quarta-feira, 7 de abril de 2010

Falando um pouco mais de base

Esse post deveria ter ido ao ar ontem, mas como este blogueiro está até o pescoço de trabalho, não tive tempo de prepará-lo na chuvosa terça carioca. Hoje continuo sem, mas não poderia deixar de conseguir um tempinho pra postar no Blog.
Na semana passada escrevi um post sobre a reunião do grupo Cruzada Vascaína sobre sobre as Divisões de Base do C.R. Vasco da Gama. Acabei não escrevendo aqui as minhas idéias, que infelizmente não pude colocar em debate no evento, devido ao alongamento da hora. Ontem, conversando com o amigo Carlos Jr., entramos no tema, o que o motivou a fazer um excelente post, que pode ser lido aqui, e me motivou a fazer o mesmo.
Sobre tudo que vou escrever abaixo, enviei um e-mail ao Sr. Leonardo Gonçalves, presidente da Cruzada Vascaína, que o repassou para Humberto Rocha, atual coordenador das Divisões de Base do Vasco. Tenho esperança de receber resposta, já que pra mim o tema ainda é muito nebuloso em nosso Clube.
Minha visão é de mero torcedor, que apenas mexeu com planejamento de plantel em jogos de Manager. Mesmo assim, ao explicar o ponto de vista, não quero falar nomes, mas sim projeto, que está muito acima de jogador A, B ou C. Nomes serão usados apenas como exemplos.
A grande questão que levanto é sobre o aproveitamento dos jovens da base no profissional. E assim, divido em duas situações: os jogadores que expirem a idade de júnior e o ciclo de reposição.
Ao estourar os 20 anos, o atleta vindo da base tem três saídas: dispensa, empréstimo ou aproveitamento no profissional. Obviamente, nem todos terão chance imediata no time de cima, mas entendo que tem de haver um projeto para acolhimento desses jovens no time de cima, com vagas no plantel. No caso do Vasco, o elenco adulto está visivelmente inchado, o que dificulta a subida de alguns talentos do time júnior.
Não falo aqui de jogadores como Philippe Coutinho, que por ser craque subiu logo aos 16 anos, mas de jogadores bons, que possam subir e render frutos técnicos e financeiros. E quando falo em finanças, entro na etapa da reposição.
Na minha cabeça, a venda de um jogador da base tem que obrigatoriamente vir acompanhada da subida de outro. O Vasco vendeu Alex Teixeira e ficou com Coutinho. Seria o ideal, se Coutinho já não estivesse vendido. Vendeu Alan Kardec, mas trouxe Rafael Coelho, bom jogador, mas pertencente a Traffic. Seria melhor ter trabalhado algum atacante do excelente time júnior.
Na teoria, o próximo jogador da base a ser vendido é Souza. Mas quando? Pra alguns, podia ser agora, já que temos fartura de volantes. Pra mim, apenas quando Allan ou outro menino da base estiver apto a substituí-lo. E assim, seguiria o ciclo.
Com esse movimento, haveria o ganho financeiro sem a perda técnica. Um jogador de 22 anos tem qualidade e valor de mercado, gerando lucros. Um de 19 pode não ser ainda tão conhecido do grande público e de outros clubes, mas pode manter a qualidade e depois voltar a gerar lucros.
Se não aprendermos a trabalhar e vender nossas jóias, seremos eternos reféns de favores de empresários ou dos malabarismos da diretoria para trazer bons jogadores. Nunca teremos capital para investir em jogadores que o Vasco, pela sua grandeza, deve ter e deve buscar sempre no mercado.
Nem sempre consigo ser claro na explanação de idéias, mas espero ter conseguido dessa vez. Do contrário, deixo novamente aqui um canal para sugestão de idéias, debate e críticas, que pretendo levar em um novo debate.
Mais do que nunca, é hora de acabarmos com o debate de pessoas no Vasco e abrir o debate de idéias. Nosso Clube é e sempre será maior que qualquer dirigente e esse tema é uma boa oportunidade dos vascaínos expressarem opinião, a serem levadas ao Clube.
.
Na segunda-feira alagada do Rio de Janeiro, compareci ao lançamento do livro Amor Infinito, do fotógrafo Marcelo Sadio. O post está recheado com algumas fotos tiradas no evento, que contou com a presença de jogadores e sorteio de camisas.
Coloquei o nome da minha santa mãe no sorteio e fui premiado com uma camisa de goleiro, devidamente autografada pela muralha Fernando Prass, que minha mãe jura que é português...rs
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, sortudo voce heim cara? parabens, me diz ai o nome da sua Mãe cara pra eu colocar o nome em algum sorteio que eu participe porque eu sou azarado pra essas coisas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Falando sobre as categorias tambem acho que se um prata da casa é pra ser vendido tem que ter outro na base que o substitua, valeu, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

