quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Os primeiros que chegam

Após o término do Campeonato Brasileiro, muitas são as especulações sobre dispensas e contratações de jogadores. E esse ano elas começaram cedo, com o mercado bombando logo nessa primeira semana pós Brasileirão. E coube ao nosso Vasco ser um dos primeiros times a apresentar reforços. Para duas posições carentes no elenco, chegaram Anderson Martins e Marcel.
Assim que se encerrou o Brasileirão, a diretoria frisou que o objetivo era trazer quatro reforços: um zagueiro que atuasse pela esquerda, um volante e dois atacantes de área. Para a zaga, o sonho era Victorino, da seleção uruguaia. Para o meio, Anderson, que voltou a atuar pelo Manchester, renovou contrato e se tornou impossível. A realidade indica Pierre ou Eduardo Costa, com favoritismo amplo para o 2º. Já para o ataque, sonhos absolutamente absurdos eram Nilmar e Grafite, enquanto a realidade respondia por Marcel, Misael, Jael e Rafael Moura. O primeiro já chegou, resta saber quem será o segundo. Hoje as coisas apontam mais para Misael.
Enquanto isso, alguns dão Bye Bye à Colina. Titi será devolvido ao Inter, Nunes ao Santo André, Rafael Carioca ao Spartak, Ernani ao Iraty. Fumagalli vai para o Americana-SP e Rafael Coelho deve ir para o Atlético-PR, apesar de ter contrato até 2014. Magno e Bruno Paulo acabam de ter sua ida para o Bahia anunciada.
Alguns jogadores voltarão de empréstimo, como Márcio Careca, Léo Gago, Jeferson, Enrico, Pimpão e Elton. Assim, em breve devemos ter o desenho do plantel vascaíno para 2011.
Anderson Martins chega para ser titular. Com tantos problemas para achar um parceiro para Dedé, a diretoria foi buscar esse jogador para formar a zaga com o camisa 26. Se vai dar certo? Difícil prever, mas acho o julgamento precipitado feito por alguns, injusto.
Vejamos: a zaga do Fluminense, campeão brasileiro, teve Gum e Leandro Euzébio. Se o Vasco hoje contratasse qualquer um dos dois minha reação não seria mais feliz que com Anderson Martins. Zagueiro bom, incontestável, hoje no Brasil, seria o Miranda e mais um ou outro aí. Na falta de dinheiro pra bancar um zagueiro TOP, melhor investir em um jovem, com histórico em seleções de base e que foi bem no time do Vitória, apesar do rebaixamento.
O Botafogo ano passado contratou Antônio Carlos, que vinha de temporada medonha nos Atléticos-PR e GO. Acabou achando um zagueiro bom e útil nas bolas paradas. Hoje, ao contrário de muitos anos anteriores, temos um zagueiro ótimo, Dedé, então se o companheiro dele não atrapalhar já estará ótimo.
No caso do comando de ataque, o buraco é mais embaixo. Quatro jogadores fizeram o papel de centroavante em 2010 e nenhum agradou à torcida. Para 2011, nenhum estará na Colina.
Dodô começou o ano muito bem, mas após a perda da Taça GB, caiu em desgraça, seu estilo sonolento irritou a galera e ele se mandou. Rafael Coelho chegou fora de forma, jogou dois jogos, foi suspenso por 8, não encontrou espaço no time e quando entrou, estava fora de forma e não marcou os gols esperados.
Já Élton, não seguiu de 2009 para 2010, ficou de fora da pré temporada e somente durante o Estadual fechou com o Clube. Jogou alguns jogos, marcou gols, mas um problema pessoal o obrigou a ir para o Braga, de Portugal. Nunes chegou durante a Copa, baleado e machucado após o Paulistão. Entrou na fria, mas fez alguns gols. Saiu por lesão e quando voltou, destoou do resto do time, trombando com os zagueiros adversários e sempre ficando em impedimento.
Como podemos ver, exceto Dodô, nenhum fez a pré temporada devidamente, todos foram quebrando o galho durante a temporada, justamente em uma posição muito importante, a de fazedor de gols do time.
Marcel pode não ser o melhor atacante do mundo, mas sabe fazer gols. Mostrou isso em todos os times que passou, inclusive no Santos neste ano. Começando o ano com o restante do elenco, ele não vai poder reclamar de oportunidades, já que terá dois excelentes laterais lhe dando bola, além de Felipe, Carlos Alberto, Zé Roberto e Eder Luis.
Fica a expectativa da chegada de Jael, que seria o cara pra brigar pela posição com Marcel e aí o grupo fecharia com a chegada de um volante, apesar de essa posição estar razoavelmente servida em quantidade, precisando de qualidade na função de primeiro homem.
Peço a torcida paciência e confiança no trabalho de montagem do grupo, analisando o que pode ou não ser feito e a consequência disso. Ano passado contratamos Rafael Carioca e ninguém achava que ele pudesse ir mal e foi muito.
Hoje vejo como fundamental para nossa temporada a parte física. Precisamos ter o time em campo, não adianta ter os melhores jogadores se eles não jogam. E nada mal se começarmos o Estadual com: Fernando Prass, Fágner, Dede, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo (Leo Gago), Carlos Alberto e Felipe; Eder Luis e Marcel (Jael).
.
Chamar a Copa Intercontinental, aquele jogo de fim de ano que rolava no Japão de Mundial é uma imensa burrice. Se só haviam dois continentes na disputa, como pode ser Mundial? Será que em todas essas décadas, não houve um Mazembe para derrubar o sul americano ou europeu?
Burrice e palhaçada também é essa história de unificar título. Se seguirmos essa onda, daqui a pouco vai virar uma loucura o futebol brasileiro, com cada um se achando no direito de cobrar alguma coisa. Campeonato Brasileiro é desde 1971 e o que existia antes tinha outro nome e merece ir para a galeria de troféus e glórias dos times, mas não comparado.
.
Sds vascaínas a todos!

Nenhum comentário: