segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Já são sete!

Tendo terminado a temporada 2009 uma semana antes dos demais grandes, o Vasco saiu na frente nas contratações para 2009. Até agora já são sete reforços apresentados. Após Elder Granja (27) e Léo Gago (26), na quinta foi a vez de Gustavo (27), Caique (22) e Geovane Maranhão (20). Já na sexta se apresentaram Jumar (23) e Márcio Careca (31). Nessa semana devem chegar Rafael Coelho e Rafael Carioca. Rafael Sobis e Keirrison são os sonhos da diretoria para o ataque, posição mais carente do elenco.
Um ponto positivo nessas contratações é que o Vasco agiu rápido. Nenhum dos demais rivais cariocas apresentou sequer um reforço e as dúvidas pairam sobre quem fica e quem sai. Na Colina, isso não acontece, até porquê com o título antecipado, as definições sobre renovações e permanências se adiantaram já em novembro. Assim, a direção pôde detectar as carências e começar a agir de forma antecipada.
Elder Granja é uma tentativa na lateral direita, já que Paulo Sérgio não agradou e Fágner ainda é muito jovem, apesar de promissor. A exemplo de 2009, essa posição promete boa briga pela vaga de titular.
Gustavo vem como forma de dar mais experiência a zaga. Já jogou fora do país, vestiu grandes camisas e deve ser titular, possivelmente ao lado de Fernando. Vilson e Gian correriam por fora, além de Titi, que ainda não renovou seu empréstimo.
Márcio Careca chega com dois anos de atraso. Era o desejo maior em 2007 (ano da queda e quando não tivemos um lateral esquerdo decente), mas o Barueri não liberou. Fez um ótimo Brasileirão em 2008 e vem com boa expectativa. O ideal é que brigasse pela vaga com Ramon, mas a renovação depende do novo treinador do Internacional, Jorge Fossati.
No meio, Léo Gago e Jumar vem para brigar na posição mais concorrida do time. Já estão certos no grupo, Nilton, Mateus, Souza, Paulinho e Allan. Rafael Carioca deve chegar e Amaral pode renovar, já que tem crédito com o novo treinador.
No ataque, Caique e Geovane Maranhão são apostas. Ainda falta ao Clube uma certeza, alguém que seja responsável pelos gols. Élton e Aloísio não ficam e hoje somos um time sem centroavante. Robinho e Adriano são dúvidas, mas no máximo um dos dois fica, já que começamos a ter excesso de atacantes de velocidade.Hoje, um esboço do time do Vasco teria: Fernando Prass, Fágner, Gustavo, Fernando e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago, Souza e Carlos Alberto; Alex Teixeira e Pimpão.
Esse esboço foi feito com base em atletas já confirmados para a próxima temporada. Quem não tem contrato foi desconsiderado.
E enfim, temos treinador. Após falarem em nomes péssimos como Ney Franco e Antônio Carlos, alguns razoáveis como Tite e Leão, fecharam com o excelente Vágner Mancini, meu preferido dentre os cogitados.
E porque era meu preferido. O primeiro motivo é o fato de Mancini ser jovem na carreira, sedento por um grande trabalho e por títulos. O Vasco não será apenas mais um trabalho, um ganha pão, mas um desafio, a exemplo do que aconteceu com Dorival Jr.
Mas o principal motivo é tático. Mancini 'joga pra frente', tem a cara do Vasco. Não é fã dessa porcaria de três volantes e adora o 4-2-3-1, meu esquema predileto. Com ele, espero ver Alex Teixeira em condição de mano-a-mano, Carlos Alberto idem, driblando e fazendo gols.
No esboço montei o time com três volantes até pela falta de jogadores de frente, mas espero bastante ofensividade já no Estadual e ser ofensivo é ou não é a cara do Vasco. Ah, e bem que ele podia trazer o Leandro Domingues do Vitória no mesmo pacote.
Porém nem só de coisas boas é feito um profissional e tenho dúvidas quanto a Mancini. Não o conheço no trato com o grupo, relação com diretoria e os objetivos traçados. Nisso, Dorival Jr. era mestre.
Que ele tenha essa qualidade do antigo professor e possa ter uma excelente temporada 2010 no Vascão. Boa sorte, Mancini!
.
E quem também deixa o Vasco é o jovem centroavante Alan Kardec. Ele, que estava emprestado ao Internacional, cruza o Oceano para jogar no Benfica, clube mais popular de Portugal. O valor da negociação foi de 2,5 milhões de Euros e ele começa a jogar já em janeiro.
Pra muitos, o valor pode ser considerado alto, devido a algumas atuações ruins de AK. Porém, ele é jovem, atacante e com passagens por seleções de base. Certamente poderia render mais do que isso. Jogando em um mercado secundário da Europa, pode daqui há um tempo ir para Inglaterra, Itália ou Espanha por um valor maior e o Vasco ficar a ver navios.
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Cara o nome do Wagner Mancini no Vasco surgiu bem, ainda mais pelos ultimos nomes que estavam sendo cogitados, e o Vasco esta largando na frente dos outros times na contratação dos reforços.
Pois é cara, os ex-jogadores pegam uma barriguinha danada depois de largar o futebol, ahuahauihauhaua.
Abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Bocha disse...

Volvio Abran Cancha

Te esperamos y opina sobre el nuevo diseño. Saludos.

ABRAN CANCHA
http://abran-cancha.blogspot.com/