quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ficou para semana que vem

Em um grande jogo, digno da tradição e da qualidade das duas equipes, Vasco e Corinthians empataram em 1x1 em um Maracanã lotado. Sem os craques Carlos Alberto e Ronaldo, sobrou para os coadjuvantes Pimpão e Dentinho a autoria dos gols da noite. Agora as duas equipes se enfrentam no Pacaembu em busca da vaga na grande final.
Antes do jogo, as ruas em torno do Maracanã eram tomadas por um mar de vascaínos. Uma hora antes da partida, vários setores do Maraca já estavam tomados pela mais bela e apaixonada torcida do Brasil. Infelizmente a cascata foi proibida pelos Bombeiros, mas o que se viu foi uma festa linda. O placar eletrônico exibia imagens de Juninho Pernambucano, que era ovacionado pela torcida. Quando o time entrou em campo, escrevemos com sinalizadores "O SENTIMENTO NÃO PARA" e vários balões subiram carregando inúmeras cruz de malta.
Empurrado pela torcida, o Vasco desarmou logo no início e antes do primeiro minuto já criou uma chance de gol. O time buscava pressionar, mas cometia alguns erros. O Corinthians, mais bem armado, defendia e atacava em bloco, com seus atacantes abertos, dificultando assim a ação de nossos laterais, especialmente Ramon. Nervoso, o Vasco errava passes e dava chances ao adversário. Em uma delas, a bola ficou para Dentinho que marcou o primeiro gol. 1x0 Corinthians. O placar mínimo da primeira etapa, era satisfatório para o Vasco, que apresentou um futebol muito ruim.
Dorival voltou com o mesmo time, mas logo aos 5 minutos sacou Nilton e Jeferson para entrada de Mateus e Enrico. Os dois melhoraram muito o meio-campo cruzmaltino. Tanto que o time passou a criar oportunidades. Élton perdeu dois gols dentro da área, um deles feito. Aos 18 ele foi garçom. Recebeu dentro da área e fez o pivô, tocando de calcanhar para Pimpão. O camisa 11 trombou com William e a bola entrou. Explosão no Maraca: 1x1!
A torcida cresceu com o time e com a retranca armada por Mano Menezes, o Vasco foi como uma avalanche pra cima do adversário. Felipe aparecia com firmeza, bem como os zagueiros corinthianos. Em bom ataque, Elias quase estragou a noite. Fernando Prass fez defesa espetacular.
Os minutos finais foram de esforço do Vasco e cêra do Corinthians. O placar final de 1x1 não era o dos sonhos do Vasco, mas nada está decidido. Aliás, já conseguimos classificações perdendo o primeiro jogo em casa e revertendo fora. Não vai ser dessa vez que o Gigante se abalará.
Força Vascão! Faltam apenas três jogos para o sonho!
O Vasco atuou com: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton (Mateus), Léo Lima e Jeferson (Enrico); Pimpão (Edgar) e Elton.
.
De modo geral a equipe esteve muito aquém do quem vem apresentado. Dois fatores foram fundamentais: a ausência de Carlos Alberto e o fato de enfrentar uma equipe com uma disposição tática quase perfeita. Sem o capitão, nosso meio ficou perdido. Léo Lima e Jeferson se confundiam na missão de municiar o ataque. Vale lembrar que os dois nunca atuaram juntos. Nilton marcava bem, mas errava alguns passes fundamentais.
A estrutura do adversário, bloqueava um de nossos pontos fortes, as laterais. Na direita, Amaral cobriu bem Paulo Sérgio e nosso camisa 2 teve liberdade. Na esquerda, Ramon teve que ter atenção com Dentinho e só saia na boa. A saída de Jorge Henrique foi importante, já que ele dava bastante trabalho. Morais foi inofensivo.
O Corinthians defendia e atacava em bloco. Quando era atacado, todos os jogadores ficavam atrás do meio-campo, formando uma barreira difícil de ser vencida. Ao atacar, adiantava seus três atacantes, dando espaços para os volantes e laterais criarem. Aí seria fundamental que nossos meias e atacantes dessem combate, mas na primeira etapa isso não aconteceu.
No segundo tempo, Amaral fincou de vez como terceiro zagueiro. Mateus pegou Douglas e esse não jogou. Quando Boquita substituiu Dentinho, Ramon ganhou liberdade e passou a ser nossa principal arma. Ao lado de Enrico, fez do nosso lado esquerdo a principal válvula de escape do time.
Aí o Vasco cresceu, com Léo Lima mais recuado, organizando o jogo. O gol veio e poderiam ter vindo outros. Felipe se destacou no gol corinthiano.
O empate de 1x1 pode parecer ruim por dar a vantagem do 0x0 ao Corinthians. Entretanto vale lembrar: esse time do Vasco dificilmente passa em branco. Lá será outro jogão e podemos sair vencedores. O lema deve ser: respeito ao adversário, mas acima de tudo respeito ao próprio talento.
Por fim, um lamento. Uma torcida sai de outro estado e estende uma bandeira com o dizer: Vamo Invadir. Seus jogadores comemoram o gol dançando em frente a torcida rival. Ao fim do jogo, o que acontece? O visitante tem seu lado 'invadido' e a confusão se estabelece. Em um jogo desse porte, precisava provocar?
.
Sds vascaínas a todos!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Pois é, o Vasco não venceu mas ainda esta no pareo e com certeza chegará forte no proximo jogo, valeu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Vinicius Grissi disse...

O resultado foi ruim. Mas claro que um clube da grandeza do Vasco, tem condições de buscar a vaga.

Reforçado com o Carlos Alberto o time tem mais chances. E pode sim, marcar gols e vencer o Corinthians. Mas vai ser uma parada torta.