quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Rumo ao topo, Vascão

Nesta quarta-feira, às 22 horas, o Vasco enfrenta fora de casa o Resende, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. A partida, válida pela 4ª rodada da Taça Guanabara é fundamental para as pretensões de classificação dos dois times. Com o empate do Americano ontem, uma vitória pode elevar o Vasco a condição de líder do grupo A.
Após estrear com derrota, o Vasco se recuperou e venceu bem Tigres e Duque de Caxias. Assim, chegou aos 6 pontos, ocupando atualmente a vice liderança da chave. Na liderança do grupo está o Americano, com 8 pontos e quatro partidas já disputadas. Após largar com duas vitórias, o time campista empatou no fim de semana com o Tigres e ontem novamente ficou em igualdade, desta vez em 1x1 contra o Cabofriense. Em caso de vitória, o Vasco chegaria aos 9 pontos, assumindo assim a liderança.
Nosso rival de hoje tem 4 pontos e está atualmente na 5ª posição do grupo. Em caso de resultado positivo e uma combinação de outros resultados, pode terminar entre os líderes. Vale ressaltar que se ainda quiser sonhar com a classificação, o time do Sul Fluminense precisa desesperadamente da vitória. Também brigando pela vaga, temos o Madureira, atualmente com 5 pontos e o Fluminense, com 4.
Uma vitória hoje pode colocar o Vasco em uma situação boa na tabela. O resultado positivo também é fundamental para que o time entre mais tranquilo no primeiro grande desafio da temporada, o clássico contra o Fluminense, no domingo.
No adversário de hoje, alguns velhos conhecidos da torcida vascaína. O principal deles seria Viola, que machucado, não joga hoje. Bruno Meneghel, destaque na base vascaína, hoje é artilheiro do Estadual e grande esperança do Resende. O zagueiro Breno que apenas treinou em nosso Clube também é titular. Bruno Leite, também revelado no Vasco, foi expulso na última rodada e não joga. Márcio Gomes, ex-Botafogo é outro jogador com passagem por um grande carioca.
No Vasco, a escalação será praticamente a mesma dos últimos jogos. Com o desfalque do capitão Carlos Alberto, Dorival Jr. optou por manter o esquema com Pimpão e Alex na frente e promover a entrada de Fernandinho no meio. O jogador, com boa passagem pelo Figueirense, faz sua estréia oficial e conta com muita confiança do treinador, como provaram diversas entrevistas essa semana. A faixa de capitão fica com o zagueiro Fernando.
A partida de hoje será a centésima de Amaral com a camisa do Vasco e a de número 50 do goleiro Tiago.
Assim como semana passada, a torcida do Vasco invadirá a estrada e partirá rumo a mais uma vitória. Apesar do péssimo horário, novamente estarei lá e amanhã trarei a cobertura completa para o blog.
.
Ainda sobre o fim do texto de ontem, reafirmo que obras são importantes e São Januário precisa de muitas, inclusive na fachada. Porém, a dignidade das pessoas que trabalham para O Vasco é muito mais importante, até porque quem chegou no Clube não achou salas de diretoria em estado deplorável (ou será que quem estava antes trabalharia em uma sala maltrapilha?).
"Estamos passando necessidade. E não tem um cara específico para responder a nós, funcionários, dar uma previsão de pagamento. Tem gente sendo despejada, com a família em necessidade. Ainda bem que o Vasco dá café da manhã e almoço. Aí comemos. Mas e as nossas famílias?" (28/01/2009)
Se um funcionário diz isso e o presidente responde: "Vivemos uma situação melhor do que a maioria dos clubes do Rio. Há situações pendentes. Mas a partir do momento que acertamos o passo com a Eletrobras, a Champs, poderemos honrar os compromissos. Será um ano de dificuldade. Vamos pagar dívidas que não são do nosso tempo, mas são do Vasco"
Se os salários em janeiro estão atrasados, são sim do tempo do 'Novo Vasco'. Em janeiro já usamos o uniforme da Champs, provavelmente já recebemos algum dinheiro da empresa e até agora nada para nossos trabalhadores.
