segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Bacalhau voltou

Sábado, sete de novembro de 2009. Esse dia nunca mais sairá da memória dos vascaínos. Não por uma goleada, conquista de título ou uma atuação majestosa. Esse foi o dia do resgate. A volta para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído. Como toda viagem, essa foi construída desde o dia que caímos e teve duração de 11 meses. Cada dia teve sua importância, mas o marco histórico será essa tarde linda, de Maracanã lotado e em festa.
Mais de 81.000 vascaínos celebraram em êxtase, a volta do Gigante da Colina à Primeira Divisão. Volta que foi conduzida por um sentimento imenso de amor ao Clube. Por todo o país, a torcida lotou estádios, empurrando o time jogo após jogo. Houveram turbulências, como a sequências de empates por 0x0 e logo surgiram dúvidas nos mais céticos. Mas as vitórias logo voltaram e aí ninguém mais teve dúvida de que o acesso era questão de tempo.
Ao contrário do que muitos pensam, não foi fácil. O Vasco lutou o tempo todo contra si mesmo. Nosso elenco era com sobras o melhor do campeonato. Porém, isso nem sempre é vantagem, já que qualquer atuação ruim, qualquer erro de passe ou finalização, aumentava a pressão sobre o grupo. Some-se a isso as inúmeras suspensões e lesões, muitas delas devido ao espancamento que nossos jogadores sofreram em todos os jogos, o resultado foi que nunca conseguimos uma sequência com o mesmo time.
Ai entra o mérito do comandante. Dorival Júnior soube manter a seriedade desde o início do trabalho e todos estiveram focados nos objetivos a todo momento. Com as dificuldades, ele soube criar um grupo com muito mais que onze titulares, onde por vezes faltou qualidade, mas jamais seriedade e competência.
No grupo, gratas surpresas, como o artilheiro Élton, o excelente Ramon e o guerreiro Nilton. O desabochar definitivo de jóias, como Souza, Allan e Alex Teixeira. Além da segurança e talento dos experientes Fernando Prass, Fernando e claro, o craque Carlos Alberto.
Tudo isso sob a batuta do trabalho sério, da diretoria comandada por Roberto Dinamite, acompanhado por Mandarino, Rodrigo Caetano, entre outros.
O Vascão voltou. Não somente a Primeira Divisão. Voltou a sua condição de disputar tudo como o gigante que sempre foi. Condição essa que nos foi sendo roubada durante anos e terminou com o triste rebaixamento de 07/12/2008.
.
Sobre o jogo, tava na cara que não ia ser um jogaço. Era muito mais difícil que uma final. Era o Vasco contra seu nervosismo, sua ansiedade. Se houvessem zumbis do outro lado, seria também difícil. Os 15 minutos finais devem ter sido angustiantes para os jogadores, só esperando o apito final. Mais uma vez esse grupo não nos decepcionou. Imagine 81.000 vascaínos saindo do Maracanã sem o acesso. Seria lamentável.
Coube ao guerreiro Adriano e ao craque Carlos Alberto, os gols da partida, que entrou para a nossa história. Se houve mão do Élton, no primeiro gol, não importa. Não subimos sábado, viemos subindo jogo após jogo e esse erro não muda nada na história.
O Vascão atuou com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Nilton, Souza (Alex Teixeira, 25'/2ºT), Alan e Carlos Alberto (Magno, 34'/2ºT); Adriano e Elton (Aloísio, 30'/2ºT)
Renda/Público: R$ 1.157.287,00 / 78.609 pagantes (81.904 presentes)
.
Acesso obtido, que venha a taça. A vantagem para o vice já é de 7 pontos e faltando 12 por disputar, o título pode vir já amanhã em Campina Grande. O mais provável é que seja na sexta, em São Januário contra o América-RN, o que certamente será lindo. Primeira festa no enorme salão de festas. Pra encerrar, comemoração em casa.
VASCO, EU TE AMOOOOO!!!!!
O MEU VASCÃO VOLTOOOU!!!!
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Realmente o Vasco passou por turbulencias na competição, mas isso só engrendece a conquista, e o Dorival tem muito meritos de apesar de tudo ter mantido o time com uma constancia muito boa ao longo da competição. Enfim, parabens Diego, parabens nação Cruz-maltina e gigante da colina pela volta a divisão de elite, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Juliana Espíndola disse...

Eu não consigo parar de rir, de tanta alegria de saber que o Vasco voltou, eu seeeempre acreditei que ele voltaria, todo mundo falava que o vasco não tem vergonha que não ia voltar, mas lá no fundo sabia que isso ia acontecer !!
Parabéns Vasco !!