FilipeJMS disse...

Parabens pela camisa cara, muita sorte mesmo. Também vou querer o nome da sua mãe para me da sorte rsrsrs!!

Concordo com tudo que voce escreveu, planejamento tem que caminhar lado a lado do futebol. Sei que é difícel segurar, mas deveriam vender somente quando tivessem a certeza que teriam reposição no clube. O Internacional faz muito bem esse trabalho. Agora para tornar a tarefa mais facil nos falta ainda um CT para a base, promessa do Dinamite que precisamos cobrar!!

Abraço e saudações Vascaínas!!

Carlos Gregorio Junior disse...

Parabens pela camisa Diego! So pude ver o post agora, mas assino embaixo em tudo que vc falou. Como voce disse, ficamos debatendo nessa tecla ontem a tarde.

Sobre o que vc levantou em relação a substituição, eu acrescento o caso da Zaga do Vasco. Qual o zagueiro do nosso elenco foi formado no clube?? O Fernando não foi, o Titi muito menos e o Gian menos ainda. Acho que temos que fazer um trabalho encima disso.

Se fomos analisar, paramos de ter um zaga decente quando paramos de investir na nossa base, de buscar soluções nela.

Sobre o que vc falou de preparar, o São Paulo faz muito bem. O Hernanes eo Jean, so foram aparecer com 21 anos. Acho que isso poderia ser usado aqui no Vasco tb. Como vamos crescer se não temos esse pensamento de investir na base?

Acho que os jovens como o Lipe, o Max e o Jonathan, poderiam começar a ser preparados para o futuro.

Isso é minha opiniao

Abraços parceiro

Claudio Henrique disse...

Se deu bem hein Diego, parabéns pela camisa. Como já disse o gremista me passa aí o nome da sua mãe pra eu também ganhar em algo rsrsrs.

Quanto a base, é bom o Vasco trabalhar melhor mesmo, senão nada vai conseguir com esse negócio de trazer jogadores pertencentes a empresários, já vendidos a outros clubes e coisas do tipo.

Abraços

Aldevan Junior disse...

Fala Diego!

Rapaz, desculpa fugir do assunto do post, mas preciso dizer que o meu time está muito mais preocupado em venver o seu no domingo do que a LI-BER-TA-DO-RES!

Tomara que Phillippe Coutinho acabe com o jogo, elimine, como vcs dizem, a "molambada" e faça aqueles fanfarrões se preocuparem apenas com a competição que mais lhes interessam neste ano.

Um abraço!

Patrick Araújo disse...

Realmente o que chuveu no Rio essa semana n foi brincadeira!!! Será realmente que o filme 2012 é puro marketing ou pura realidade????

Sortudo Você!!! Parabéns pela camisa Diego. Se deu bem hein??? Me passa tbm aí o nome da sua mãe pra eu também ganhar em algo... N ganho nem em bingo de igreja...rsrsrs....

Eu acho que a base do clube deve ser tratada com respeito, como o setor do clube mais importante, algo assim, e naum um verdadeiro mecadão da bola para empresários. No time considerado titular do Vasco hoje, infelizmente temos apenas dois jogadores q foram da Base, o Coutinhu e o Souza.

Achu isso um abdsurdo, mais é a realidade do futebol carioca e achu que do Brasil tbm...