segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Melhorando...

Ontem, em Cariacica, o Vasco venceu a Desportiva Capixaba por 1x0 no seu último amistoso antes da estréia do Campeonato Carioca 2009. O gol da vitória cruzmaltina foi marcado pelo zagueiro Titi, após cobrança de escanteio de Alex Teixeira. Apesar do magro placar, a partida, assistida por 12 mil espectadores, mostrou uma clara evolução do time vascaíno. A estréia no Estadual será sábado, contra o Americano em São Januário.
Destaque inicial para a bela presença da torcida vascaína, que com faixas, bandeiras e cantos, mostrou mais uma vez sua força no Espírito Santo. Cantando o tempo todo, a torcida reverenciou o ídolo Edmundo e deu força a todos os novos jogadores, saudando-os quando substituídos. Que esse exemplo seja a tônica de todo o ano, com a torcida sendo a força motora do time em 2009.
Em campo vimos um Vasco infinitamente superior tecnicamente, mas claramente com problemas de entrosamento, além de ter que lutar contra o péssimo gramado, que dificultava a condução de bola. Com Rodrigo Pimpão como referência no ataque, o time contou com a aproximação dos meias e dos laterais para levar perigo ao gol do goleiro Walter, que apareceu com destaque.

Em ritmo de treino, nossa equipe titular encontrou do outro lado uma equipe muito fechada, o que não nos impossibilitou de criar jogadas ofensivas. Léo Lima, atuando como segundo volante, chegava bem ao ataque, mas pecava nas finalizações. Jeferson atuou recuado demais, não podendo assim, mostrar o bom futebol que chamou a atenção no Santo André. Um lado positivo da movimentação foi a boa postura defensiva, que não deu a mínima chance para o time capixaba. Rafael foi um mero espectador da primeira etapa. Mesmo com o domínio, o Vasco não conseguiu balançar as redes e o placar dos primeiros 45 minutos foi 0x0.
No segundo tempo, a equipe manteve a postura ofensiva. Aos 12 minutos, Walter fez uma defesa sansacional em cabeçada de Fernando. Minutos depois, Dorival Jr. sacou Léo Lima e Carlos Alberto para a entrada de Alex Teixeira e Faioli, puxando Rodrigo Pimpão para sua posição de origem, como segundo atacante. Com um típico camisa 9, a melhora do time foi evidente. Aos 20, Faioli deu um chutaço de fora da área, exigindo grande defesa de Walter. Na cobrança do córner, Alex Teixeira cobrou na cabeça de Titi que subiu no quinto andar e testou forte sem chances para o goleirão. Vascão 1x0 e festa da torcida.
O Vasco seguiu em cima, mas em um ritmo mais lento. As faltas se multiplicavam de ambos os lados e o juiz abusava de distribuir cartões. Aos 26, Fernando levou o segundo cartão e foi expulso, deixando o Vasco com um a menos. Dorival Jr. aproveitou para fazer experiências e a Tiva se engraçou. Foi uma experiência válida para esse novo grupo se acostumar a ser pressionado e em amistoso, todo aprendizado é válido. O jogo terminou mesmo em 1x0 e a primeira vitória vascaína com o novo uniforme da Champs. Que seja a primeira de muitas!
O time atuou com: Rafael; Paulo Sérgio (Fágner 28'/2ºT), Fernando, Titi (Mateus 35'/2ºT) e Ramon (Fernando Galhardo 35'/2ºT); Amaral, Léo Lima (Alex Teixeira 18'/2ºT), Jéferson (Bruno Gallo 43/2ºT) e Fernandinho (Enrico 25'/2ºT); Carlos Alberto (Faioli 18'/2ºT) e Rodrigo Pimpão (Gian 28'/2ºT)
.
Longe de ser brilhante, mas em franca evolução. Assim pode ser definido o time vascaíno após o amistoso de ontem. Diferentemente, do duelo contra o Vilavelhense, a equipe mostrou mais rigor tático e bom trabalho de passes. A aproximação de Léo Lima ao ataque é um fator positivo contra equipes mais fracas e retrancadas, mas sua ajuda na defesa será fundamental nos clássicos e em jogos mais equilibrados. Os laterais mostraram qualidade no apoio e nos cruzamentos, sem vacilar na marcação. Pelo visto, essa pode ser a grande força do Vasco 2009. Se contarmos com um centroavante bom na bola aérea, será preciso muito cuidado dos adversários.
A lamentar a falta de um camisa 9. Pimpão se esforçou mas parece render melhor caindo pelos lados, no lugar por exemplo de Fernandinho, que mais uma vez não mostrou nada demais. Enquanto Elton não tem condições de jogo e Alan Kardec está na Sub-20, seria uma boa dar oportunidade a Faioli, que vem mostrando bastante empenho na pré-temporada. Ciente de que essa pode ser sua última oportunidade no Vasco, o atacante canhoto vem trabalhando forte para agradar Dorival Jr.
Na defesa, Titi mostrou muita qualidade e força e parece ter ganho a vaga de Gian. Fernando foi expulso por abusar das faltas fortes, mas no geral também teve boa atuação. Amaral continua o mesmo. Muita luta e pouca técnica. Com a lesão de Nilton começará a temporada como titular.
Como palpitar não faz mal a ninguém, pelo visto até o momento, meu time para a estréa seria: Rafael; Paulo Sérgio, Titi, Fernando e Ramon; Amaral, Léo Lima, Jeferson e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Rodrigo Pimpão) e Faioli.
.
"Estamos tendo dificuldades para fazer contratações de peso. Vamos nos concentrar na preparação do time para a disputa da Série B do Brasileiro. O Estadual será usado como um laboratório. Se der para ganhar, tudo bem, mas não quero enganar ninguém".
Pra quem se elegeu prometendo fila de investidores e craques engatilhados, a realidade tem se mostrado bem diferente, hein presidente. Se no ano passado o time era fraco e a culpa era da 'herança maldita', esse ano a culpa é de quem? Ah! Bela forma de incentivar o grupo ao afirmar que os jogadores não são de peso. Só falta dizer agora que só contrataram jogadores ruins.
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - Gastarão todo o dinheiro do mundo e nunca vão chegar aos nossos calcanhares.
Marketeiro - Se lesse meus textos saberia que na grande maioria das vezes sou otimista, principalmente quanto ao Time dentro de campo. Porém, com as coisas que acontecem erradas do lado de fora, não posso deixar passar batido e tenho como dever ser responsável e imparcial nos meus textos. Quando a direção merece elogios, os faço, com todo prazer, afinal quero sempre o bem do C.R. Vasco da Gama.
Snoopy - O melhor é que eles são imorais, se acham espertos e não ganham nada. Só nos fazem rir. Abraço!
Maldita FC - A diretoria anteior também abusou de errar e diversas vezes (inclusive no texto mais famoso do Blog) detonei Eurico e sua administração. Porém, a diretoria nova também vem abusando do direito de errar e nem mesmo na honestidade de alguns posso confiar. Quanto à herança maldita citada por eles, tem time no Brasil em situação muito pior e ninguém fica chorando e sim arregaça as mangas e trabalha. Quero só ver a tal modernização do escudo. Só espero que ele não fique 'fashion'. Grande abraço, amigo Leandro.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Uma pena Fernandinho não ter ido bem. Acho ele um bom jogador. E o Fernando não muda mesmo. Nem em amistoso contra o Desportiva ele alivia.

