sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Uma aula de como não se deve torcer

Na chuvosa noite de quinta-feira, o Vasco empatou em 0x0 com o Sousa em São Januário. Graças à vitória fora de casa por 2x1, o time se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, onde aguarda o vencedor de ASA-AL e Nacional-AM. O jogo foi marcado por vaias e protestos da torcida, que compareceu em número mínimo, apenas 1.294 presentes.
Em anos freqüentando estádio, não consigo me lembrar de um jogo tão feio igual o de ontem. O Vasco foi absolutamente ridículo e o Sousa veio pra não perder. Foi difícil não dormir dentro de São Januário, com aquela chuvinha e aquele vento frio. Pior do que o visto em campo, só mesmo o comportamento de alguns na arquibancada.
Quem me lê há algum tempo, sabe que não faz parte de minha vida de torcedor vaiar o time. Mas também não deixo de reconhecer que essa é uma forma válida de protesto. Virar faixas de cabeça pra baixo, dar de costas para o time também o são, dependendo da situação. Porém ontem, o que se viu em São Januário extrapolou o limite do absurdo e não poderia deixar de escrever sobre isso.
Pra começar não consigo entender o motivo de tanto ódio. O Vasco chegou a uma final de turno depois de muitos anos, perdeu para um time grande e esteve à frente de dois outros rivais. Foi a primeira derrota do ano. Se uma derrota para o Botafogo gera tudo que vimos ontem, o que gerará então um revés contra um time pequeno?
Como o jogo não estava muito atraente, me foquei em observar o comportamento de um grupinho de torcedores durante o jogo. Eram mais ou menos uns 30, posicionados perto das cabines de rádio.
Ao entrar em campo, o grupinho vaiou, alguns torcedores aplaudiram e a maioria ficou calada. O primeiro grito de protesto do grupinho foi: “Não é mole não, são oito anos sem gritar é campeão”. Até aí nada demais, apesar desses jogadores não estarem no Vasco há oito anos. Além disso, se fomos campeões em 2003, quantos anos se passaram até 2010?
Quando pegavam na bola, alguns jogadores como Dodô, Márcio Careca e Fernando eram vaiados, o que também não tinha nada demais. Mas aí começou o delírio do grupinho.
“Vergonha, time sem vergonha” e “Copa do Brasil não é mais que obrigação” foram suas frases seguintes. Se por perder um clássico um time é sem vergonha, o futebol está mesmo de ponta cabeça. Ah, e vencer uma competição com grandes como Santos, Palmeiras, Grêmio, Atlético, Botafogo e Fluminense é obrigação para o Vasco? E para os outros seis, o que é?
“O Vasco é tradição, não é humilhação”. Preciso escrever algo sobre mais esse delírio? Quase todo mundo se abrigava na marquise, então o que conclui era que a chuva estava causando febre e delírios no grupinho dos 30. Humilhação eram os times de 2004, 2005 e 2008. Esse até agora só perdeu um jogo e não merece essa frase.
Não satisfeitos, o ato seguinte foi o pior. Começaram a mandar todos os jogadores “tomar caju”. Aí volto à questão: se por perder um clássico, o jogador é hostilizado dessa forma, o que será se perdermos algum jogo simples. Esse foi um ato imenso de desrespeito com os homens, não com os atletas.
No segundo tempo, os babaquinhas cansaram de encher o saco e ficaram cantando suas músicas de que dão porrada e matam torcidas A, B e C. A única lembrança ao time do Vasco foi dizer que se não ganhasse ia apanhar. Aí só me restou rir da cara dos palhaços, que coladinhos à torcida do Sousa, conseguiram a proeza de ser calados pela pequena torcida do time da Paraíba.
Fim de jogo, mais vaias, alguns gritos de burro e aí novamente tudo bem, dentro dos limites. Restou a todos, protestantes ou não ir pra casa insatisfeitos, com uma atuação horrorosa, mas ao menos conseguimos a vaga para a próxima fase.
Espero uma atuação muito melhor do time já no jogo de domingo, contra o Volta Redonda. Mas mais do que isso. Espero que o verdadeiro vascaíno vá a São Januário, ajudar o time a vencer ou até mesmo criticar de forma honesta.
Aquele grupinho de ontem certamente não era de vascaínos, ou quem sabe eram, mas daqueles vendidos, que recebem para orquestrar esse tipo de protesto.
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Fagner (Elder Granja), Fernando, Martinelli, Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza, Philippe Coutinho; Robinho (Magno), Dodô (Pimpão) e Elton.
.
Sds vascaínas a todos!

Um comentário:

Gremista Fanático disse...

É cara, eu tambem detesto esse torcedores de momento, acho que o time não mudou de duas semanas pra cá, e dois jogos que o time não joga bem não é motivo pra jogar todo o trabalho no lixo, o grupo do Vasco é bom e só com o apoio da torcida é que vai conseguir alguma coisa, abraço.

Saudações do Gremista Fanático