sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais uma decisão

Vasco e Portuguesa fazem neste sábado um dos jogos mais esperados desta Série B. Além de serem dois dos mais tradicionais times da competição, os dois caíram este ano de divisão e desde o início do ano são considerados favoritos ao acesso. Hoje, o Vasco é co-líder, com 33 pontos e a Lusa, quinta colocada, com seis pontos a menos.
Se isso não bastasse para considerar o jogo decisivo, lá vão os principais ingredientes. Vencendo, o Vasco abre no mínimo sete pontos sobre o 5º colocado, o primeiro a não subir. Aí, amigo, considerando que o próximo jogo é em casa, já podemos nos considerar na Primeira Divisão em 2010. A derrota, por sua vez, não só pode nos afastar da liderança, como permitir uma aproximação perigosa dos que vêm atrás na classificação.
Para a Lusa, que vem de três derrotas, qualquer resultado que não seja a vitória, a afastará do G4. Com a estréia do novo treinador Renê Simões, o time deve entrar bastante motivado. Contra o Caxias, o time atuou no 3-5-2, mas para amanhã não dá pra saber qual o esquema.
Nosso Vasco terá os desfalques de Ramon, suspenso, e Aloísio, liberado em virtude do falecimento do irmão. Como Alex Teixeira e Souza deixaram espaços na lateral direita, entra Mateus, com Ernani fazendo a esquerda. Amaral foi barrado no treino hoje, com o meio-campo sendo formado por Nilton, Souza, Enrico e Carlos Alberto, que deve variar a armação com Alex Teixeira, escalado no ataque. Na frente, Élton, artilheiro do time na temporada.
Amaral claramente caiu de produção na últimas rodadas. Assim, sua saída é mais do que justificável. Nilton fez muito bem a função de primeiro volante contra a Ponte Preta e Souza fez sua estréia como titular em 2009. Enrico, apesar de eu odiar seu futebol, dá uma alternativa de jogada pela esquerda que o time só tinha com Jéferson.
Com Carlos Alberto e Alex Teixeira à frente o time passa a ter muitas possibilidades ofensivas e fica a torcida para que Élton siga encantado, marcando muitos gols. No banco, Philippe Coutinho, Robinho, Adriano e Kardec podem mudar o jogo se necessário.
Apesar do jogo ser teoricamente mais difícil que contra o América-RN, vejo o Vasco bem escalado e confiante para este importante duelo. E que o clima do líder da Série A nos ilumine e cheguemos logo ao topo da Série B.
.
RAPIDINHAS
* São Janu como palco de jogo de rúgbi? Não desvalorizem nossa casa, nosso maior patrimônio. Torcida, não se deixe enganar com a fala mansa. Vamos combater aqueles que querem desmerecer nosso enorme orgulho. Ou vamos esperar o próximo passo?
* Somália, Lúcio, Tita? Pra 2010 queremos um time de alto nível na Série A. Porquê não começar pela revelação Fernandinho, sem contrato com o Barueri e que não pode jogar por nenhum time da Série A? Se liga, diretoria.
.
Na correria dos jogos, acabou passando batida a aposentadoria de um dos melhores jogadores revelados em nossas divisões de base nos últimos tempos. Pedrinho parou precocemente, aos 32 anos, e deixou a todos que o viram jogar, a sensação de que não fosse aquele maldito carrinho em 1998, teríamos ali um craque de nível de seleção.
Para os vascaínos, ficaram muitas lembranças, dentre as quais duas merecem destaque. A primeira, na campanha do título da Libertadores, onde Pedrinho teve participação decisiva. Nas quartas-de-final, ele marcou o gol do empate fora de casa contra o Grêmio e depois garantiu o 1x0 em São Januário. Ele conquistou ainda os Brasileiros de 97 e 2000, além da Mercosul e do Rio São Paulo 1999.
A segunda, certamente ninguém gostaria de ver, mas caracterizou a maior cena de amor que já vi entre um jogador e seu Clube. Durante o jogo que culminou no rebaixamento do Vasco, Pedrinho chorava como uma criança, a exemplo de milhares de vascaínos na arquibancada. Logo ele, que poucas chances teve de mudar em campo a situação do time.
Coisas como essa, contribuíram para que no último sábado ele tivesse seu nome gritado pela torcida, em um justo e emocionante reconhecimento.
Pedrinho, tenha certeza que no coração de cada vascaíno, você sempre terá um lugar especial e que desejamos muitas felicidades em sua nova vida.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Sera com certeza um grande jogo e muito dificil, mas acho que dá Vasco que se vencer tem tudo pra assumir de vez a ponta, vou assistir o jogo.
abraço.
Saudações do Gremista Fanático

snoopy em p/b disse...

pedrinho foi um grande jogador.
uma pena que a série de lesões não permitiu que ele tivesse uma vida de atleta constante e em alto nível.
parabéns pela homenagem que a torcida do vasco fez a ele!
aí, o fernandinho joga muita bola, hein? e já tem muita gente de olho grande nele, o botafogo inclusive.
agora, o vasco realmente levaria uma boa vantagem pelo fato de ele não poder jogar mais por nenhum outro clube grande no brasileirão.
mas seria bom mesmo que ele fosse pra general severiano... hehe
sobre o jogo, é pedreira.
vai ser um jogão e eu não vou perder.

abração, louzada!
sds. botafoguenses!!!

Anna Flávia disse...

Não tenho dúvida que o Vasco vai vencer, torço pra subida do Cruz Maltino pra onde não deveria ter saido.


Beijo

João Medeiros disse...

Fala Diegão,

Com certeza o Pedrinho vai dexar saudades. Foi um grande jogador e um profissional de grande caráter. O VASCO precisa homenageá-lo de alguma forma. Ele merece. Abração.