segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pelo alto e para o alto

Pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco derrotou o Internacional por 2x0 em São Januário. Com o placar, o time da Colina chegou à 7ª posição, ainda a 8 pontos do líder Corinthians. Os gols foram marcados por Eder Luís e Dedé, um em cada tempo. No próximo sábado, o cruzmaltino joga novamente em casa, contra o Atlético-PR, podendo se aproximar ainda mais do grupo da frente.

O público compareceu em número aquém do esperado. As duas derrotas anteriores e o preço absurdo dos ingressos afastaram a galera, mesmo com o atrativo do retorno do ídolo Juninho. Porém quem ficou em casa temendo mais um resultado negativo, viu pela Tv um time mais organizado, mais aguerrido e consequentemente, mais perigoso. O meio de campo trabalhou melhor a bola e mesmo quando atacado, voltava pra dar combate.

A entrada de Bernardo, se não foi brilhante do ponto de vista técnico, ajudou a neutralizar o toque de bola colorado e evitar as chegadas ao ataque mais positivo do campeonato. D'Alessandro foi bem marcado e Zé Boteco tremeu perante seus antigos companheiros. Sozinho, Leandro Damião criou apenas um lance de perigo, bem defendido por Prass.

Mas apesar do bom toque de bola, foi em um lance de bola parada que o Vasco marcou. Bernardo cobrou escanteio, Rômulo cabeceou para linda defesa de Muriel. No rebote, Eder Luis chutou rasteiro, abrindo o placar. Vascão 1x0! O gol assustou o time gaúcho, que quase viu o 2x0 após Eder receber bom passe e chutar na trave. Seria um golaço!

Como forma de diminuir o ímpeto vascaíno, Guiñazu distribuiu bordoadas, contando com a benevolência do árbitro para sair sem cartão. O apitador ainda amarelou Fágner injustamente, em desentendimento com o argentino.

Como é habitual ao ir para o vestiário com vantagem, o Vasco voltou mais precavido no segundo tempo. O Inter passou a ter mais a bola, mas nossa defesa esteve muito firme, não dando chances ao Colorado. Porém sempre existe o risco daquela bola vadia e Ricardo Gomes sacou Felipe para entrada de Diego Rosa, dando mais fôlego ao meio campo.

Como Jumar havia entrado em lugar de Márcio Careca, lesionado, ficamos com o lado esquerdo todo defensivo, sobrando a direita para atacar. E foi por lá que o jogo foi decidido. E na festa de retorno do Reizinho, tinha que ter a participação de seu pé direito.

Em cobrança de falta, o camisa 8 cruzou na área, a bola quicou em frente ao goleiro que espalmou no susto. No rebote, o Mito Dedé cabeceou no canto, marcando o segundo gol do Gigante da Colina. Festa dos jogadores, que correram em direção à torcida. 2x0, Dois gols em jogadas aéreas, o que não é comum no time atual.

O barrado Diego Souza participou dos minutos finais e mesmo em má fase, recebeu o carinho da torcida. Isso é importante para que o camisa 10 possa render tudo que ele e todos nós sabemos que ele é capaz.

Com o próximo jogo também em casa, temos o dever de obter mais três pontos e seguir na briga. E seja no toque de bola ou nas jogadas pelo alto, o importante é vencer e continuar subindo na tabela.

Sds vascaínas a todos!

Charge: Beto_Gomes

2 comentários:

Patrick Araújo disse...

Foi improtante a vitória do Vasco sobre o Inter. Se o time mantiver o nivel dessa atuação de sábado podemos sonha com algo a mais nesse campeonato. Espero que seja assim tbm na sul americana, precisamos de um titulo sul americano tbm...

Abs

Airton Leitão disse...

Foi bom demais ver o "tio" Juninho, com seus 36 anos, jogando 90 minutos como se ainda jovem fosse. Um pique dado por ele em auxília à lateral direita, aos 39 do segundo tempo, me chamou muito a atenção. Era o mesmo Juninho de 10 anos atrás.
E teve mais um goleiro não conseguindo segurar a bola depois do quique na área em cobrança de falta pelo "tio".
Parece que ele vai 'dar caldo'.