segunda-feira, 17 de maio de 2010

Indo por um caminho sem volta

Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco não passou de um empate por 0x0 com o Palmeiras em São Januário. Com o placar, o cruzmaltino somou seu primeiro ponto na competição, ocupando a 16ª posição. O próximo jogo do Gigante da Colina será no próximo domingo, contra o Avaí em São Januário.
Para este jogo entre duas grandes equipes do futebol brasileiro, um bom público compareceu à Colina. E já antes do jogo, algumas facções organizadas do Vasco entoavam gritos de protesto principalmente contra a diretoria, pedindo melhores jogadores e um novo treinador.
Pressionados, mas com o apoio da torcida no primeiro tempo, os jogadores vascaínos foram pra cima e jogaram durante todo o primeiro tempo no campo do Palmeiras. Como Jumar não subia, Souza cobria o lado direito do campo, tabelando bem com Caique e criando jogadas de perigo. Foram algumas chances criadas, mas com dificuldade de penetração pelo Verdão jogar muito fechado. Assim, algumas das melhores chances foram em chutes de fora da área, com Souza e Léo Gago.
Mesmo sem marcar gols, a equipe desceu sob aplausos para o intervalo. O cenário da primeira etapa se repetiu nos primeiros minutos do segundo tempo, com o Vasco em cima. Como o gol não veio logo, aos 10 minutos, a torcida voltou a entoar gritos e músicas de protesto. O time então caiu muito de rendimento, passando a cometer erros bobos.
Talvez pela união entre as torcidas organizadas, a FJV quis causar inveja a Mancha sobre quem enche mais o saco de seu time quando joga em casa.
As substituições de Gaúcho não deram certo e a parte final do segundo tempo acabou sendo dominada pelo Palmeiras. Como também carece de organização e qualidade, o time paulista não conseguiu o que outro mais qualificado faria facilmente, obter um gol no nervosismo do Vasco e levar a vitória pra São Paulo.
Felizmente (nunca pensei que diria isso) o próximo jogo é fora de casa, onde o time pode jogar menos pressionado e obtendo um bom resultado, trazer um pouco a torcida para seu lado, visando o jogo contra o Inter, na próxima semana.
O Vasco atuou com: Fernando Prass; Jumar, Dedé, Thiago Martinelli e Ramon; Nilton (Magno 18' 1ºT), Souza (Rafael Carioca 18' 1ºT), Léo Gago e Philippe Coutinho; Caique (Rafael Coelho 29' 2ºT) e Elton.
.
Faltou explicar o título do Post? Então vamos lá:
O caminho sem volta seria da situação de Gaúcho e do time no campeonato. A pressão é muito grande sobre o treinador, e seu trabalho é questionado mesmo quando ele não erra tanto, como foi na escalação do time ontem.
E isso acaba respingando na diretoria, que é de fato quem é responsável por tudo que ocorre no Clube. Que o Vasco não parece mostrar projeto a médio prazo a gente já está cansado de saber, mas se no curto tudo anda mal, a torcida dá claras demonstrações de insatisfação.
Não há dinheiro, tudo bem, a gente finge acreditar, já que o Vasco tem uma das 5 maiores receitas do Brasil. Mas que haja organização. O Botafogo tem dinheiro? Não, mas tem treinador e isso garante um time a curto prazo.
A diretoria vascaína, infelizmente parece ter fracassado na missão de retomar a grandeza do Clube, como prometido na época da posse. Que ao menos ela seja capaz de fazer um projeto para tornar 2010 um ano viável e isso hoje passa pela troca de treinador mais uma vez.
Não que eu ache que trocar todo mês seja o correto, mas não parece haver muito futuro para Gaúcho no Vasco, como não havia com Mancini na ocasião da demissão. E nessa hora não dá pra ter consideração pela boa pessoa de Gaúcho, já que o futuro do Vasco está em jogo.
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Gremista Fanático disse...

Olha Diego, não vi o jogo e pelo que li a respeito dele foi ruim, e até ri aqui quando li que escreveu felizmente sobre o time jogar fora de casa, tem horas que é bem por ai a coisa mesmo, rsrs, valeu, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

snoopy em p/b disse...

fala, diego!
amigo, a urgência maior, eu acho, é no treinador.
agora, acho que tudo está sendo muito precipitado.
estamos apenas na segunda rodada do brasileirão.
se vem um bom treinador para o vasco, acredito que o time dará resultados em campo porque, se não é bom, está no nível de uma grande maioria do que disputa o campeonato brasileiro. e, se vierem reforços, pode brigar para ficar entre os 10, o que é pouco para a grandeza do vasco mas, considerando que vem da segunda divisão e passa por uma reestruturação, é satisfatório.
discordo de você quanto à sua análise sobre o zé roberto, que fez em post anterior.
penso que, se for um bom técnico e arrumar o lugar dele no campo tático, pode render muito.
é só ver o quanto o lixo cresceu com ele jogando bem por lá no brasileiro do ano passado.
cara, o vasco tem que investir em um técnico bom, que dará certo. acho que deve ser o primeiro e urgente passo para o brasileirão.
no mais, valeu pelos parabéns lá no sp&b!
esse título, embora de um campeonato inexpressivo, foi muito especial, pela forma que aconteceu e contra quem foi.
mas precisamos, agora, olhar pra frente e apoiar o time para fazer uma boa campanha no brasileirão.
tâmujunto, amigo!

saudações botafoguenses!!!

FilipeJMS disse...

Dinamite quando assumiu sabia dos riscos que ia correr, estava sujeito a ser xingado pela torcida que antes tanto o aplaudiu. E como as coisas não estão boas e sem perspectiva de melhorar a curto e médio prazo não tem como defender nosso maior artilheiro da história!

O VASCO não aproveitou o planejamento do ano passado e não aproveitou o estadual para montar um bom time. Só espero que a pausa para a Copa seja melhor planejada! Força VASCÃO, chega de pensamento pequeno!

Patrick Araújo disse...

Eu posso estar falando bobagem, mais o erro primordial começou quando deixaram o Dorival sair, e ele ja falou que saiu naum por causa de dinheiro e sim pq a diretoria não iria arrumar um CT para o elenco treinar e ter uma maior comodidade.

O Vasco tem que pensar em ser grande e ser grande eh ter estrutura, pelo menos a minima estrutura para termos profissionais competentes como o Dorival, trabalhando no Vasco.

Achu que para tentar resolver essa situação temos que contratar em carater de emergencia, um treinador experiente e que de um gás nesse time q n eh um dos piores do campeonato.

Se encaixar um padrão tatico nele naum vamos brigar pra cair.

O DINAMITE tem que para de ficar pensando na amizade q ele tem com o Gaucho e arrumar outro treinador, mesmo o elenco gostando dele, a gente ve q o time n tem jogada nehuma ta igual time de pelada.

É uma pena ver um clube grande estar desse jeito.

João Silva disse...

Prezado Diego, tenho amigo em comum que me afirmou que nosso Diretor-Executivo, Rodrigo Caetano esta se encontrado constamente que o Celso Barros, Presidente da UNIMED, patrocinador do Fluminense FC, para tratar sua saída do Vasco. Vocês acham que isso seria bom ou ruim para o nosso Vascão.

João Silva