segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma nova esperança?

Há exatamente uma semana vivemos uma novela no futebol brasileiro. Tudo começou após a CBF reconhecer o flamengo como campeão brasileiro de 1987. Sem discutir o mérito da questão, a decisão tomada após 23 anos levou em conta apenas interesses políticos, visando um racha no Clube dos 13. O objetivo foi alcançado com êxito. No decorrer da semana vários times anunciaram sua saída da entidade criada em 1987 e que tem como principal objetivo definir os valores de cotas de transmissão.
Há muitos anos a Globo monopoliza os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Isso fez com que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) obrigasse o Clube dos 13 a abrir processo de concorrência, vendendo todas as mídias de forma separada. Assim poderíamos verificar uma mudança na configuração atual.
Hoje a Globo tem os direitos de transmissão em TV aberta, TV fechada (Sportv), Pay-Per-View (PFC), Internet e Celular, pagando R$ 500 milhões por isso. No triênio 2012-2014, o cenário pode ser o seguinte: Record (TV aberta), ESPN (TV fechada), Lancenet (Internet) e Vivo (Celular). Somente para TV aberta o valor a ser pago ficaria em torno dos R$ 600 milhões.
Além disso poderemos ficar livre dos desmandos da Globo. Ninguém aguenta mais jogos às 22 horas e transferências para locais absurdos por 'falta de condições para transmissão'. E se a proposta financeira e de condições para torcida é melhor, por que alguns Clubes preferem se manter do lado da mais poderosa emissora do Brasil?
A justificativa oficial é de que na Globo os patrocinadores tem a marca melhor exposta. Discordo totalmente. Uma ida para a Record, por exemplo, geraria todo um investimento esportivo por parte da emissora, com vários programas, debates e etc. A marca ficaria mais em foco e haveria toda uma migração de público.
Quando falamos em futebol, a marca não precisa ir aonde está o público, ele vai até a marca. Se o Campeonato Brasileiro for transmitido na Rede Vida, lá estará a audiência. A própria história mostra isso. Todas as vezes que algum canal diferente da Globo transmitiu futebol, bateu recordes de audiência.
A preferência pela Globo na verdade, se deve à uma longa história de troca de favores, além daquelas velhas coisas por 'debaixo dos panos' que conhecemos. Se assim quiser, a Globo abre a 'caixa preta' do futebol e dela surgem vários Euricos.
Além disso, há uma longa discussão sobre a divisão dos valores. Hoje o Vasco faz parte do Grupo 1, os que recebem a maior fatia do bolo, juntamente com Corinthians, flamengo, Palmeiras e São Paulo. Porém os dois primeiros, que tem as maiores torcidas do país, tem o apoio da Globo para que recebam mais que os demais.
Ao se posicionar juntamente com os outros cariocas contra o Clube dos 13, o Vasco pode estar dando um tiro no próprio pé. Enquanto Botafogo e Fluminense querem aumentar seus percentuais nas cotas, nós só temos a perder, porque mais do que temos não vamos ganhar nunca.
A torcida precisa estar de olho, acompanhando os passos da diretoria nessa jornada decisiva. E não me venham com essa de que precisamos defender os interesses do futebol carioca. Precisamos defender os interesses do VASCO e somente do Vasco.
Toda essa luta contra o monopólio da Globo pode ser dura em um primeiro momento, mas representa uma nova esperança de retomada do nosso futebol, que já evoluiu em vários fatores e poderia dar mais este passo à frente.
As receitas podem ter uma ampliação considerável, mais craques serem contratados, acionando uma máquina que beneficia a todos, em especial o torcedor, que poderá ter jogadores melhores e em horários que respeitem àqueles que gostam do esporte.
.
Obrigado, Beto Gomes por presentar o Blog com mais essa charge genial. Sua obra abrilhanta este espaço.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

Já que virou circo, se fosse presidente do Santos ou do Palmeiras, entraria na Justiça comum pleiteando também a taça (horrorosa) das bolinhas. Afinal quando reconheceu os titulos destes dois clubes fez deles, automaticamente, os primeiros penta campeões.
Só pra ver o circo pegar fogo.
Eu pensava que a Record iria reagir mais a altura contra Rede Globo. Até agora não vimos nehuma posição sobre o assunto ou nota oficial e tal...
Penso que isso deve ter intervenção do CADE.
O Fábio Koff fez certo, tem que colocar a boca no trombone e denunciar toda essa sujeirada do futebol e Globo.
Fiquei triste com a posição do Dinamite, esse dirigente covarde nao tem coragem para enfrentar nada, se vendeu todo pra Globo e pra Mulambada...
Rídiculo!
Ainda tenho esperança que prevaleça o bom senso..