quinta-feira, 30 de junho de 2011

Batido por uma velha Raposa

Pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro o Vasco perdeu em casa para o Cruzeiro por 3x0. Atacando durante toda a partida, a equipe cruzmaltina não aproveitou as oportunidades e viu a equipe de Joel Santana marcar quando teve chances. A larga vantagem foi considerada exagerada até pelos cruzeirenses, mas serve de alerta para o Gigante da Colina, que deve perder algumas posições até o fim da rodada que se encerra hoje.

Como esperado, o time mineiro é hoje totalmente diferente daquele da Libertadores. Se com Cuca o bom futebol reinava, hoje o velho Natalino já deu sua cara à equipe. Retranca total, com todos marcando e recuando. Pra ele o que importa é não sofrer gols, cansar o adversário e quem sabe definir o jogo em uma bola parada. Me vi ontem assistindo Vasco e Botafogo na final da Taça Guanabara de 2010, onde atacamos o jogo todo e perdemos por 2x0.

O Vasco procurou atacar desde o início. Porém, nos faltava velocidade e quando conseguíamos algo de interessante, lá estava Fábio para defender ou os zagueiros e volantes para fazerem faltas. Fosse eu ou você leitor, no lugar de Fernando Prass, o placar seria o mesmo 0x0, tão pouca ofensividade do Cruzeiro.

O time correu, se esforçou, mas não passou pela barreira azul. Os aplausos no intervalo foram justos, para um time que foi imensamente superior ao adversário. O gol parecia questão de tempo. Parecia, não estivesse a velha Raposa Joel Santana do outro lado.

Os primeiros minutos da segunda etapa foram de dar inveja a Anderson Silva e Lyoto Machida. O Cruzeiro desceu a lenha e contou com a conivência do péssimo árbitro para sair com poucos cartões amarelos. Quando se joga pra defender e bater, às vezes se dá sorte de pegar um omisso com o apito na boca, como ocorreu ontem.

Porém aos 9, Joel conseguiu o que queria. Em uma cobrança de escanteio, Leandro Guerreiro subiu sozinho e cabeceou no canto de Fernando Prass, abrindo o placar. E não importa como nasceu a cobrança, um time profissional, seja ele o Vasco, o Bangu ou o Barcelona, não pode NUNCA tomar um gol tão primário como foi o que abriu o placar ontem.

E se com 0x0 a retranca reinava, imagine com a vantagem no placar. O jogo virou ataque contra defesa e o Vasco cada vez se abria mais em busca do empate. As faltas celestes diminuíram, afinal agora todos os jogadores marcavam atrás da linha de bola. E contra retranca, a melhor arma são bolas cruzadas na área. Em uma delas, Diego Souza cabeceou e Fábio fez uma defesa antológica.

Após uma jogada em que o Vasco reclamou pênalti, Montillo arrancou com toda nossa defesa aberta e matou o jogo aos 43. Nos acréscimos, mais um gol, que esse nem vi por já ter ido embora. Um placar elástico, que deve ser analisado pela ótica do que foi o jogo, mas também de sua importância para o campeonato.

Afinal, nenhum time tem mais motivos para se desmotivar do que o Vasco. Precisamos sempre estar na briga pela liderança ou poderemos entrar de férias faltando muitas e muitas rodadas para o fim do ano. Cito como exemplo um jogo do Brasileirão do ano passado.

O Fluminense, que viria a ser campeão, perdeu em casa por 3x0 para o Santos, com 3 gols do fraco Zé Love. E mesmo assim seguiu brigando e chegou a taça. Já o Peixe, foi o time dos resultados improváveis. Por ser forte, como o Vasco é hoje, perdia pontos em jogos bobos enquanto vencia os mais difíceis. Terminou na 8ª colocação, pouco para quem tinha e tem o melhor jogador do país.

Não queremos chegar ao fim do ano lotando estádio para o time não ser rebaixado, mas também não queremos vê-lo passeando pelo Brasil fazendo 'amistosos'. Temos condições de vencer qualquer um em qualquer lugar e já na quarta precisaremos mostrar isso contra o Corinthians no Pacaembú.

Força Vascão!

Charge: Beto_Gomes

Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

O placar foi mentiroso, mas fazer o que?

O futebol é injusto mesmo.

O Vasco acabou de ganhar a Copa do Brasil, ta em crédito com a torcida e o time é bom.

Acho que a torcida não precisa desesperar tanto assim como tenho visto.

Vamos Vascooooooo