quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Será ele a solução?

Após uma intensa procura, o Vasco enfim definiu seu novo treinador. Para o lugar de PC Gusmão, demitido na sexta passada, assume Ricardo Gomes, que trabalhou no São Paulo em 2010. O novo comandante do futebol vascaíno será apresentado às 17 horas desta quarta. Ele poderá observar ou até mesmo treinar o time já amanhã, contra o Volta Redonda em São Januário.
Com a temporada recém iniciada e todos os bons treinadores empregados, o Vasco se viu em má situação após a demissão de PC. Pensou em inúmeros nomes, a maioria de qualidade duvidosa. E após delirar com Carlos Queiroz, sonhar com Carlos Bianchi e Marcelo Bielsa, pensar em Renê Simões, Dunga, Abel Braga e outros, o torcedor vascaíno teve que se contentar com Ricardo Gomes. Fica em todos a dúvida: será ele o homem certo para tirar o time da crise e recolocá-lo no caminho das vitórias?
Essa semana conversando com alguns amigos, debatemos soluções para a atual situação. E em minha opinião, com a diretoria totalmente perdida, como escrevi no último post, o treinador teria que ser mais do que um montador de time. Explico: ele precisa recuperar a moral do grupo, ter credibilidade com a torcida e chamar para si a responsabilidade. Coisa que Dorival Jr. fazia muito bem e nenhum dos que o sucedeu soube fazer.
Hoje o que vemos é o time errando coisas infantis. Isso vale inclusive para os com mais qualidade, como Dedé. Fruto da pressão, do nervosismo gerado pelos resultados ruins. A torcida cobra, a diretoria cobra e os jogadores se sentem como alvo de tudo e de todos. Um treinador que sirva de pára-raios dos problemas nos cairia bem.
Ricardo Gomes já chega contestado. Não era o predileto do Clube nem da torcida. Foi o que sobrou. Qualquer resultado ruim e o mundo ja cairá sobre ele, o que não aconteceria com um nome mais experiente e que passasse segurança à torcida, cansada de sofrer.
Debater qualidades e defeitos táticos do treinador me parece precipitado. Nos times que treinou, usou variadas opções de esquema. Precisará conhecer o grupo, grupo esse que ninguém hoje conhece. Várias negociações estão em curso, o que pode fazer com que o Vasco tenha daqui a um mês, time totalmente diferente desse que vemos.
Vejo Ricardo Gomes como uma pessoa correta, educada e conhecedora do futebol, em campo e fora dele. Mas pela sua personalidade e seu histórico profissional, acho difícil que tenha o sucesso que sonhamos para sua passagem em São Januário.
Ele terá algum tempo para trabalhar. Com a mudança de comando, a poeira dá uma baixada e os três jogos restantes da Taça Guanabara servirão para que possa obter resultados que melhorem o clima. O próximo jogo realmente importante será apenas no dia 23/02, contra o Comercial-MS pela Copa do Brasil. Se nesse jogo o time tiver um bom rendimento, Gomes terá cumprido a primeira parte de sua missão.
Por enquanto só nos resta torcer para que faça um bom trabalho, monte o elenco da melhor forma possível e comece logo a obter os resultados. Afinal, acima das pessoas sempre está o Clube e independente de quem esteja no comando, o que todo vascaíno quer é um Vasco vencedor.
.
* Dependerá de Gomes a reintegração ou não de Carlos Alberto e Felipe, bem como a contratação dos nomes planejados pela diretoria. Hoje apostaria que o camisa 19 está mais perto de ficar que nosso 6. O caso da discussão não foi tão grave e seu bom comportamento desde 2009 pesa a favor. Porém, CA19 tem valor de mercado e pode ser utilizado como moeda de troca para vinda de um grande jogador. Pela idade, Felipe não tem o mesmo valor, sendo mais provável que volte para o mundo árabe, caso Gomes não queira contar com ele.
* Muito boa a contratação de Bernardo. Jovem, muito habilidoso, bom cobrador de faltas e escanteios. Curioso nesse caso é que não houve especulação nenhuma e do nada saiu a notícia da contratação. Assim fica mais fácil obter os jogadores e não devemos pensar que a falta de especulações é igual a falta de negócios em vista.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Claudio Henrique disse...

Acho que o problema do Vasco é a diretoria, é interno e não no treinador. Torço para que Ricardo Gomes se dê bem, mas não sei se só ele será capaz de resolver o problema do clube. Boa sorte a ele, vai precisar.

Abraços!

Vascão Amor Eterno disse...

Fala Diego. Tomara que ele tenha no Vascdo o sucesso que n'ao teve nos bambis paulistas.

Ab;s e SV.

Carlos Vasca[ino