sexta-feira, 5 de junho de 2009

Segue firme, Vascão!

Ano passado, após a eliminação do Vasco na Copa do Brasil perante o Sport, o título do texto do Blog para o jogo seguinte Blog foi: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Na ocasião, o time conseguiu uma boa vitória de virada sobre o forte time do Grêmio, mas por N problemas fracassou no Brasileirão e acabou rebaixado.
Hoje, a história é bem diferente. Apesar da eliminação na mesma fase, o moral do time é bem diferente. Caímos diante de uma grande equipe e sem perder um único jogo na competição. Não há vilões ou culpados. A torcida segue junto com o time e a expectativa é de que o público seja excelente neste sábado em São Januário.
Após a eliminação do Carioca, o Vasco foi até Caruaru e eliminou o Central da Copa do Brasil. Naquela ocasião, vínhamos da pior atuação da temporada. Dessa vez a história é bem diferente. Tivemos uma grandiosa atuação frente ao forte time do Corinthians. Assim, o importante é que o time siga no ritmo forte e qualificado que vem apresentando na temporada.
Em campo, a equipe deve ser a mesma. Sem problemas de suspensão ou lesão, o Vasco terá força total contra o São Caetano. Vale lembrar que em 2000, as equipes decidiram o Brasileirão, com o Gigante da Colina levando a melhor.
Nosso adversário começou mal a competição. Com três derrotas e apenas uma vitória, se viu obrigado a trocar de treinador. Amanhã será o primeiro jogo de Antônio Carlos Zago pelo time. Aliás, será seu primeiro jogo como técnico de um time profissional. Um jogador perigoso e que merece atenção é o atacante Luan. Veloz e habilidoso, precisará ser vigiado de perto pela nossa defesa.
Em nosso banco, Enrico (suspenso) será ausência. Tiago volta de lesão e estará a disposição, bem como Ernani e Alex Teixeira. O primeiro veio do Americano e ainda não estreou, enquanto o segundo há muito não era relacionado para os jogos.
Força Vascão! Vamos vencer e retomar a liderança da Série B. E dessa vez para nunca mais sair!
.
Após o jogo, nosso mestre Dorival deu mais uma aula de sobriedade na análise. Em outras palavras, falou que um time campeão pode ser feito da noite para o dia, mas que um Clube campeão se faz com o tempo. Coincidentemente, estive conversando com familiares no último fim de semana e comemorei o fato do Vasco estar em boas mãos, seguindo um caminho seguro de crescimento. E apostei com quem quisesse: o Vasco será o próximo time carioca campeão brasileiro da Série A. E isso já começava a valer este ano, mesmo conosco na Série B.
.
“estou meio chateado”, disse Gaciba após ver o lance que prejudicou o Vasco na quarta-feira. Se você que já ta com teu dinheiro no bolso tá chateado, imagina a torcida do Vasco?
Pára de chateação e faz o seu trabalho direito.
Lotto ou Penalty? Só falo depois do contrato assinado, mas pelo desenho das camisas, bem que eu preferia a primeira. O uniforme da Ponte Preta feito por eles ficou simples e bonito. Como o desenho é parecido com o do Vasco...
.
Sobre a viagem de quarta-feira, hoje posso falar com um pouco mais de calma.
Primeiramente, recomendo que qualquer um que vá assistir um jogo em São Paulo tome MUITO cuidado. A cidade é deserta no quesito policiamento. Se você bater de frente com um grupo de torcedores rivais, irá morrer e não virá um policial. Dei uma volta inteira no Pacaembu lotado de corinthianos e só vi uma patrulha. Em frente a entrada da torcida do Vasco, vários corinthianos se aglomeravam e apenas três policiais protegiam os poucos vascaínos que estavam lá por volta das 19:30. Se houvesse uma briga, eles seriam incapazes de agir.
Na saída, vimos o ônibus pegando fogo e sem nenhuma orientação, fomos obrigados a nos misturar no meio dos corinthianos e ir por um caminho absolutamente desconhecido. Felizmente acabamos chegando na rua onde queríamos. Aliás, se a torcida deles quisesse queimar todos os ônibus conseguiria facilmente. Como disse ali em cima, polícia em São Paulo é coisa rara.
Ficamos sabendo da briga que resultou em morte quando íamos de táxi para a rodoviária. Nesse caso todo mundo errou. O rapaz que faleceu foi tratado como um coitado que não é. Ele morreu, mas também poderia ter matado. Alguém que se aglomera em bandos com paus, pedras e etc para assistir um jogo dentro da própria cidade não quer coisa boa. Se preciso assistir um jogo aqui no Rio, pego o ônibus, chego ao estádio, me junto a minha torcida e quando acaba volto pra casa. Isso é ser torcedor.
Infelizmente, as torcidas organizadas em forma de gangues fazem parte da cultura do futebol brasileiro há décadas. Em alguns lugares, como no Rio, a polícia tem conseguido trabalhar de forma mais efetiva no combate a brigas. Dificilmente, se vê notícias de que uma torcida de outro estado brigou com uma daqui.
Eles são fortemente escoltados desde muito longe e horas antes do jogo já estão dentro do estádio. De lá só saem uma hora depois do jogo e são levados até a estrada, quando os torcedores do time do Rio já estão em casa.
Não adianta essa historinha de jogo com uma só torcida. Isso só pode existir na cabeça de alguém que seja absolutamente idiota. O pior é qua a imprensa paulista quer vender essa idéia para o Brasil inteiro, justamente pelo absoluto despreparo de seus policiais. Venham aqui e façam um cursinho. Pelo menos nisso a polícia do Rio sabe trabalhar.
Pra não ficar enchendo o saco, coloquei aí algumas fotos que tiramos no Pacaembu!
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Fc do Cesão / Jack disse...

DIEGO!!!
JESUS QUANTO TEMPO!!
COMO É Q C TA?
POO NEM VI O JOGO TD... MÓ SONO... RS.
MAAS TA TUDO BEM NE ?
POIS ENTAO, PENSEI DO MESMO JEITO.. O POVO DO JORNAL FALA "UMA BRIGA DE TORCIDA ACABOU COM UM MORTO E NUM SEI QTOS FERIDOS" AGORA, ME DIZ, TAVA NA CHUVA PRA QUE, SE NUM QUERIA SE MOLHAR?
SE METEU, JA ERA INFELIZMENTE É ASSIM... NAO TEM SANTO ALI... E NUM EH PQ MORREU Q NUM TAVA FAZENDO NADA, DE GRAÇA NAO FOI...
BEM... UM GRANDE ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA, ATÉ MAIS!!!
BEIJOSS

Gremista Fanático disse...

Tem que seguir firme mesmo Diego, o grande objetivo do Vasco é a subida para a seria A. Legal as fotos cara.
Abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Almirante disse...

Hoje é vitória certa. Esse time do São Caetano anda mal das pernas e num vai se criar em cima do nosso Vascão não!

Esse negócio de torcida organizada é um problema mesmo, e esse aí que morreu ta longe de ser coitado. Geralmente quem morreu, estava lá também para matar como voce disse. Lamentável esse tipo de torcedor.

abraço!