quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Atacar é preciso

Acostumada a ver sempre grandes artilheiros com a camisa cruzmaltina, a torcida do Vasco se caracteriza por ser uma das mais avessas à retranca em todo o Brasil. Recentemente, o técnico Dorival Júnior foi alvo de muitas críticas por insistir em jogar com três volantes, formação considerada defensiva demais pela torcida. Vendo o time jogar um futebol apenas mediano, ele prepara uma formação ofensiva para o próximo sábado contra a Ponte Preta, com Fumagalli e Carlos Alberto no meio e mais dois atacantes de ofício.
Um time não é ofensivo pela quantidade de meias ou atacantes, mas sim pela forma como faz a passagem da defesa para o ataque e como cria chances de gols. Porém, quanto mais volantes de destruição, menor a chance da bola chegar com qualidade à frente. E era aí que estava o problema do Vasco. Nosso melhor volante, Souza, está na Seleção e Nilton caiu muito de rendimento. Encontramos o jovem Allan, mas Mateus e Amaral não mostraram qualidades para conduzir à bola ao ataque.
Sobrava tudo para Carlos Alberto, que ora sobrecarregado, ora avançado demais, não conseguia carregar o time nas costas. A entrada de Fumagalli parece providencial para que o passe melhore e o time consiga chegar melhor e mais vezes ao ataque em condições de marcar. Além disso, ganhamos uma ótima arma nas bolas paradas, como ele já mostrou no último sábado.
Na frente treinaram Adriano e Robinho, mas Élton, se recuperando e Aloísio podem ganhar uma posição no time titular até o sábado. Ontem o time treinou com: Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Pará; Nilton, Allan, Carlos Alberto e Fumagalli; Adriano e Robinho.
Vale lembrar que Ramon está suspenso pelo terceiro amarelo, enquanto Fágner sentiu um estiramento e está vetado pelo Departamento Médico.
.
E hoje cedo no Egito, nossos jovens jogadores de frente deram mais alegrias. Com dois gols de Alex Teixeira e um de Alan Kardec, o Brasil superou o Uruguai e chegou às quartas de final do Mundial Sub-20. Tanto Alan quanto Alex já somam três gols na competição, sendo os artilheiros da seleção brasileira.
Como único atacante de ofício, Alan Kardec, emprestado ao Inter-RS tem feito um bom trabalho na frente. Já Alex vem sendo disparado o melhor jogador do Brasil e um dos melhores de toda a competição.
Felizmente ambos tem contratos longos com o Clube, já que certamente estão sendo observados por times de fora nesta competição. Souza, também foi titular, tendo atuação boa, apenas comprometida por um pênalti cometido no fim do jogo.
Ainda sobre as divisões de base, vale citar que o Vasco contratou o meia Rômulo, do Porto-PE, clube que revelou os ótimos Josué e Araújo. Desde o início do ano, o Vasco já contratou mais de 50 jogadores para as categorias de base, visando não somente a qualificação desses elencos, mas principalmente uma lucratividade em negociações futuras.
Houve também a renovação do quadro de olheiros por todo o país, visando atrair revelações de todos os cantos desse imenso Brasil. Que esse trabalho seja bem conduzido e dê frutos.
.
Em vias de sair do Vasco Barra, o Vasco procura locais onde possa fazer seus treinos de todas as categorias. Uma das opções seria o CFZ, pertencente a Zico. Seria uma opção temporária, já que o Clube planeja construir um local próprio em um futuro breve. O vice de futebol Mandarino confirmou esta hipótese.
Como forma definitiva, o Clube pode construir dois centros, sendo um na Barra da Tijuca para os profissionais e outro na Baixada para as divisões de base.
No caso do primeiro, seria necessária a aquisição de um espaço, enquanto para o segundo, apenas trabalhar no terreno que já temos em Duque de Caxias.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

snoopy em p/b disse...

rapaz, eu vi o jogo da seleção sub-20 na hora do almoço.
a dupla vascaína matou a pau.
embora o brasil tenha tomado sufoco no final, a seleção jogou muita bola no primeiro tempo.
têm futuro esses garotos.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Saulo disse...

O Vasco vai encarar a Ponte Preta e será mais um jogo complicado por que jogar lá não é fácil.

O Vasco já está na elite, mas não pode relaxar totalmente.

Gremista Fanático disse...

Perfeita sua analise sobre como o Carlos Alberto estava sendo sobrecarregado no Vasco, eu assisti um ou dois jogos do Vasco em que percebi isso, com a entrada de Fumagalli isso vai mudar e o time vai melhorar, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Impasse Livre disse...

diego, análise perfeita sobre o carlos alberto. penso que o jogo lá será fácil ,pois a ponte é fraca demais. E que o Vílson saiu na hora errada. aqui, no maldita, discutia asperamente com o madeira, pois sempre disse que Alex teixeira era craque. e que Alan iria sempre ser artilheiro se oe sesqeuma s lhe favorecesses e que o Souza era uma promessa muito boa, assim como alan e mateus. E o cesaro é ótimo goleiro. Atacar com consciência é o lema. Depois, se der me diga lá no MFC, sua opinião sobre segredos e lendas do Rock and Roll, ok? abraços, leandro