segunda-feira, 19 de julho de 2010

O primeiro passo

No último sábado, o Vasco derrotou o Atlético-PR em São Januário por 3x1 pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória após a parada da Copa do Mundo, que fez o time chegar a 18ª posição, ultrapassando justamente o Furacão. Os gols da vitória foram marcados por Jonathan, Nunes e Léo Gago. Bruno Mineiro descontou. Na próxima quarta, o time da Colina enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre.
Com a pressão pela má colocação, era natural imaginar que o time não teria uma grande atuação de início. Comandados pelo experiente Paulo Baier, os paranaenses trocavam passes e levavam apreensão à torcida. Em lance isolado, Jonathan recebeu na meia lua e chutou, contando com a colaboração do goleiro para abrir o placar, marcando seu primeiro gol no profissional. Minutos depois, o mesmo Jonathan entrou pela área e trombou com o zagueiro. O juiz marcou pênalti, o que me pareceu exagerado. Nunes cobrou bem e também deixou sua primeira marca como jogador do Vasco. Vascão 2x0. Ainda com 25 minutos.
Pouco depois, outro lance polêmico. Chico deu carrinho em Rafael Carioca e levou o vermelho direto. Não vi o lance pela TV e do estádio fica difícil ter a percepção da força da entrada. O juiz estava perto e tomou a decisão, que revoltou os atleticanos. Aos 35, após reclamar de um lateral, Eli Sabiá, reclamou com veemência, jogando a bola ao chão. Recebe o segundo amarelo e foi pro chuveiro.
Ou seja, dos 19, momento do gol de Jonathan, até os 35, expulsão de Sabiá, o jogo se desenhou de forma assustadoramente vantajosa para o Vasco. Só uma tragédia nos tiraria a vitória.
Aos 47, após escanteio mal cobrado, Nilton furou e Bruno Mineiro diminuiu, dando um pequeno susto na torcida. Nilton saiu para entrada de Léo Gago e Carpegiani fez duas alterações, buscando o empate.
O jogo ficou bastante curioso, eu diria. Só o Vasco tinha a bola, mas com quase todos os adversários dentro da área, sobrava o chute de fora da área. E quem tem Léo Gago tá bem nesse quesito. Na primeira tentativa, bola no travessão, tirando os pingos de chuva da barra. Nas outras duas, bola fora. Na quarta, bola no canto e 3x1 no placar.
Para evitar um massacre, Carpegiani tirou Maikon Leite para entrada de um zagueiro. Isso após Leite estar em campo por apenas 18 minutos. Molecagem do velho Carpa.
Faltou ousadia para o Vasco ampliar. Mesmo assim, tivemos três grandes chances com Fágner, Nunes e Jonathan, que deixou um rival sentado antes de chutar e o zagueiro salvar sobre a linha.
O 3x1 acabou não sendo um placar dos sonhos pelo desenho do jogo, mas foi bom para começar a vencer antes que a situação se complicasse mais. Agora temos um jogo duríssimo contra o Grêmio no Olimpico e depois três partidas no Rio, onde podemos dar uma boa arrancada.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Titi e Carlinhos; Rafael Carioca, Rômulo, Nilton (Léo Gago) e Fumagalli (Allan); Jonathan e Nunes (Bruno Paulo)
.
Hoje veio um vascaíno me dizer: "ganhamos, mas continuamos lá embaixo". Respondi: "o Ceará perdeu e continua lá em cima". Não cabe agora ficar chorando 18º lugar. Tem que jogar cada jogo, conseguir os pontos e ir subindo.
Foi bom vencer, foi bom ver um menino se destacando, um artilheiro marcando e a torcida comemorando. Todos esses ingredientes será fundamentais até que possamos ter time completo em agosto, onde poderemos sonhar com vôos maiores, desde que estejamos em condição razoável na tabela até lá.
.
Quanto às novidades, uma breve análise, dessa vez vendo ao vivo:
* Carlinhos ainda está tímido. A torcida tem que ter paciência, pois ele é bom jogador.
* Rômulo é bom. No fim, foi fominha ao querer marcar o seu, mas tem qualidade na marcação e passe. Faz boa dupla com Rafael Carioca, ao menos na técnica. Resta ver na pegada.
* Jonathan é bom jogador. Pode vir a ser excelente. De momento, me parece mais pronto para o profissional que estava Philippe Coutinho.
PC podia ter ousado mais contra nove do Atlético, mas sabe motivar o time e já é clara a melhora. Dedé, que mesmo com Dorival Jr. jogava mal, tem tido atuações muito seguras e é hoje nosso principal zagueiro.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

FilipeJMS disse...

Ganhamos, finalmente! Poderíamos ter goleado, mas o q importa são os três pontos!
Achei que foi pênalti sim em cima do Jonhatan, só a primeira expulão que achei exagerada. Agora com os reforços finalmente vamos ter um pouco mais de talento! Pra cima deles VASCÃO!
SV!