segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Foi bom, mas podia ser melhor

Se você é líder do campeonato, vai a casa do vice e sai de lá com um empate, não tem como considerar isso um mal resultado. E se saiu com desvantagem de dois gols no placar, melhor ainda o sabor do empate, que o mantém na liderança. Entretanto, se está empatando, com dois jogadores e a mais e tem a bola da vitória nos pés aos 38, um gosto de quero mais certamente fica na boca. Foi essa a situação que viveu o Vasco no último sábado, após o empate por 2x2 contra o Atlético-GO no Serra Dourada. Agora, o Cruzmaltino tem 43 pontos, dois a frente do próprio Atlético, que segue em segundo.
Discordo que o Vasco tenha feito um péssimo primeiro tempo. O jogo era equilibrado até o momento do primeiro gol, aos 27. Após cobrança de escanteio, Fernando Prass saiu muito mal, Élton só olhou e Jairo subiu sozinho para cabecear e abrir o placar. Dois minutos depois, após cruzamento da linha de fundo, ninguém acompanhou e Juninho chutou no canto, sem chances para o goleiro.
Nos dois gols, Enrico falhou e logo aos 32, foi sacado por Dorival, para entrada de Nilton. Na teoria, uma substituição defensiva, mas na prática, todos sabemos que não há nada que Enrico faça melhor que Nlton. Aliás, o que é Enrico?
As chances de ataque do Vasco eram paradas pelo Atlético na base da porrada. Aos 41, Élton cruzou e abola bateu no braço de Antônio Carlos. Pênalti que Carlos Alberto cobrou com muita categoria e diminuiu.
Na volta do intervalo, Dorival sacou o apático Amaral para a estréia do jovem Allan. E o Vasco foi com tudo para cima. Logo aos dois minutos, Jairo deu carrinho criminoso em Élton e foi expulso. A porradaria continuava e aos 21, Agenor levantou Ramon do chão e foi expulso, deixando o time goiano com 9 jogadores.
Nessa hora o empate era uma certeza. Dorival então tirou Mateus para entrada de Phillipe Coutinho, dando ainda mais ofensividade ao time. O jovem teve chance de empatar aos 25, mas foi travado. Aos 27, enfim o empate. Allan fez grande jogada, mas o chute foi cortado pelo defensor. Na cobrança do escanteio, Paulo Sérgio colocou na cabeça de Élton, a bola ainda desviou no zagueiro e entrou. Empate do Vascão, 2x2
A pressão seguiu e a catimba do adversário era ridícula, tentando passar o tempo a todo custo. Porém aos 35, Carlos Alberto foi derrubado por Antônio Carlos na área em mais um pênalti claríssimo. Na primeira tentativa, o goleiro mandou parar sabe lá porque, em uma catimba ridícula e babaca. Na cobrança pra valer, Carlos Alberto deu paradinha, o goleiro se adiantou e defendeu.
A obrigação do juiz era mandar voltar, mas quem usa de paradinha não pode reclamar de nada.
Toda confiança do capitão ruiu e após o bandeira marcar escanteio, ele deu prosseguimento à jogada, recebeu o segundo amarelo e o vermelho, deixando o Vasco com 10.
O time ainda tentou pressionar, mas o jogo terminou mesmo empatado. Obviamente ficou um gosto de quero mais, mas o empate pelas circunstâncias ficou de muito bom tamanho. Seguimos na liderança e como faremos o próximo em casa, podemos abrir uma folga na liderança.
Se não perdemos o jogo mais difícil do campeonato, um duelo direto onde poderíamos perder a liderança, agora é seguir engrenado, jogando cada jogo de forma decisiva, rumo ao título.
Força Vascão!
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Allan), Mateus (Philippe Coutinho), Enrico (Nílton) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Elton
.
Individualmente, gostei muito do jovem Allan, que entrou no segundo tempo. Bom na marcação, veloz e com boa aproximação ao ataque, mostrou que quer brigar por uma vaga no time. Com a ida de Souza para a Seleção Sub-20, pode jogar já contra o Paraná.
Na defesa, fora a falha, Fernando Prass mostrou segurança, assim como a dupla de zaga. Como estamos sofrendo alguns gols em jogadas de escanteio, certamente essa jogada será trabalhada durante a semana, já que nem sempre dará pra buscar o placar.
Amaral esteve perdido, não satisfazendo aqueles (inclusive eu) que achavam que sua entrada no time era necessária para reforçar a marcação. Mateus também não esteve bem e nossos melhores volantes foram os reservas Nilton e Allan. Me recuso a falar sobre o Enrico.
Alex Teixeira esteve muito marcado e pouco apareceu para o jogo. Élton foi brigador e fundamental no resultado. Já são 10 gols no Brasileiro e ele está cada vez mais firme na briga pela artilharia.
Carlos Alberto é um parágrafo a parte. Muito boa atuação, buscando jogo, tentando dribles, arrancadas e como sempre apanhando. Bateu muito bem o primeiro pênalti e recebeu o amarelo em um lance de jogo, ao meu ver até um exagero da arbitragem. Sofreu o segundo pênalti e tinha a chance de se consagrar, mas aí veio a catimba do goleiro e a perda do lance. Após isso, se desconcentrou e acabou expulso, em lance que não parecia estar impedido, mas como ele é o Carlos Alberto, o juiz não perdeu a chance de expulsar.
Paradinha pode até ser legal na regra, mas é uma tremenda babaquice e falta de respeito com os goleiros. Por mim, nenhum jogador do Vasco a faria, muito menos em uma ocasião como essa, decisiva. Carlos Alberto ainda não tinha perdido nenhum pênalti no ano e todos sem a paradinha. Que não volte a fazê-la.
.
Sobre a arbitragem, os jogadores não podem falar mas eu posso. O juiz, o tal de Roman é um LIXO. Dois expulsos ficou de bom tamanho para o Atlético, que baixou o cacete. Dois minutos de acréscimo, após expulsões, substituições, a cêra e a catimba do adversário só pode ser coisa de alguém maluco ou sem caráter.
.
O Atlético, por sua vez, mostrou qualidade quando quis jogar. Falta talento, mas sobra velocidade e organização, o que faz com que o time esteja na posição que está na classificação. Porém, precisa bater tanto?
Quer fazer falta, segura a camisa, dá um empurrãozinho, só pra parar a jogada. Dar pontapé, voadora e afins é um desrespeito não com o adversário, mas com o ser humano e trabalhador que está ali do outro lado. Nem a Argentina sendo derrotada em casa bateu tanto como esse time goiano. Como disse acima, eles que levantem a mão pros céus por terem tido só dois expulsos. Era pra ser uns quatro fácil. Em 20 rodadas do campeonato, nenhum time bateu tanto e foi tão covarde contra o Vasco como esse time, tanto na ida como na volta.
Eles certamente subirão, até porque não vão pegar mais nenhum time com a qualidade do nosso. Mas ano que vem na Série A, correm o risco de bater todos os recordes de expulsões da história do futebol. Podem anotar e me cobrar em 2010.
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Saulo disse...

Foi um bom jogo e o Carlos Alberto perdeu um pênalti que seria a vitória do Vasco.

Mas, o resultado não foi tão ruim para o Vasco que deve ganhar contra o Paraná na sexta em São Januário.

Gremista Fanático disse...

Pois é Diego, o gosto da vitoria esteve perto mas pela maneira que começou o jogo com 2x0 contra o empate saiu de bom tamanho e o Vasco pelo menos manteve a distancia do Atlético, abraço.

Saudações do Gremista Fanático