sexta-feira, 20 de maio de 2011

Em campo no Ceará, mas com a cabeça...

Neste sábado começa o Campeonato Brasileiro 2011. E logo no primeiro dia, o Vasco entra em campo para um duelo contra o Ceará, no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza. E como sempre acontece nesse início de competição, o foco está na fase decisiva dos torneios de mata-mata. Logo, veremos no gramado do PV, times recheados de reservas, incógnitas até mesmo para o mais fanático dos torcedores. Afinal, os dois times tem jogos decisivos no Sul do país, quarta-feira pela Copa do Brasil.

Como em todo início de Brasileirão, fazemos planos e sonhamos até onde o time pode chegar. Porém as variáveis são tantas que raramente o apontado como favorito chega no topo. Melhor que sonhar com título, Libertadores ou ser pessimista quanto a rebaixamento, é pensar em como o Vasco está para enfrentar os desafios da competição.

Se falarmos em elenco, estamos muito bem. Se no ano passado, chegamos em 11º com um elenco cheio de remendos e que muitas vezes apelou para meninos da base, hoje estamos melhor em quantidade e qualidade. No Estadual e Copa do Brasil tivemos (e ainda estamos tendo) campanha bem acima de 2010. Ano passado começamos muito mal com um time e na janela de agosto, o alteramos completamente com chegada de nomes de peso como Felipe, Eder Luis e Zé Roberto.

E se começamos o BR 2010 com Gaúcho, pulamos para Celso Roth para só depois acharmos em PC Gusmão a solução, hoje Ricardo Gomes parece bem sólido no comando, apoiado por elenco, torcida e diretoria. E pra usar um termo bem batido, o grupo está fechado. A pior crise que podíamos viver já ocorreu em janeiro e gerou uma mexida total no futebol vascaíno, com saídas e chegadas que melhoraram o grupo.

E por mais que todos saibam o time-base do Vasco, fato é que dificilmente vamos conseguir jogar com: Prass, Fágner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Diego Souza e Felipe; Eder Luis e Alecsandro. Importante é procurar ter sempre boa parte dessa base, não perdendo tanto em caso de um, dois ou três desfalques por lesão ou suspensão.

No banco de reservas, os laterais e volantes são de nível parecido com os titulares. Na armação e ataque, Bernardo e Élton entram sempre com qualidade. Enrico, Leandro e Jéferson já jogaram muitas vezes, ao contrário dos zagueiros e goleiros reservas. Se precisarmos contratar para compor elenco, a posição mais carente é a zaga, onde os titulares estão muito acima dos demais do elenco.

Quanto à janela de transferências, ela certamente nos trará um presente. Um dos maiores ídolos da história do Clube, Juninho Pernambucano vestirá nossa camisa a partir de agosto. Quanto a demais reforços, melhor esperar o início do campeonato e as necessidades verificadas.

Quem pode sair é justamente um dos maiores ídolos do elenco atual, o zagueiro Dedé. O assédio sobre ele é grande e se quisermos ter um bom desempenho, é importante resistir. Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Éder Luis tem empréstimos se encerrando no meio do ano, mas tendem a permanecer.

O que mais preocupa é a influência política. É ano de malditas eleições e o clima ruim dos bastidores sempre acaba influenciando o trabalho do futebol. Que os verdadeiros vascaínos debatam em paz o bem e o futuro do Clube, não de seus interesses políticos.

Para o jogo de amanhã em Fortaleza, foram relacionados apenas dois titulares. Viajaram os seguintes atletas:

Goleiros - Fernando Prass e Alessandro; Laterais - Fágner, Irrazábal, Max, Ramon e Márcio Careca; Zagueiros - Douglas, Luan e Jomar; Meias - Eduardo Costa, Diego Rosa, Chaparro, Jéferson, Enrico, Bernardo e Caíque; Atacantes - Élton, Jonathan e Patric.

Com esse grupo e também sem saber quem o Ceará mandará a campo, impossível prever desempenho ou resultado. Mais impossível que isso, somente apostar na nossa posição final no Campeonato. Pitaco: ficamos entre os 8 primeiros.

Charge: @BetoGomes

Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

snoopy em p/b disse...

grande louzada!
parabens pelo novo visual do blog!
descontraido e pra cima. legal!

tenho estado sumido daqui da pagina de comentarios. bloquearam lah no trampo. mas sempre leio o blog e acompanho sua paixao pelo vascao.

boa sorte lah em floripa!
sds. botafoguenses!!!