quarta-feira, 1 de abril de 2009

De volta em grande estilo

Alegria, alegria, torcida vascaína! Depois de um mês sem postagens, o Blog está de volta, celebrando um março perfeito para nosso Vascão da Gama. Sete jogos, sete vitórias, sendo duas em clássicos. Em campo, o time vem muito bem, mostrando que a boa campanha da Taça Guanabara não foi um acaso. Ontem uma vitória sobre o bom time do Macaé, com gol de Rodrigo Pimpão logo no começo da partida.
No começo da partida, nosso adversário armou uma imensa retranca. Apenas um jogador ficava na frente e os outros defendiam. A bola ficava muito com nossos zagueiros e pouco com os jogadores de armação. Assim, forçávamos passes e cometíamos erros. Em um passe vertical, Élton recebeu na direita de costas para a defesa e tocou rápido para Alex Teixeira. Rapidamente, ele ligou Ramon na esquerda, que rabiscou o lateral adversário e tocou para o meio da área, onde Pimpão apenas teve o trabalho de escorar para a rede. Élton que começara a jogada, também aparecia para concluir. Assim, aos 12 minutos, era rompida a retranca burra do Macaé.
Precisando da vitória para seguir sonhando com a classificação, o time alvianil adiantou a marcação e passou a levar perigo.
Poucos minutos após nosso gol, Tiago rebateu bola na área e Fernando cortou de forma salvadora. Com os zagueiros e laterais pressionados, o Vasco abusava dos passes longos e tinha como principal arma o camisa 33 Ramon. Aos 25, nosso ótimo lateral quase marcou um golaço, após driblar três. O goleiro Darci salvou. Apesar da boa estratégia, o Macaé falhava na parte ofensiva e antes do fim do primeiro tempo, o Vasco podia ter ampliado em lances de Alex Teixeira, Enrico e Élton.
Na segunda etapa, o Macaé fez uma pressão absurda na saída de bola. A zaga foi obrigada a recuar para Tiago em diversas oportunidades. Obrigado a dar chutões, restava ao Vasco atrair o adversário para seu campo e tentar contra-ataques. Os velozes Alex Teixeira e Pimpão, entretanto, falhavam nos passes e arremates. Dorival Jr. então sacou Alex e colocou o paraguaio Benítez, que apareceu mais para o jogo. Entraram também Edgar e Leonardo, nos lugares de Élton e Titi. O jogo ficou morno, com o Macaé procurando pressionar, mas sem chutar com perigo a gol. Nos acréscimos, Benítez quase marcou em chute de fora da área. Antes o gringo já tinha tentado fazer um gol de letra.
Assim, sem ser brilhante, o Vasco somou sua sétima vitória na Taça Rio e segue com 100% na liderança do seu grupo. Domingo tem o jogo contra o Bangu, onde podemos consolidar esse primeiro lugar, que nos permitiria, quem sabe, enfrentar um time pequeno nas semifinais. Independente disso, o importante é vencer e seguir com moral para a fase decisiva.
.
Hoje propositalmente o texto sobre o jogo é menor que de hábito. Isso porque gostaria de falar um pouco sobre nosso feliz mês de março. Evidentemente, relatar um mês inteiro e vários jogos em poucas linhas é impossível, por isso as linhas que seguem tem um teor muito mais de bate-papo.
A boa campanha na Taça Guanabara empolgou a torcida, que compareceu bem aos estádios e apoiou o time mesmo após a derrota na estréia do campeonato. Com a eliminação no tapetão, ficou a dúvida sobre nossa real força, já que ela ainda não havia sido posta a prova de verdade. Assim, a Taça Rio tinha uma grande importância para time e torcida.
Na estréia, vitória sobre o Friburguense por 3x0. Obrigação! A partida seguinte era a mais importante. O desafio era o campeão da Taça GB, o bom time do Botafogo. Jogo disputado e vitória por 4x1. Estava provada a força desse time, que hoje não deve nada a nenhum dos nossos rivais cariocas. Depois, uma suada vitória dobre o Boavista.
Contra o arquirival flamengo, uma vitória incontestável, que lavou a alma da torcida. 2x0 em campo e um baile nas arquibancadas. Mais uma demonstração da força desse time. Vitória suada contra o Mesquita e goleada sobre o Voltaço foram os passos seguintes da bonita caminhada desse grupo na competição.
As desconfianças ficaram para trás e hoje temos um belo casamento entre time e torcida. Não sei se somos os melhores, aliás no futebol a linha entre a glória e o fracasso é tão estreita que é impossível fazer tal afirmação. Mas somos fortes e a prova disso é que somos o time que mais somou pontos nos dois turnos e o único que não perdeu clássicos.
Temos uma comissão técnica focada no trabalho e a equipe é reflexo disso. Um time que defende com força, trabalha os passes e usa de seus pontos fortes para chegar aos gols. Não à toa somos a defesa menos vazada do campeonato, longe daquela coisa horrorosa do ano passado. Jogadores antes muito contestados, fazem um bom trabalho, caso de Amaral. Alguns valores surgem como o excelente Nílton e o ótimo Ramon. Os experientes Fernando e Carlos Alberto se consolidaram como lideranças positivas e são hoje fundamentais na equipe.
Se houvesse uma pesquisa sobre quem é o destaque do time no ano, haveria total equilíbrio. Mais de cinco jogadores competiriam em pé de igualdade. Certamente, isso não é um acaso. Meu voto iria para aquele que é a chave de todo sucesso, na vida e no esporte. Não entra em campo, mas decide: Trabalho!
Eletrobrás tá vindo aí...e o Juninho vai voltar
E a Mulambada toda chora, só tem Obina pra jogar
.
A todos que desejaram boas férias, muito obrigado. Elas realmente foram ótimas. Aos poucos vou respondendo a todos em seus blogs. Um grande abraço a todos os amigos.
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Almirante disse...

Seja bem vindo novamente Diego. Durante a sua ausência, o Vasco arrebentou, esperamos que com a sua volta o Vasco siga no rumo das vitórias.


Grande abraço!

Marcos Paulo - Amapá disse...

Prezado Diego, sou do Amapá e sempre acompanho suas publicações desde o ano passado, esse ano temos muito mais alegrias e espero que seja assim o ano todo...bom retorno..uma sugestão: faça um post sobre o edmundo...amanhã e o aniversário dele...saudações vascainas...

snoopy em p/b disse...

grande louzada!
grande louzada!
finalmente voltou, hein?
pensei que tivesse emendado férias com licença prêmio e tudo mais.... hehehe
eu vascão está arrebentando, como, aliás, eu já previa.
que bom que resolveram vir com tudo na taça rio.
só não precisava ter goleado o meu fogão. pô, sacanagem! hehehe
acho que nos confrontaremos logo de cara na semi-final da taça rio, isso se os amebas comandados pelo ameba-mor, ney franco, não fizerem feio e ficarem de fora.
o vasco é o time mais arrumado e dará trabalho.
acho que nos veremos na final.

faço um complemento ao seu texto: os dois responsáveis são o trabalho e... o dorival. como é bom o cara!

grande abraço e sds. botafoguenses!!!

Jorge Costa disse...

Amigo Diego
Seja benvindo novamente ao mundo da blogosfera e com suas postagens inteligentes.
Bom, mesmo tirando férias de marajá provavelmente não ficou ausente do noticiário esportivo e viu a evolução na nossa equipe e as boas partidas que tem feito.
Somos sério candidato ao título carioca se continuar-mos mantendo as mesmas pegadas e disposição impostas por Dorival Jr.
Um grande aburço do amigo

Unknown disse...

Bem vindo dde volta Diego...Senti sua falta..
Copa do mundo ta aí e o Maraca vai fechar.Mulambada toda chora,não tem estádio pra jogar!
shaushuahsua

Vinicius Grissi disse...

Acho que era você que estava pesando para o Vasco...hehehee

Brincadeiras à parte, o momento que mais me lembrei de você neste período foi na entrada triunfal do Enrico. Olho neste jogador! Vai dar muitas alegrias ao Vasco.

Impasse Livre disse...

cara, que bom que voltou de pilhas recarregadas para tb zoar o mengão guerreiro(jeferson) que é o novo integrante da família MFC(como burro-preto da vez)...e o nosso Vasco, com Dinamite enfim demonstrando força extra-campo e conduzindo com redeas frimes o clube, vai alçar voôs maiores muito em breve. aguarde! Qt ao time, gosto do pimpão e do Elton! O enrico me encheu os olhos, mas jeferson, paulo sérgio, ramos e carlos alberto são a base. fernando não me convence e o amaral resgatou o fiutebol que tinha no paulista. Abs, leandro

Gremista Fanático disse...

Pensei que tu ia ter mais que um mes de ferias, e ai como foram? imagino que tenham sido muito boas. Bom retorno. A fase do Vascão esta muito boa e acho que tem tudo pra vencer o Estadual esse ano, valeu, abraço.
Saudações do Gremista Fanático