segunda-feira, 29 de março de 2010

Santa Marina

Foram vários tropeços seguidos, que culminaram na saída do treinador Vagner Mancini. Derrota após derrota, ficávamos procurando os motivos para os fracassos. Mas ontem, um novo elemento foi fundamental para a volta das vitórias. Gaúcho, o novo treinador? Que nada, ele até teve seus méritos, mas quem foi mesmo peça chave para o triunfo vascaíno foi a pequena Marina, minha filha de 2 meses, que pela primeira vez foi ao estádio. Menininha pé quente, que virou o xodó de todos que estavam ao nosso redor no Maracanã.
Os gols da vitória por 3x0 foram marcados por Thiago Martineli, Dodô e Fágner.
Ir com uma criança tão pequena a um clássico requer alguns cuidados. Ontem porém, devido ao pequeno público, tudo corria muito bem no entorno do Maracanã. O único senão, ficou por conta do fiscal de catraca, que queria que eu pagasse ingresso para uma criança tão pequena. Foi necessário chamar o chefe dos fiscais, que até riu da situação.
Já dentro do estádio, foi preciso esperar bastante até a bola rolar. Nesse tempo, houve o gol do Tráfico, que deu a vitória sobre o América, ajudando o Vasco. Esse foi o grande milagre da noite, já que o time da Gávea adora entregar jogos para prejudicar rivais.
Bola rolando, o Fluminense fez uso de seu melhor entrosamento e partiu para cima. Considero o time tricolor, o mais bem armado do Rio, com bom avanço dos alas e troca de passes envolvente no meio. O Vasco, diferente dos últimos jogos, mostrava boa pegada no meio, dificultando assim o trabalho do rival.
Aos 12 minutos, Jéferson se lesionou e Gaúcho foi corajoso ao colocar Carlos Alberto, que disse na véspera ter condições de atuar apenas 30 minutos. Debilitado, o camisa 19 jogou mais à frente que de hábito e como Coutinho não voltava tanto, o time acabou tendo um buraco no meio, facilitando o domínio do adversário. O jogo não teve muitas chances de gol e Marina dormiu por quase toda a primeira etapa.
Para o segundo tempo, Gaúcho recuou Coutinho, deixando CA e Élton no ataque. O Vasco ganhou em posse de bola e diferente de outros jogos, o time conseguia tabelar, com os jogadores sempre dando opção ao companheiro que tinha a bola.
Aos 13, Élder Granja cruzou para Élton e Leandro Euzébio jogou pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Coutinho cruzou para Martinelli empurrar para o gol de Rafael. Vascão 1x0 e explosão no Maraca.
Minutos depois, Cuca sacou um zagueiro sem amarelo e deixou outro amarelado em campo. Dodô, que entrara no lugar de Élton, levou uma banda de L. Euzébio, que foi expulso. Houve tempo ainda de Alan entrar de cara com Fernando Prass, que fez desarme providencial. No lance seguinte, aos 36, Carlos Alberto deu lindo passe para Dodô, que com categoria tocou por baixo das pernas do goleiro. Vascão 2x0!!! Com seu vestidinho do Vasco, Marina, agora bem acordada, deu um sorrisinho, ao ver a alegria e loucura de todos à sua volta.
Em meio ao desânimo tricolor, Carlos Alberto recebeu na esquerda, foi penteando e rolou para Fágner fuzilar a rede adversário, marcando o terceiro. Foi a senha para que, com uma semana de antecedência, os vascaínos comemorassem a Páscoa e gritassem 'Uh, é Chocolate"!!!
Foi uma demonstração de força do Vascão, que fica bem mais perto da semifinal. Quarta é Copa do Brasil e domingo, mais Estadual. Duas decisões e que ninguém duvide da força do Gigante da Colina, agora apoiado por sua mais nova torcedora.
O Vasco atuou com: Fernando Prass; Elder Granja (Fagner), Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca; Nílton, Rafael Carioca, Souza e Jeferson (Carlos Alberto); Philippe Coutinho e Elton (Dodô)
.
Galera, apesar de ter atribuído a vitória à Marina, não consegui hoje ainda colocar as fotos dela no Maraca. Assim que der, posto aqui as imagens da nova mascote da Colina...rs
Brincadeiras a parte, qual foi o grande mérito de Gaúcho em fazer um time que vinha muito mal, conseguir um resultado bom frente a um adversário qualificado?
Primeira coisa, pôs em campo um time aplicado, com gana, vontade de vencer. Uma defesa atenta, disposta a não cometer os vacilos dse jogos anteriores.
No meio, muita marcação e jogadas em velocidade, com ultrapassagens dos laterais, especialmente Elder Granja. Do outro lado, Márcio Careca ficou mais na defesa, sem ter companhia para tabelar.
Outro mérito foi reconhecer que o Fluminense é um time mais pronto que o nosso. O esquema se mantém desde o ano passado e há entrosamento. Logo, primeiro nos cabia marcar, pra depois criar. E com talentos como Carlos Alberto e Coutinho com liberdade, uma hora a chance apareceria.
E como clássico é detalhe, o gol acabou vindo em uma bola parada, que não é o ponto forte do Vasco. Depois, foi jogar com inteligência e o resultado mais elástico acabou acontecendo, graças a dois lances de craque de Carlos Alberto, que mesmo debilitado, fez toda a diferença.
Ainda não ganhamos nada, longe disso. Mas um dos fatores mais importantes do futebol, pode agora voltar a frequentar São Januário: Confiança! Com ela, nosso futebol certamente crescerá.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Aldevan Junior disse...

Fala Diego!

Como vc leva sua filha de 2 meses ao Maracanã, rapaz?

O Vasco foi pano de fundo para o meu post. Realmente, foi um domingo para vascaínos. Inclusive para a Marina.

Abraço
www.canetadechuteira.blogspot.com

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, como sempre sua filhota dando sorte né mesmo? Legal cara, o time mostrou reação e agora só depende de si pra classificar, nada como uma vitoria dessas pra elevar a moral do time, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Fábio disse...

Boa tarde.
Alguma coisa estranha está acontecendo com o time do Vasco que tem caido de produção gradativamente!Sei que isso vai passar. É questão de tempo. Isso acontece com as maiores equipes do mundo e com o Vascão não será diferente!

Meus amigos,
acesse : http://blig.ig.com.br/marguitte/ e participa do debate sobre o futebol. Dê sua opinião que será muito importante para todos os participantes. Abraços

Carlos Gregorio Junior disse...

Fala Diego, como sempre bela análise da partida. Resumiu em poucas palavras o que foi o jogo no final da postagem. A Marina deu muita sorte sim, ve se leva ela na final do Estadual, pq ja provou que é pé quente.

Sobre o que achei do jogo, gostaria de dizer que vi no time de ontem um pouco mais de vontade e de aplicação, além de organização como você bem citou. Não quero me empolgar, mas a partida de ontem deixou claro pelo para mim que podemos incomodar muito nesse ano de 2010. Ta certo que o Flu não estava jogando completo, mas o Vascão também não estava (Ramón e Fágner estavam fora).

Confio muito nesse time do Vasco e espero que ele finalmente possa corresponder a essa confiança.

Abraços e parabens pela filha pé quente amigo!!