terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Impressões iniciais

Foram apenas dois amistosos e três jogos oficiais. Pouco para se avaliar um trabalho ou a qualidade de um ou outro jogador. Tudo que for dito agora são apenas impressões iniciais, já que alguns atletas ainda estão aprimorando a parte física e podem melhorar seu rendimento no futuro. Mesmo assim, todo torcedor vascaíno já começa a tirar conclusões sobre o time e comigo não poderia ser diferente. Alguns jogadores vem agradando bastante, outros nem tanto. Aos que vão bem, meu desejo que continuem assim e aos que não vem agradando tanto, a torcida para que possam melhorar e subir de produção.
No gol, após a saída conturbada de Rafael, Tiago herdou a posição. A exemplo do que aconteceu no Estadual do ano passado, vem tendo atuações seguras e a qualquer falta de perto da área, a torcida grita seu nome. Apesar de ter ido mal no Brasileiro passado, a torcida nada tem a falar dele nesse início de ano. Fernando Prass, veio de Portugal para ser titular, mas por ter chegado tarde ao Clube, precisará suar para entrar no time. Uma substituição sem motivos claros pode causar problemas ao grupo e no gol, onde o trabalho é praticamente individual, isso se torna ainda mais claro.
Na lateral direita, Paulo Sérgio veio cercado de esperança de que o Vasco enfim tivesse um lateral que soubesse cruzar. Sem a mesma velocidade do seu antecessor Wagner Diniz, compensa com a facilidade de chegar à linha de fundo e a precisão nas cobranças de falta, já tendo dado duas assistências. A melhorar apenas o arranque, que às vezes o impossibilita de alcançar bolas mais longas, e a marcação, já que por seu lado saíram dois dos três gols sofridos pelo Vasco no Carioca.
Na zaga, Titi e Fernando tem estilos semelhantes. Fortes e excelentes no jogo aéreo, sofrem ao enfrentar atacantes de velocidade. No mano a mano, cometem faltas duras, que em um jogo mais complicado podem comprometer. Gian parece ter o mesmo estilo, o que leva a crer que o recém-contratado Leonardo pode ter uma chance em breve no time.
Na esquerda, Ramon chegou no meio da pré-temporada e agradou tanto que ganhou a vaga. Assim como seu parceiro na direita, chega bastante a linha de fundo e até mesmo por ser mais jovem, usa muito a velocidade. Apresenta muita vontade na marcação, apesar de às vezes deixar um buraco às costas. A consertar, apenas o excesso de vezes em que tenta o drible, no que por vezes é desarmado e pode gerar contra-ataques.
Na proteção da defesa, tivemos a volta de Amaral, que nunca agradou à torcida. Com pouquíssima qualidade com a bola nos pés, o volante vem colecionando falhas, a mais recente contra o Caxias. Com a paciência da torcida já no limite, não deve demorar muito para que a de Dorival Jr. também acabe. Léo Lima começou o ano como titular, mas sentiu uma lesão já na primeira rodada, sendo substituído por Nilton. O ex-jogador do Corinthians vem sendo um dos destaques deste início de ano, com muita garra, pegada e ainda presença de área, já tendo feito dois gols. Mateus entrou em algumas partidas no lugar de Amaral, melhorando a saída de bola do time. Com o retorno de Léo Lima, é possível que ele retorne como segundo volante, sendo Nilton recuado para o lugar de Amaral.
Na armação, Jeferson e Carlos Alberto vem como titulares desde a pré-temporada. O camisa 10 vindo do Santo André dá um suporte maior a marcação, cobrindo os avanços de Ramon. Quando vai à frente, mostra qualidade e por vezes até arrisca bons chutes de fora da área. Por vezes, desaparece e isso é um fator a melhorar. Carlos Alberto assumiu a responsabilidade de conduzir o time. Começou devagar, mas cresce claramente jogo após jogo. Nos momentos complicados, chama a responsabilidade da partida. A melhorar apenas o excesso de vontade, que já gerou três cartões amarelos e uma suspensão. Fernandinho foi titular na pré-temporada, mas se machucou e somente amanhã jogará oficialmente.
Alex Teixeira e Rodrigo Pimpão tem formado uma dupla de muita velocidade. Por terem características semelhantes, os dois demoraram a se encaixar, mas agora parecem já ter adquirido um pouco mais de entrosamento. Ainda assim, acredito que um dos dois perderá a vaga para um centroavante de ofício. Prova disso é que no decorrer de todos os jogos, Dorival Jr. tem mudado as peças, dando oportunidades a Faioli, Carlos Antônio e Élton, tendo o primeiro inclusive já marcado dois gols. Apesar da compreensível (em virtude de atuações ruins há algum tempo) má-vontade de parte da torcida em relação a Faioli, pelo mostrado em 2009, o atacante faz por merecer mais oportunidades no time.
Evidentemente, o Carioca não pode servir de parâmetro para muita coisa. Certamente Dorival Jr. saberá verificar quais as peças que podem ou não continuar no Clube para o segundo semestre e quais as posições carentes.
.
"Reformamos as dependências do Departamento de Patrimônio e da Presidência e construímos uma sala exclusiva para o Departamento Jurídico e uma nova sala para o CPD"
"Reformamos todo o sistema de esgotos do estádio (...) O Departamento Médico também foi bastante contemplado, ganhando melhorias de aparelhagem, instalações e saunas"
"No Calabouço reformamos principalmente as instalações das dependências da sede, como as paredes, a parte estrutural da escada e agora iremos colocar novo piso e sistema de ar-condicionado"
"Na Sede Náutica da Lagoa reformamos banheiros, refeitórios, garagem dos barcos e a sala de musculação, com a instalação de pisos apropriados"
Esses trechos foram extraídos da entrevista de José Carlos Andrade, assessor da VP Patrimônio do Vasco. Obviamento é sempre bom ver o Clube realizando obras de melhoria e conservação, mas...
O Clube não estava falido? Diziam não haver dinheiro para pagar os funcionários demitidos e os que ainda estão no Clube, mas foram feitas obras para atender a diretoria. Como assim? Alguém pode explicar o que ocorre em nosso Clube? Será que o salário do orgulhoso assessor está atrasado?
Aqueles que tanto criticaram a 'Ditadura da Colina' deveriam agora ser transparentes com o torcedor.
.
Respondendo aos comentários:
Saulo - Que o time continue melhorando jogo após jogo. Com duas vitórias, a torcida já está mais confiante no time e no trabalho do Dorival.
Snoopy - O Pimpão em nada lembra o ursinho com o mesmo nome (rs). Quem sabe nos encontramos na semi ou nas finais. Abraço e sds!
Vinicius - O Carioca em nada pode iludir a torcida como você bem frisou. O importante é estar nas semifinais, enfrentar os rivais e preparar o time para os desafios futuros.
Maldita FC - Em breve o Amaral vai sair do time. Que o time siga subindo na tabela e de produção. Participei lá, mas não tinha aparecido meu comentário. Abraço!
Almirante - O Pimpão, se for mantido como centroavante, certamente saberá mudar seu estilo e soltar mais a bola. Amral, não dá. Abração!
Andy - Aff, Amaral e Jorge Luiz. Que dupla dos pesadelos. Amanhã, deve entrar o Fernandinho, assim o time deve se manter no mesmo estilo.
Sobre o FC - CA está arrebentando
Renata - Seria ótimo vence o Estadual nesse ano e também voltar à elite. Minas pra mim este ano só contra o Ipatinga :(
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Almirante disse...

como sempre, faço das suas minhas palavras. Ainda esta muito no começo para tecermos comentários mais específicos de cada um, mas minhas impressões são as mesmas. Apenas acho que o Dorival tem que armar um esquema que não sacrifique tanto o jéferson, pelo pouco que vi ele tem qualidade mais aparece muito pouco na frente. Ramon é uma grata surpresa, finalmente alguém com algum talento pelo nosso lado esquerdo.

grande abraço!

Kampelo disse...

Minhas impressões iniciais também são as mesmas. Quanto ao Amaral, o kra vai completar 100 jogos pelo maior clube do Brasil, acho q ele deveria descanssar bem longe do Rio, sem se preocupar com o tempo, e q fique pra lá mesmo.
Oh Dourival, tira o Amaral, pô!!!
.
Eu tava pensando tbém: como q o VASCO vai se sustentar sem patrocinador? A diretoria vai enrolando e ainda não assinamos com a Eletrobrás...Oq vc acha a respeito disso? O Vasco tá agindo bem por enquanto?

Abração

Maldita Futebol Clube disse...

Diego, qt ao fim da sua postagem, acho que se ele está falando, está realmente mostrando transparência...reformar sistema de esgoto do estádio, departamento médico, instalações do calabouço e da sede nautica, me desculpe, mas abrange a todos não só a diretoria...e a reforma da parte da diretoria, tb acho que faça parte da infra estrutura para administar o clube!qt aos salários dos funcionários vc não te m noção das discrepâncias...rs...pagavam ao guardador do portão do carro do eurico...R$ 5.000 (isso mesmo) 22 funcionários que batiam ponto regularmente ,desde a saída do nefasto não aparecem por lá, foram intimados por carta precatória e tudo...tipo muito estranho e em relação a transparência, acho que dado o que ocorria antes, estamos muito mais transparentes do que erámos e nós, torcedores e jornalistas, hoje cobramos essa transparência muito mais do que cobravamos da diretoria anterior, não concorda|? De resto é isso, sigo acreditando na nova diretoria e confiante no time