Danilo Damasceno disse...

Cara Diego, pelo que vi o Vasco vem evoluindo sim, e se Léo Lima e Carlos Alberto pelo menos manter essa vontade de jogar já e meio caminho andado!Abração te aguardo no Pitacos para conferir as novidades e nova programação.

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Impasse Livre disse...

Há luz no fim desse túnel, mas primeiro precisamos reparar a quantidade de obras para se reconstruir o lugar. O coração do time melhorou muito, o meio campo Leo lima, Jeferson E carlos Alberto sabem tocar a bola e bem , o ataque precisa de alex teixeira e de um matador, a oarco e a flexa.... e a defesa precisa de alguém para o lugar do Fernando...que é fraco, o Titi carece de mobilidade, os laterais são bem razoaveis e o goleiro Thiago não me traz confiança...o fernando que chega é bom goleiro, mas precisamos de um Hélton, por exemplo e para o ataque sugirop três nomes sumidos, experientes, bons, bopnitos e baratos: Magno Alves,Dodô e Christian... bnons finalizadores e cabeceadores natos!

snoopy em p/b disse...

diegão,
não sou "amante da cruz de malta", mas faço questão de comentar aqui, por respeitar a cruz de malta... hehehe

cara, apesar de tudo o que você falou uns posts atrás, a torcida do vasco tem mesmo que fazer a diferença e apoiar o time acima de qualquer coisa. tal qual, aliás, fez no final do ano passado, ainda que não tendo sido suficiente para mudar o quadro.

agora, outra coisa, esse nome pimpão lembra a turma do balão mágico, hein?!?! hehehe
bons tempos...

abraço e sds. botafoguenses!!!