quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Volta Conca!

Encerrou-se esta semana o prazo para que o Fluminense exercesse seu direito de compra sobre os direitos do apoiador argentino Dario Conca. O River Plate, dono do passe do atleta, pode agora negociá-lo com quem queira. Nem mesmo o possível aporte financeiro da Traffic dá esperanças aos tricolores, já que a empresa não considera que o gringo possa trazer retorno futuro. Vale lembrar que o River pede R$ 6,5 milhões por Conca e não considera a hipótese de um novo empréstimo, o que já fez em 2007 (Vasco) e 2008 (Fluminense).
Vocês devem agora estar se perguntando onde o Vasco entra nessa história. Quando saiu do Clube, no fim de 2007, Conca o fez porque o Vasco não tinha condições de segurá-lo e o River preferia vê-lo na vitrine de um time que disputava a Libertadores. Conca teve um bom ano nas Laranjeiras, mas não a ponto de chamar a atenção dos europeus. Durante a briga do Vasco contra o rebaixamento, o jornal O Dia publicou declaração do gringo: ‘nosso Vascão vai sair dessa’, o que deixa claro que o ano que passou na Colina não foi esquecido.
Além disso, outro fator positivo é que não apareceram muitas propostas pelo jogador. Acompanhei com atenção o noticiário sobre Conca e as únicas especulações foram ligadas a um time dos Estados Unidos. Para um atleta talentoso e jovem, sem dúvida, não é um sonho atuar na terra do Tio Sam, o que facilita uma possível negociação com um time brasileiro.
A Champs, nova fornecedora de material esportivo, prometeu ajudar o Vasco em uma eventual negociação, além é claro do bom dinheiro da Eletrobrás que entrará em breve. Para a fornecedora, trazer Conca e fazê-lo de garoto propaganda seria uma chance ótima de aparecer bem no mercado. Para o Vasco, seria a certeza de ter um jogador acima da média para a temporada 2009, além de um ídolo para a torcida. Se o projeto para o ano que vem é ter um elenco jovem, sem craques em fim de carreira, Conca se enquadra tranquilamente nesse plano.
Não sei se o negócio é fácil, mas sem dúvida é possível. Cabe à direção procurar o River e viabilizar o negócio. Com o jogador, os valores poderiam ser negociados e creio que algo em torno de R$ 100 mil seja o suficiente para fechar contrato. Além de um investimento esportivo, Conca pode dar retorno financeiro, já que sobrará na Série B e chamará a atenção de times de todo o mundo, a exemplo do que aconteceu com alguns jogadores do Corinthians, como Dentinho.
A parte do Blog está feita e apesar de ser um grão de areia no deserto, quem sabe alguém não lê esse texto e leva pra diretoria. A torcida vascaína agradeceria.
** Upload: Sobre o possível interesse do São Paulo, pesquisei mais a respeito e vi que o Clube do Morumbi planeja trazer um meia e trabalha com alguns nomes, sendo um deles mesmo Conca. Por ser alto investimento, não é a prioridade. Danilo e Fernandão são outros cogitados.
.
Respondendo aos comentários:
Almirante - Começamos bem no mercado com o Dorival e agora é ir à caça pra montar um bom time. Grande abraço e O Sentimento nunca pode parar!
Diogo - Qualquer pessoa sensata percebe que o Dinamite fez besteira esse ano e apesar de não gostar do Mauro César, nessa ele foi bem.
Fábio - Valeu pelo brilhante, coisa de amigo...rs
Leonardo - É amigão, acho que em 2009 vamos poder ir no Maracanãzinho ver alguns jogos de basquete. Abraço!
.
Sds vascáinas a todos!

2 comentários:

Almirante disse...

O problema é o interesse do São paulo no Conca. isso pode dificultar muito a negociação...

Barman disse...

Pois é, Diego. O São Paulo tem interesse no Conca e, infelizmente, dinheiro para comprá-lo. A questão é saber se o tricolor paulista teria interesse em gastar essa grana pelo gringo.

O lance todo é que o SP pode fazer uma aposta no Conca. Mesmo não se destacando para chamar atenção da Europa, ele foi bem esse ano. E isso nas mãos do Churrasqueiro e do Maniaco Depressivo. Sob o comando do Muricy, o Conca pode render muito mais. E nessa, pode render uma boa negociação em 2010, dessa vez com a Europa.