terça-feira, 26 de julho de 2011

Dedé: de renegado à Seleção

Após uma longa espera, a torcida vascaína enfim recebeu ontem uma notícia desejada há meses. O zagueiro Dedé foi convocado para a Seleção Brasileira, após vencer os prêmios de melhor do Brasileirão 2010 e do Estadual 2011. Ele foi chamado para o amistoso contra a Alemanha, em Stuttgart no dia 10/08.

A trajetória de Dedé no Vasco é especial, muito diferente da maioria dos jogadores. Ele veio de um time pequeno, onde teve boas atuações, mas nada de extraordinário para que se tornasse objeto de desejo de vários clubes. Em sua primeira temporada na Colina, era a última opção de defesa e atuou em 5 partidas da campanha do título da Série B, apenas duas como titular (as duas últimas, onde time foi todo reserva).

Após o fim do campeonato, surpreendeu a todos sua permanência no grupo, haja visto que nas poucas chances que teve, deixou a desejar. Em 2010, jogou apenas 10 minutos no Campeonato Estadual e teve a chance de sair ao receber proposta da Coréia do Sul. Pra piorar, se viu odiado pela torcida após choque com Carlos Alberto, que quase tirou o ex-capitão de partida decisiva. Tudo jogava contra o jovem zagueiro, que parecia fadado a sair de São Januário pela porta dos fundos.

Porém, ele confiou no seu potencial, rejeitando o assédio coreano. No dia 05/05/2010, teve a chance da sua vida. Segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário contra o Vitória. Vasco em crise e o interino Gaúcho se viu obrigado a escalá-lo. Vitória por 3x1, que não foi suficiente para garantir a vaga nas semifinais. Porém, a chance foi muito bem aproveitada pelo zagueirão de 1,92m.

Nas partidas seguintes, pelo Campeonato Brasileiro, o time seguiu em má fase, mas ele foi se consolidando como titular. Com a chegada de PC Gusmão o time cresceu e Dedé se firmou como xodó da torcida. Em poucos meses, saiu da condição de encostado para ídolo, com gritos de "melhor zagueiro do Brasil".

Participou de 36 dos 38 jogos da equipe, menos apenas que o goleiro Fernando Prass. Além da força na bola aérea, natural para alguém de sua altura, mostrou incrível velocidade e capacidade de desarme. O prêmio de melhor zagueiro pela direita do Campeonato foi absolutamente justo, batendo jogadores com muito mais fama.

O ano de 2011 veio como afirmação do seu grande talento. Renovou com o Vasco até 2014 e virou alvo de cobiça de times europeus. O clamor pela sua convocação se tornou cada vez maior e até gols ele passou a fazer. Mano Menezes se mostrou atento e foi a alguns jogos do Vasco observar o Mito.

Após o vexame na Copa América, a chance chegou. Pouco mais de uma ano depois de seu teste de fogo com a camisa vascaína, agora será a vez de envergar a Amarelinha. Com a humildade, força de vontade e obsessão pela perfeição que mostrou desde que chegou a São Januário, não restam dúvidas de que este será apenas o primeiro capítulo de uma grande história no selecionado nacional.

E pra você, que andava procurando motivo pra torcer pela Seleção, agora ela terá um toque vascaíno. Klose, Ozil, Podolski e cia, podem começar a tremer.

O mundo saberá quem é nosso zagueirão!

Parabéns Dedé!

Charge: Beto_Gomes


Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: