domingo, 24 de abril de 2011

Finalista!

Após sete anos o Vasco está de volta à uma decisão de Taça Rio. A vitória de 1x0 sobre o Olaria no Engenhão garantiu o Trem Bala da Colina na final do próximo domingo, contra o vencedor do Fla-Flu de hoje. O gol da vitória foi marcado por Eder Luis no primeiro tempo. Antes da final porém, o time enfrenta o Náutico, quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Na teoria, enfrentar um time pequeno seria uma vantagem para o Vasco. No entanto, a prática sempre mostra o contrário. A decisão em jogo único contém armadilhas e qualquer lance pode mudar o rumo da partida. Com toda a responsabilidade do resultado, o grande acaba abrindo espaços para contra ataques, em especial de um time veloz como o Olaria.
Empurrado pela sua torcida que compareceu em massa ao Engenhão, o Vasco começou bem a partida. Ocupando bem os espaços, evitou que o alvianil usasse sua principal arma, o contra ataque. Aos 18 minutos, Diego Souza balançou as redes em impedimento, gol bem anulado pela arbitragem. A arbitragem alíás que teve destaque, se negando a marcar qualquer falta, deixando o jogo correr.
Porém dominar não bastava, o Vasco precisava abrir logo o placar, uma das pressões de se jogar contra um time menor. Um pouco mais afobado, o Vasco passou a abrir espaços ao adversário. A torcida escolheu Allan para vaiar. Enquanto isso o Olaria crescia e mandou uma bola na trave aos 35.
Quando era inferior em campo, o Vasco chegou ao gol. Aos 37, o zagueiro do Olaria errou passe e de antes do meio de campo, Fellipe Bastos deu passe de primeira para Eder Luis que em velocidade driblou o goleiro e marcou. Linda finalização, mas a arte ficou por conta do passe de Bastos. Golaço! Vascão 1x0.
O Vasco então reconquistou o domínio em campo. E poderia ter ampliado ainda na primeira etapa. Com o 1x0, o time pôde entrar menos pressionado na segunda parte. Nos primeiros minutos, várias chances de ampliar, algumas indo para fora e outras defendidas por Henrique.
Após os 10 minutos, o time caiu de rendimento e o Olaria gostou do jogo. A torcida vascaína pediu Bernardo, que só entrou aos 24. Gritos de burro por Ricardo Gomes ter sacado Eder Luis. Mais tarde soubemos que o camisa 7 estava gripado e sua saída prevista.
Mesmo com o xodó em campo, o Vasco via o Olaria ameaçar. Alecsandro quase marcou contra, mas Fernando Prass salvou. Aos 31 porém, a grande chance de matar o jogo. Bernardo driblou o goleiro e foi derrubado pelo mesmo. Após um minuto de cera, bomba no travessão.
A tensão aumentava e o time deixou de atacar. Porém também não dava chances ao rival e viu o tempo correr até o apito final. Que venha a decisão e a expectativa do fim do jejum de oito anos sem títulos estaduais.
* Se em todos os jogos entre grandes e pequenos ocorrem momentos de instabilidade, quem diria em uma semifinal de turno. A atuação de ontem não serve de parâmetro para a decisão, onde outros fatores contarão para se decidir o vencedor.
O que não pode deixar de observar no entanto, são as más atuações de Diego Souza, que precisa reencontrar o talento que sabemos que ele tem.
* No momento em que concluo este post, vejo que nosso adversário será o Urubu. Será o maior desafio imaginável para este elenco, não apenas pela qualidade do adversário, mas principalmente pelo retrospecto dos últimos 20 anos, que gerarão uma pressão enorme sobre nosso grupo.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

É brincadeira todo ano que o Vasco chega eles inventam uma historia para nos desfavorecer, colocar esse Índio como juiz é sacanagem!!!

GLOBO da o titulo para a mulambada logo, é isso que voces querem mesmo, esse time só ganha desse jeito.

Faço votos de que o Felipe esteja inspirado e destrua a mulambada com Juiz e tudo.