terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Péssimos e bons negócios

E o mercado vascaíno segue movimentado. E nessa semana, boas e más notícias sondaram as mentes da torcida cruzmaltina. Como na velha brincadeira, qual notícia falar primeiro, a boa ou a ruim? Como o espírito natalino anda aflorado, melhor encerrar falando de coisas boas.
A má, ou melhor, péssima notícia, é a venda de Alex Teixeira para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Nossa jovem promessa foi negociada por 6 milhões de euros, cerca de 15,3 milhões de reais, dos quais 80% (12,3 milhões) devem ir para os cofres vascaínos. Alex, de 19 anos, foi o grande destaque da Seleção Brasileira Sub-20 e um dos destaques da conquista da Série B, onde marcou o gol do título.
Esse é o tipo do negócio onde todas as partes perdem mais do que ganham. O Vasco vende sua mais preciosa promessa dos últimos tempos por um valor mais baixo do que ele poderia render. Alex teria em 2010, com 20 anos, a sua melhor temporada no Clube, estando mais maduro e experiente. Brilharia no Carioca (nível baixíssimo) e Copa do Brasil (fraco ate as quartas) e adquiria ainda mais valor de mercado. No meio do ano, poderia sair por um valor mais alto, para um time muito melhor e de um país bem melhor que a Ucrânia.
O Bola de Ouro do Mundial, Dominic Adiyiah foi para o Milan. O Bola de Prata então deveria ir para algo melhor que a Ucrânia. Não que o Shakhtar seja um time ruim. Muito pelo contrário, tem ótimos jogadores e um dono milionário que bota dinheiro pra valer. Porém digamos que não é um sonho para nenhuma promessa de craque ir morar no gelo e jogar contra times medíocres na maior parte da temporada.
Ok, a Ucrânia poderia servir de ponte para um mercado maior. O problema é que o dono lá bota muita grana e não libera ninguém fácil. O último que saiu, o zagueiro Dmytro Chyhrynskyi foi para o Barcelona (ser reserva) por nada menos que 25 milhões de Euros. Jadson, Fernandinho, Srna e outros talentos estão presos lá e não saem por nada.
Se um zagueiro saiu por 25 mi. euros, por quanto sairia um meia-atacante? Por fim, o Shakhtar pode ter dado um tiro n'água. Ainda que por lá estejam alguns brasileiros, não há garantia de que Alex, criado no Rio, Baixada Fluminense, se adaptará ao frio e à neve. E se ele quiser sair e o presidente endurecer, como reagirá?
Não sou louco de achar que um jovem com tanto talento ficaria aqui por muito tempo. Porém, uma espera de seis meses poderia resultar em negócio mais lucrativo para todas as partes, além do resultado dentro de campo.
.
Mas agora vem as boas notícias. Nessa terça o Vasco apresentou mais dois reforços, incluindo o melhor dos dez reforços apresentados, Rafael Coelho, atacante de 21 anos. Também chegou o zagueiro Thiago Martinelli, de 29 anos. O próximo apresentado deve ser o volante Rafael Carioca e aí fica faltando um atacante para fechar o grupo. O meio campista Douglas, ex-Corinthians é cogitado.
Porquê acho Rafael Coelho a melhor das contratações: Jovem, excelente finalizador, técnico, com vontade de crescer na carreira, mostrou muito futebol no Figueirense. Começando como titular, deve fazer um excelente Carioca (até o Pimpão fez) e nos ajudar muito. O problema é que não pertence ao Vasco e aí, podemos servir apenas de vitrine...
Já Thiago Martinelli, vem do Cruzeiro e estava emprestado ao Cerezo Osaka, do Japão. Foi muito bem no São Caetano e teve algumas boas partidas no Cruzeiro. Apesar da tendência de se valorizar o que vem de fora, deve disputar posição com Fernando.
Uma boa notícia que podemos ter em breve é a continuação de Ramon. O Inter-RS já se mostra disposto a prorrogar o empréstimo e hoje o lateral está mais perto da Colina que do Beira-Rio. Aí entra um porém. Como contratou Márcio Careca e renovou com Ernani, o Vasco pode novamente ter três laterais esquerdos no grupo. Uma alternativa pode ser mandar o segundo para o Figueirense por empréstimo.
Fica agora a torcida por algum presente de Natal amanhã. Contando com a competência de Rodrigo Caetano, é melhor não duvidar. E aos poucos o time de 2010 vai ficando cada vez mais forte.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Fala Diego, cara não sei se foi um mal negocio assim não, claro que todos os motivos que voce citou podem ser considerados, mas tambem tem o outro lado, o clube ta precisando de grana e o jogador pode não render tanto assim e acabar se desvalorizando, claro que acho que isso não deve acontecer porque Alex Teixeira é bom mesmo, mas tem tambem a questão de que os europeus não valorizam mais nossas promessas.
Ai cara, desejo a voce e sua familia um Feliz Natal, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Bruno Muniz disse...

E ai Diego,
Reapareci...rsrs
O Alex Teixeira é um grande jogador, boa revelação, foi muito bem na seleção sub 20. Mas quando precisa de dinheiro, e vem uma proposta, fica dificil segurar. Quanto ao Rafael Coelho, não conheço, o Thiago Martinelli é um bom zagueiro, muito bom em jogadas aéreas.....

Boas festas pra vc.....

Abraço

Kampelo disse...

Pois é me amigo, além do mais, o Rafael Coelho tem muito a evoluir ainda. Pelo menos, no visual, minha amiga q está do meu lado agora adorou, hehehe... meninas!
.
Nosso time vai cada vez ficando mais forte mesmo. Dá uma olhada no meu esboço de escalação do time com um esquema 4-4-2

GO: Fernando Prass

LD: Fágner
ZAG: Gustavo
ZAG: Fernando
LE: Ramon (caso não venha: Márcio Careca, nada de Ernani)

VOL: Léo Gago
VOL: Rafael Carioca
MEI: ??? (Alex Teixeira iría ser perfeito)
MEI: Carlos Alberto

ATA: Rafael Coelho
ATA: Dodô

e aí o q achou? e quem vc colocaria ao lado do Carlos Alberto no atual elenco?

Saudações vascaínas

snoopy em p/b disse...

um amigo meu vascaíno está festejando a saída do alex teixeira.
acho que ele poderia ficar mais um ano para afirmação. quem sabe não sairia ainda mais valorizado?
de todo modo, acho que o vasco está se preparando bem para 2010.

bom, as visitas à internet vão rarear cada vez mais neste fim de ano e qquero me antecipar para desejar a você, diego, e a todos seus leitores um natal de paz, alegria e harmonia.
também, que 2010 seja um ano de sucesso e muita felicidade!

aprecio muito nossa parceria, sempre com muito respeito, algo impossível se fosse com alguns outros rivais por aí.

grande abraço e sds. botafoguenses!!!