Chega desse discursinho de 'novo Vasco'. O Vasco é um só, com seus ativos, seus passivos e o mais importante: 110 anos de uma história de um Clube do povo e para o povo. Se os trabalhadores não são respeitados no seu mais sagrado direito dentro do Vasco, isso constitui uma mancha não só administrativa, mas à nossa linda história.
Quanto a comparações com a ex-diretoria não esperem isso aqui no Blog. A antiga administração sofreu muitas críticas minhas enquanto esteve no poder, como podem provar inúmeros textos de 2007 e início de 2008. Hoje, quem está no Clube são outras pessoas e serão justamente cobradas por seus erros e atitudes.
.
O acordo com a Eletrobrás por enquanto não passa de um sonho. Um dos mais exaltantes na época do acordo, José Henrique Coelho, agora se esquiva das perguntas: "Eu não estou muito por dentro disso porque quem está tocando é o comercial. Mas sei que ainda está na dependência de algumas CND's". Ora, se o Coelhinho ocupa o cargo de vice de marketing, quem deveria saber sobre o andamento de um contrato de patrocínio?
O anúncio do acerto foi feito no dia 10 de dezembro e na época, os dirigentes afirmavam haver condição de pagar as dívidas pendentes e receber as certidões. "[A dívida] já está toda catalogada aqui, mas eu não tenho permissão para liberar os valores. O que eu posso dizer é que só estamos esperando o posicionamento da Eletrobrás para fazer o pagamento", disse Luiz Américo, vice-presidente jurídico do clube, na ocasião.
Hoje, passaram pouco menos de dois meses e nada foi resolvido. O contrato com a MRV terminou e hoje entraremos em campo com a camisa sem patrocínio. No orçamento apresentado aos Conselhos do Clube estava prevista que a maior arrecadação seria a verba da Eletrobrás, mas com o tempo passando, esse valor reduzirá cada vez mais. Após a data da resolução, só receberemos a primeira cota depois de um mês. Sendo assim, dois meses já se passaram e nenhum tostão furado entrou.
Estarei acompanhando o desenrolar da situação e novidades serão postadas aqui.
.
Almirante - Se o Amaral sair e entrar um volante que saiba marcar melhor e quem sabe um zagueiro de velocidade, o Jeferson poderá sair com mais tranquilidade. A entrada do Nilton já foi importante neste sentido, já que contra o Americano, nosso camisa 10 recuou demais. Tô gostando do Ramon. Abração!
Kampelo - O Amaral não merecia nenhum jogo com nossa camisa, quem dirá 100. Sobre Eletrobrás, tudo que penso está aí em cima. Abração!
Maldita FC - Falei em transparência no sentido de valores. Independente do valor do salário, todos eram ou são funcionários do Vasco e não de presidente A ou B. Quem anda faltando, que seja demitido por justa causa e se tomem as corretas providências. Quanto à transparência, ainda sinto falta de algumas coisas, como os valores envolvidos em negociações, que não foram divulgados. A cobrança se deve a expectativa que se criou e por enquanto, houveram muitas decepções. Com o time sigo otimista, com parte dessa diretoria nem tanto. Abraço e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Danilo Damasceno disse...

O Vasco vem subindo de produção, principalmente quando Carlos Alberto se destaca.Abração

Vinicius Grissi disse...

Uma pena que os clubes brasileiros ainda passem por esta situação. É preciso valorizar os funcionários. Muitos deles estão aí há vários anos se doando pelo clube.

Kampelo disse...

Olha lá sua caixa de entrada no hotmail, mandei um anexo... Flw

Almirante disse...

è uma pena mesmo que muitos trabalhadores não estejam recebendo pelo seu trabalho e dedicação ao Vasco. Quanto ao time, Bom, hoje é dia de cair na estrada e assumir a liderança!!! Grande abraço!

André Funger Schmidt disse...

Fala Diego!
Eu já conhecia o seu blog, vc comentou a um tempo atrás no meu blog tb!
Com certeza aceito a parceria, vou colocar o seu link lá!
Forte abraço e saudações vascaínas!

snoopy em p/b disse...

grande vitória do vasco ontem.
o primeiro tempo foi ruim, mas o segundo foi muito bom.
o time está em franca evolução.

e parabéns pelas cobranças à atual diretoria. isso mostra responsabilidade e independência de sua parte, pois sempre acompanhei sua cobrança com a diretoria antiga.

é isso aí!

abração e sds. botafoguenses!!!