quinta-feira, 21 de abril de 2011

Agora é só decisão

Como meu amigo Beto Gomes bem ilustrou, estive nos últimos dias em Fortaleza. A viagem a locais paradisíacos com a família foi muito boa, mas tenho certeza que nenhum amigo vascaíno ficou com inveja de mim. Afinal, vocês puderam desfrutar de um prazer que não tive. Vários jogos seguidos em São Januário, cada um com uma emoção diferente e o mesmo final: vitória.

Bangu, ABC e Cabofriense foram atropelados pelo Trem Bala da Colina, que mostrou garra, técnica e superação. Já no Rio vi pela TV a majestosa vitória por 3x0 sobre o Náutico e o empate em 2x2 contra o Olaria. Mas por quê não rolou postagem antes? Trabalho, amigos, muito trabalho. Mas eis que hoje um providencial feriado me permite voltar por aqui.


E essa volta acontece em um momento decisivo para o Vasco. Os dois próximos jogos decidem nosso futuro na Taça Rio e na Copa do Brasil. Olaria e Náutico voltam a ser nossos adversários em dois duelos com certeza de casa cheia.


Neste sábado de aleluia, o duelo é contra o alvianil da Leopoldina. O Olaria chegou por méritos e ao contrário do que muitos pensam, o jogo não será nada fácil. Sem vantagem alguma de empate, caberá ao Vasco a responsabilidade de sair para o jogo. E isso poderá abrir espaços para o veloz adversário.


Mais do que nunca a torcida precisará jogar junto, ter paciência para que nossa ansiedade de ver gols não atrapalhe os atletas em campo. Sábado, vencer por 1x0 ou 5 não fará tanta diferença. O que vale é a vaga na final. Não custa lembrar que as duas últimas vezes que pequenos enfrentaram grandes em semifinais de turno, levaram vantagem. Resende sobre Fla em 2009 e Boavista sobre Flu neste ano.


O time será aquele com que já nos habituamos. Mesmo com a melhora clínica de Fágner, Allan segue na lateral direita. No meio, apesar da boa fase de Bernardo, ele segue no banco. Eduardo Costa retorna, mas fica no banco. Assim, salvo algo de última hora, jogaremos com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro.


Como o Olaria não deve levar muita torcida, mais de 30.000 vascaínos devem apoiar o time no Engenhão. As filas nos postos de venda já são imensas e muitos torcedores que andavam afastados dos estádios se mostram inclinados a apoiar o time, que vive ótima fase.


Que em minha volta o Vasco siga vencendo, garantindo a sonhada vaga na final deste segundo turno. Com a melhor tripulação que é o nosso elenco e os melhores passageiros que são a torcida, ninguém segura o Trem Bala da Colina.


* No Ceará, como não podia deixar de fazer, busquei informações sobre o Horizonte, que enfrenta nosso maior rival na Copa do Brasil. Segundo o povo de lá, eles nunca são batidos em seu estádio que é acanhado, mas sem torcida. Logo, após o empate de ontem, o urubu pode passar por mal bocados na semana que vem.


* Parabéns São Januário, que completa 84 anos hoje. Estive ontem no estádio e pude ver como nossa casa vem sendo bem tratada nos últimos tempos. As obras são um sucesso e tornarão o ato de assistir partidas na Colina cada vez mais agradável.


Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Danilo Damasceno disse...

Assisti ao jogo contra o Nautico, partida excelente, o Vasco no Rio hoje é quem joga o melhor futebol, e olha que sou rubro negro. Louzada estou de volta ao Pitacos do Bodaum, te aguardo lá. Abração http://pitacosdobodaum.blogspot.com