muitos de nós não tínhamos noção da importância do momento. Ali, enquanto ajudava o Vasco a se sagrar tetracampeão brasileiro, o ídolo sentia cravar no peito a angústia da despedida, após seguidos destratos da diretoria da época.

A ida de Juninho para a França deixou um vazio no coração da torcida, que sempre o amou como poucas vezes visto na história. Não raro víamos camisas do Lyon nos jogos do Vasco e sempre que ele vestia a camisa da Seleção, a torcida vascaína se tornava também para a equipe canarinho.

O caso de amor ganhou um capítulo à parte com a criação da música "São Januário, meu Caldeirão", onde há plenos pulmões a Colina explodia ao gritar, "Gol de quem? Gol do Juninho Monumental!" A notícia chegou à França e a pressão para retorno do Reizinho passou a vir também das filhas do craque.

O sonho acabou não se concretizando em 2009 e 2010, com o ídolo decidindo fazer súditos os árabes do Qatar. Porém ele, único como sempre foi, decidiu fazer história. Acertou com o Vasco por um valor simbólico, que não paga sequer o combústivel para ir e voltar de São Januário diariamente.

Voltou por amor, por gratidão, voltou para nos dar de novo o prazer de vê-lo honrando a camisa que ama tanto quanto qualquer um de nós. Voltou para ouvir ao vivo o grito: "Gol de quem? Gol do Juninho!", quando fizer um dos seus monumentais gols.

Hoje, Juninho começa a escrever novas linhas dessa linda história de amor. E quando qualquer um de nós vestir ou ver a camisa 8 do Gigante da Colina, lembraremos que em 2011, em um dia 06 de julho, o eterno dono dela retornou para alegrar e conquistar novos admiradores.

Bom retorno Reizinho!

Charge: Beto_Gomes

Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: