quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que esperar do nosso 2011?

Amigos vascaínos, 2011 começou. Para nós, não no sábado, dia 1º, mas na segunda, dia 03. Nossos jogadores se apresentaram e partiram rumo a Atibaia para a pré-temporada. Lá eles ficam até semana que vem, voltando para o amistoso do dia 15 contra o Cerro Porteño e a estreía no Estadual, dia 19 contra o Resende. Foram para o interior paulista, 34 jogadores, que formam o elenco inicial do Vascão para a temporada 2011. Mais nenhuma contratação deve ser feita nesse início de ano.
Seguem os escolhidos:
Goleiros - Fernando Prass, Alessandro, Cestaro e Lucas
Laterais - Fágner, Ramon, Irrazábal, Márcio Careca e Max.
Zagueiros - Dedé, Anderson Martins, Cesinha, Douglas, Jadson Vieira e Fernando
Volantes - Eduardo Costa, Rômulo, Fellipe Bastos, Jumar e Renato Augusto
Meias - Carlos Alberto, Felipe, Diego Rosa, Jéferson, Allan e Enrico
Atacantes - Zé Roberto, Eder Luís, Marcel, Misael, Jonathan, Nilson, Caique e Patric
Alguns jogadores foram negociados, enquanto outros seguem aguardando propostas, casos de Elder Granja e Rafael Coelho. Élton tem situação indefinida, já que o Braga não mostrou interesse em renovar o empréstimo. Nilton ficou no Rio se recuparando da cirurgia.
E com esse elenco, o que podemos esperar da temporada que se inicia? Pra mim, ao menos dentro de campo, coisas boas. Temos o melhor elenco em muitos anos, muitos jogadores jovens e alguns experientes de talento inquestionável. Cabe ao treinador PC Gusmão dar liga a esse time que enfim parece livre das lesões, ao menos no início do ano.
Porém nem tudo são flores e algumas coisas podem atrapalhar. É ano de eleição e historicamente e não só no Vasco, isso não é sinal de coisa boa. Conflitos de interesses, muita gente jogando contra e colaborando para os insucessos com atitudes internas e notícias jogadas na imprensa. Pode parecer que não, mas isso atrapalha muito o grupo. Ganhar uma Taça Guanabara logo de cara pode ajudar a calar os chatos da oposição.
Outro fator que pode atrapalhar, esse de cunho interno é o problema financeiro. Por ser patrocinado por uma empresa pública, o Vasco tem dificuldades em receber o dinheiro devido às certidões negativas e não foram poucas as vezes que isso gerou atraso de salários. Obviamente isso gera insatisfação nos jogadores, que são trabalhadores e dignos dos seus salários. Já vimos times serem campeões com salários atrasados, mas não custa ser correto com o elenco.
Se ainda há algo que pode ser moldado no elenco seria a chegada de um grande segundo volante para compor com Eduardo Costa. Os que temos hoje são promessas. Além disso, um meia destro para ser reserva do Carlos Alberto, já que recuar Zé Roberto não me parece a melhor alternativa.
Um centroavante incontestável seria muito bem vindo, mas isso só no meio do ano, hoje sequer dá pra pensar em um nome no mercado para tal posição.
Nos resta agora torcer para que o time comece bem a temporada, se saia bem nos clássicos decisivos e faça um bom primeiro semestre, quem sabe com um título, preferência Copa do Brasil.
Que os bons ventos soprem na Colina e nos tragam muitas alegrias dentro e fora de campo. Pessoal capacitado temos para isso, nos cabe agora ter a conduta correta.
.
Quando falo em chatos da oposição, quero dizer o seguinte: todos temos direito a pertencer à corrente política que bem entendermos. Questionar, contestar e optar por A, B ou C. Mas acima dos nossos interesses pessoais está o Vasco. E se criarmos um processo eletivo conturbado, vencerão as pessoas, mas perderá o Clube.
O grupo que assumiu em 2008 cansou de conturbar a eleição visando derrubar Eurico e isso não melhorou nosso Clube em nada. Os que hoje são oposição devem levantar idéias, propostas para o que hoje está errado no Clube e todos os sócios sabem bem o que ocorre na Colina, para o bem e para o mal.
Eu mesmo ainda não me decidi sobre qual chapa votar, vou comparar idéias, propostas e o que cada um pode oferecer ao Vasco. Mas com certeza, aqueles que durante a eleição praticarem o anti-vascainísmo, jogarem contra o Clube, não receberão meu voto, além de critícas aqui e no twitter.
Falando no passarinho azul, essa ótima ferramenta, deixo aqui o endereço para quem quiser interagir comigo e com outros nobres vascaínos por lá. twitter.com/diegocrvasco
* Sobre a palhaçada Ronaldinho Gaúcho, lamento pelos jornalistas que quiseram ser os pais do furo de reportagem e fizeram papel de palhaço em rede nacional.
.
Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: