segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Subindo mais um degrau

Debaixo de forte calor, o Vasco venceu neste sábado o Duque de Caxias por 3x1, em partida válida pela 3ª rodada da Taça Guanabara. Com o resultado, a equipe cruzmaltina assumiu o segundo lugar no Grupo A, estando assim entre aqueles que hoje se classificariam para as semifinais. Os gols da partida foram marcados por Carlos Alberto (2) e Nilton. Edivaldo descontou para o Caxias. O próximo compromisso do Gigante da Colina será na quarta-feira, às 22 horas contra o Resende, em Volta Redonda.
Após a derrota na estréia, o público compareceu em número apenas razoável em São Januário, pouco mais de 6.000 pagantes. Com a temperatura acima de 35 graus era de se esperar que as equipes poupassem as energias para o decorrer do jogo. Não foi o que aconteceu. Os times, principalmente o Vasco, começaram com velocidade total e antes dos 20 minutos, já haviam ocorrido três gols. Logo aos cinco minutos, o zagueiro caxiense furou bisonhamente e a bola sobrou para Alex Teixeira no lado direito do ataque. Ele entrou em diagonal e cruzou para a pequena área. Carlos Alberto dividiu o lance com o zagueiro Henrique, que colocou no seu próprio patrimônio. Gol contra, que o árbitro preferiu dar para nosso camisa 9. Primeiro gol de Carlos Alberto com a camisa do Vasco. O Vasco tentou dosar o jogo, mas após falta não marcada em nosso ataque, o Caxias armou o contra-ataque pela esquerda e Dudu cruzou para a área. Amaral falhou bisonhamente e Edivaldo ficou livre para empatar. 1x1!
O gol não abalou o Vasco. Poucos minutos depois, Alex Teixeira puxou contra-ataque em velocidade e lançou Rodrigo Pimpão. A zaga voltou a falhar e nosso atacante, em um pique de dar inveja a Usain Bolt chegou antes do goleiro Borges, que foi obrigado a cometer o pênalti claro. Carlos Alberto cobrou rasteiro para deixar novamente o Vasco a frente do placar. 2x1!
Depois dos primeiros minutos frenéticos, o jogo caiu de ritmo. Os times procuravam o ataque, mas sem o mesmo ímpeto inicial. As melhores chances continuaram sendo do Vasco, sempre que o time procurava jogar em velocidade, especialmente com os inspirados Alex Teixeira e Pimpão.
Apesar da queda da temperatura, o jogo não ganhou qualidade na segunda etapa. Pelo contrário, em alguns momentos ficou chato de se assistir. Isso se deve, principalmente a péssima arbitragem de Nilton feitosa de Nascimento. Qualquer contato era marcada falta e em alguns momentos, nem os jogadores pareciam entender a sinalização da arbitragem. Nilton era um dos mais impacientes. A melhor chance do Caxias foi logo no início, com Dudu chutando para excelente defesa de Tiago.
Para não dar chance ao azar, o Vasco matou o jogo no meio do segundo tempo. Aos 22, a dobradinha Paulo Sérgio-Nilton, a exemplo do jogo contra o Tigres, voltou a funcionar. Nosso camisa 2 cobrou falta com perfeição na cabeça de Nilton, que cabeceou com firmeza para o gol. 3x1 e vitória sacramentada. Depois disso, o Vasco soube controlar o jogo e Dorival Jr. deu oportunidades a Faioli e ao estreante Élton, além de sacar o estafado Nilton para entrada de Mateus. Com dois atacantes canhotos e com presença de área, o Vasco criou poucas oportunidades, sendo a melhor em chute de Elton para defesa de Borges.
Assim, jogando para o gasto, o Vasco conseguiu o resultado que precisava e subiu ainda mais na classificação. O ponto negativo do jogo ficou pelo terceiro amarelo de Carlos Alberto que desfalcará o time na próxima quarta, estando porém confirmado para o clássico contra o Fluminense no domingo.
.
Na parte individual, o time quase todo foi bem, exceção a Amaral, que falhou feio no gol do Caxias. Com a entrada de Nilton, a defesa fica mais bem protegida, faciltando assim os trabalhos dos zagueirs e de Tiago, que quando solicitados, foram bem. Nossos laterais continuam forçando as jogadas de linha de fundo, coisa que não víamos há anos no Vasco. Quando tivermos um atacante com força nas bolas aéreas, o time ficará ainda melhor.
Do meio pra frente, muita velocidade. Pimpão vem ganhando a confiança da torcida com dribles e arrancadas. Alex Teixeira mostrou que não quer sair do time e teve grande atuação. Jeferson ainda parece em adaptação ao esquema, já que é forçado a voltar um pouco mais, dando suporte às subidas de Ramon. Carlos Alberto teve uma atuação na média, fazendo o que se espera dele, conduzindo e ditando o ritmo do time jogar. Destaque para seus primeiros gols no Vasco.
Na quarta, com o desfalque de Carlos Alberto, é possível que Dorival Jr. opte por recuar Alex Teixeira e entrar com Elton ou Faioli no comando de ataque. Assim, poderemos ver o time com uma nova formação, que provavelmente será a principal da temporada.
Ah, e pra quem achava que nada podia ser pior que a zaga do Vasco de 2008, valeu a pena ver a defesa do Caxias. Ou os caras eram vascaínos fanáticos ou foram apresentados a bola no sábado. O camisa 4 Eduardo Teles causava risos na arquibancada.
.
Respondendo aos comentários:
Christian - Será linkado. Abrazos!
Joel - Esses jogos de início de temporada serão bons para o time ganhar em evolução. Que assim seja
FC do Cesão - Obrigado e que a sorte dure até a final. Boa semana! Abs!
Vinicius - Nilton está muito bem no time e creio que não sai mais. Uma boa vitória e mais uma boa atuação dele.
Carlos Jr. - Seu blog será linkado. Abraço e SV!
Sobre o FC - Grato!
Jorge - Está desculpado, amigo, sei bem como é isso. Aos poucos nossa equipe vai se encaixando e poderemos fazer uma melhor avaliação. Abraços!
.
Sds vascaínas a todos!

8 comentários:

Saulo disse...

O Vasco perdeu o primeiro jogo, mas eu disse que ia melhorar.
A torcida vascaína precisa ter muita calma com o time porque foi todo reformulado.
O time já vem apresentando um bom jogo e o Dorival sabe das coisas.

snoopy em p/b disse...

diego,
é impressionante como é veloz o rodrigo pimpão!
boa vitória do vasco, que, certamente, estará nas semifinais.

abração e sds. botafoguenses!!!

Vinicius Grissi disse...

Como esperado, mais uma vitória fácil do Vasco. Porém, o Campeonato Estadual não pode servir para iludir o torcedor. O nível dos adversários é muito baixo.

Impasse Livre disse...

Essa escada é bem grande, mas vamos galgar degrau a degrau por mais dificil que ela seja, o time está ajustado e foi nos ataques do dc que vi isso, o time bem postado em campo e como joga bola esse nilton, falta só o mateus ao lado dele, sem o amaral pro time fluir mais...cara, la no blog ta polemizando flamenguistas com vascainos, no post do vascaino charles, da um help lá...rs

Almirante disse...

O pimpão é bom de bola, mas por vezes prende demais a bola. Paulo Sérgio e Nilton estão em prefeita sintonia( viu Wagner, é assim que se cruza) . A zaga ainda me preocupa, amaral é um perigo constante. Esse esquema montado pelo Dorival na minha opinião sacrifica demais o jéferson, apesar do Ramom ter mostrado ser um lateral com alguma qualidade.

grande abraço!

Nosso Asterisco * disse...

A cada dia melhor.. Que venha o proximo degrau
Amaral; Até cabe comparações com o Jorge Luiz.. =/

"Assim, poderemos ver o time com uma nova formação, que provavelmente será a principal da temporada.. "
A escalação mais aguardada até agora ^^
Buenas Noches

Andy Carvalho

Jogo Aberto disse...

carlos alberto esta de parabens

Unknown disse...

O Vasco esta mostrando uma força de reação muito boa em 2009!Forte candidato ao título!É reunir forças e voltar a elite do Brasileiro também.Séra muito ruim não ir ao São Januario este ano!