quarta-feira, 24 de junho de 2009

Senhores do destino

Caros amigos. Algum dos senhores já se deu ao trabalho de ler no Site da CBF o que nossos ilustres apitadores escrevem nas súmulas. Entre relatar horários, nomes dos atletas e comissão técnica, advertências e substituições, há um espaço onde cabe a eles relatar os incidentes ocorridos no jogo. E já dizia minha avó: “você só conhece uma pessoa quando dá poder a ela”. Pois bem. Ao árbitro de uma partida de futebol cabe o poder de descrever tudo o que aconteceu no campo de jogo. E eles o fazem da forma que bem entendem.
Vejam o que escreveu o Sr. André Luiz Martins na súmula da partida entre Vasco e São Caetano, dia 06/06/2009 em São Januário: “Expulsei o Sr. Dorival Silvestre Júnior, treinador da equipe C.R. Vasco da Gama, no intervalo da partida, pois o mesmo caminhou em minha direção e se aproximando disse-me as seguintes palavras insistentemente “você colocou a mão no bolso e não deu cartão para o camisa sete, você foi covarde”. O resultado disso: Nosso comandante foi suspenso por 30 dias pelo artigo 188 (manifestação de forma desrespeitosa com a arbitragem). Caso o Clube não consiga um efeito suspensivo, seremos comandados no campo pelo auxiliar Ivan Izzo.
Primeira coisa: quem é André Luiz Martins? Antes desse jogo, nunca tinha ouvido falar desse senhor. Pela federação que pertence, deve ser da mesma escola de Alicio Pena Jr. A escola dos péssimos árbitros fazedores de resultado. No Google há referências a protestos da pobre URT contra o cidadão.
Dorival jura que não falou a palavra covarde. Ele confirma que se dirigiu ao árbitro e o chamou de omisso. Inclusive jornalistas que estavam próximos ao local teriam ouvido. Mas como comprovar que o árbitro mentiu? Impossível, já que eles são os 'Senhores do Destino' do futebol brasileiro. O que eles dizem ou escrevem tem valor de verdade e ponto final.
Estranho é que nunca vi nenhum juiz relatar que discutiu ou xingou técnico ou jogador. E isso acontece aos montes como sabemos. Narrar seus erros. Nunca vi e nunca verei. Aos acusados cabe lamentar. Ou então se conformar e não ter o direito de conversar ou protestar com os senhores da verdade. E friso ainda. Nos campeonatos amadores que jogo, temos todo o direito de falar com a arbitragem. Somos ouvidos e respondidos ali na hora. E lá não vale nada. Porque no futebol profissional você falar qualquer coisa com o juiz é ofensa? Qualquer contestação vale um amarelo para o jogador ou expulsão para treinador?
Isso precisa ser revisto urgentemente. Não podemos ficar a mercê desses senhores. Se acusam, que tenham testemunhas ou imagens de TV para comprovar. Na hora, haviam várias câmeras em torno do local. Estranho que nenhuma tenha flagrado Dorival dizendo a palavra covarde.
.
No mesmo julgamento, Élton levou dois jogos de suspensão. Como já cumpriu um, ficará fora do duelo do próximo sábado. No caso do atacante, as imagens pesaram mais, considerando que o lance do seu primeiro amarelo já foi duro. Se ele já foi multado, agora precisará ser novamente, já que cometeu uma falta dura, na linha lateral, altura do meio-campo. Absolutamente desnecessário.
Com a eterna má fase de Edgar, o favorito para ocupar a vaga é o jovem Alan Kardec. Como Alex Teixeira deve ser titular na vaga de Pimpão, teremos duas pratas da casa no comando do setor ofensivo.
No mesmo julgamento, Nilton foi absolvido. O lance que gerou seu cartão amarelo e alvo de perseguição da imprensa, já foi alvo de análise recente aqui no blog. Absolvição justíssima, já que a falta só ocorreu por causa de um erro anterior do apitador. Mais um!
Mais um jogador se vai no nosso elenco. Bruno Gallo foi emprestado ao Leixões-POR. Ele que originalmente é meia de criação, vinha atuando de volante, mas perdeu espaço recentemente para Souza e Ernani.
Pela pouca idade, o melhor é realmente emprestá-lo para ver como renderá em outro lugar. De repente consegue uma sequência na Terrinha e volta para ser titular do Vasco. O que não podíamos era vender um jovem talentoso e correr o risco de vê-lo brilhar em outros local.
Para o ataque, posição maia carente quem está próximo é o atacante Adriano, do Inter-RS. Encostado no Colorado, ele viria sem custos para São Januário. Não me recordo bem do futebol desse atleta, mas pior que o Edgar ele com certeza não é.
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Gremista Fanático disse...

E o pior é que esses caras erram muito e são punidos por apenas um jogo e olhe lá, prejudicam os times no jogo e no tribunal, essas leis tem que mudar, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Almirante disse...

Perfeito Diego!

Permita-me apenas o prazer de poder assinar embaixo.

Cansei de falar de arbitragens, isso é uma vergonha!

Fogorino disse...

Meus amigos Vascainos o momento aparentemente é de dificudade, mas o time esta quase no ponto não se concordam comigo o DJ esta perdendo o comando do time e junto com isso perdendo a cabeça tenho certeza que ele ofendeu o árbitro do jogo com o São Caetano. Verifiquem a forma que ele esta agindo após os resultados negativos é fácil transferir as responsabilidades nos resultados positivos sua postura é totalmente diferente com exceção do jogo com o Corinthians, pois estava na vitrine do Futebol Brasileiro. É só deixa a paixão e analisar com a razão!

Vinicius Grissi disse...

Não vou entrar no mérito da questão apesar de concordar 99% com você, mas pode apostar: o Vasco vai recorrer e a pena vai diminuir.

Estou de saco cheio dessa ladainha do STJD.

João Medeiros disse...

Fala Diego,

Abordei esse assunto lá no "Papo na Colina" também. Mas é fato quer o rendimento do time vem caindo já há algum tempo. Os resultados positivos de então mascaravam algumas dificuldades que já estavam expostas, como um ataque ineficiente. Essa queda de rendimento parece que afetou o comportamento do time em campo que passou a jogar mais "nervoso", reclamando muito da arbitragem. NÃO ESTOU DEFENDENDO OS "SENHORES DO DESTINO", como você muito bem chamou. Mas temos que concordar que reclamar por cada marcação errada também não adianta. Os caras tem que pensar em jogar bola. Continuamos esperançosos. Espero que o Figueira pague com juros o tempo sem fazer gols...abração.

Fogorino disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alexandre Filho disse...

Borra Diego,amante da Cruz de Malta! Tava sumido,mas agora voltei!O blog com sempre ta muito bom ein cara,parabéns!
Ah,to com blog novo,quando der,passa lá falows!?
http://www.cotidianosubverso.blogspot.com
Ve se linka depois no lugar do antigo!
Abraço e Saudações Vascaínas

sobreofutebolcarioca. disse...

ABRE O OLHO DORIVAL!