quarta-feira, 29 de junho de 2011

A primeira pedreira

Pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro o Vasco recebe nesta quarta-feira o Cruzeiro em São Januário. Na 5ª colocação com 11 pontos, o Gigante da Colina precisa vencer a Raposa para se aproximar do topo da tabela. Esse é o primeiro jogo de uma sequência contra três favoritos, que ainda terá Corinthians (fora) e Internacional (casa).

Enquanto decidíamos a Copa do Brasil, tivemos a sorte de pegar Ceará e América-MG, obtendo duas vitórias. Após a goleada sofrida para o Coritiba, empate frustrante em casa contra o Figueirense. Porém, nenhum deles era um grande nacional e conseguimos 7 pontos em 12 com o time reserva.

Na estréia dos titulares, empate fora de casa contra o Grêmio. Sim, um jogo muito difícil, mas ainda estávamos de ressaca e sem foco total no Nacional. Agora é diferente. Conseguimos três importantes pontos fora de casa e precisamos nos colocar de vez na briga pela liderança. E pra isso, precisamos vencer jogos difíceis, como certamente será o de hoje.

O Cruzeiro começou o ano como a sensação do futebol sul-americano, uma verdadeira máquina de gols. Porém foi eliminado de forma surpreendente na Libertadores e nem o título mineiro foi capaz de segurar o emprego de Cuca, após um início ruim de Brasileirão. A chegada de Joel Santana trouxe motivação ao qualificado elenco, permitindo a vitória por 2x1 sobre o Coritiba no fim de semana. Tido como favorito antes do campeonato, o time mineiro corre atrás de pontos para sair da incômoda 15ª posição.

Outro fator dificultador da missão cruzmaltina hoje é o tabu que dura desde 2006, sem vitória sobre o time celeste. Esse blog em sua curta história colecionou resultados negativos contra a Raposa, como em 2008, quando o ídolo Edmundo precisou ir para o gol após expulsão do goleiro Tiago.

A escalação será a mesma da vitória de domingo contra o Atlético-GO. Márcio Careca está mantido na lateral esquerda no lugar do agora casado Ramon. O xodó Bernardo está fora, por pertencer ao Cruzeiro, que se precaviu com cláusula de não utilização quando fez o contrato de empréstimo.

Vencer hoje é fundamental, visto que o próximo jogo será contra o embalado Corinthians no Pacaembu, onde podemos não vencer. Ser líder agora não faz diferença, mas é importante se manter no bolo, ainda mais que só almejamos o título e se nos afastarmos do topo, corremos o risco de desmotivação.

A presença da torcida é importante, para que possamos derrubar esse doloroso tabu e subir ainda mais na tabela.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes

Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Publicidade Esportiva disse...

A postura do time vai definir o placar de hoje. Com todo respeito ao Cruzeiro, temos total condição de vencer, se quisermos. Recuar do jeito que recuamos contra os mulambos goianienses vai nos complicar, afinal estamos falando de Cruzeiro agora. Vamos combinar, jogo quarta ás 19:30hs é jogo pra quem não trabalha. Fica impossível para mim, vou ver pela TV no buteco aki em MG e mesmo assim ainda vou perder boa parte do primeiro tempo… Força Vascão!!!!