terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um grupo de alma renovada

Quando o Vasco fechou a contratação de Tita como treinador, temi pelo pior. A chegada de um treinador inexperiente e com passagens apenas por times pequenos parecia mais um passo rumo ao abismo da Segundona. Após uma semana de trabalho, Tita mostra qualidade e já começa a ganhar a confiança da torcida e principalmente a dos jogadores. Ainda é cedo para uma análise mais profunda, mas do ponto de vista psicológico já é visível a mudança na equipe. As declarações dos próprios jogadores provam isso.
Ciente das dificuldades que o grupo tinha, Tita usou um discurso conciliador. Mostrou a cada um a responsabilidade de vestir a camisa do Vasco e uniu jogadores com problemas recentes, como Jean e Edmundo. O Animal aliás, foi um dos principais alvos da investida de Tita no moral do grupo. Ele mostrou para o craque que ele devia exercer um papel de liderança e exemplo para os mais novos. Uma atitude polêmica, mas que agradou muito os jogadores, foi a mudança do local de concentração. Eles sairam do hotel em São Januário e passaram a se concentrar no Miramar, em Copacabana.
Segundo o amigo Leandro Bacalhau, do Maldita Futebol Clube, outra atitude foi eliminar os elementos nocivos ao grupo. Beto e alguns integrantes da comissão técnica sairam e ao que parece só restaram aqueles que verdadeiramente tinham interesse em fazer um Vasco guerreiro e vencedor.
No campo tático, após a derrota da estréia para o Vitória, Tita fez o simples. Um 4-4-2 com dois meias e dois volantes, fazendo o time jogar pelas pontas e com velocidade. Aproveitou o excelente momento de Madson e fez nosso mini-craque jogar ainda melhor. O maior acerto de Tita parece ter sido efetivar os jogadores nas suas devidas posições. Acabou a era do improviso. Lateral joga de lateral, volante joga de volante e meia joga de meia. Até mesmo os contestados Rodrigo Antônio e Victor tem subido de produção.
A zaga também parece mostrar melhoras, como frisou o defensor Jorge Luiz. Um grande problema do Vasco, mesmo quando jogava com 3 zagueiros, era a exposição da defesa. Era fácil chegar na nossa zaga e assim tomamos gols em excesso. Isso vem mudando e a torcida fica na expectativa para que a postura se mantenha fora de casa.
Seguem abaixo algumas declarações dos jogadores, com elogios ao novo trabalho que vem sendo feito:
“O time está mais organizado. Mantendo esse esquema, os jogadores não vão precisar nem olhar um para o outro. Vamos tocar a bola já sabendo onde o companheiro está” Jean - atacante
“Tita conseguiu dar uma injeção de ânimo no grupo. Ele tem brigado muito pelos nossos interesses e isso acaba nos unindo cada vez mais. A prova disso são os resultados. A equipe está mais segura. Espero que continue com essa segurança” Jorge Luiz - zagueiro
“Tita conversa com cada jogador e tenta tirar aquilo que temos de melhor para ajudar a equipe. E isso está fazendo a diferença. Os jogadores já estão até correndo mais” Jonílson - volante
“Ele chegou e seu primeiro pedido foi para sorrirmos. E creio que o Vasco precisa mesmo de muita alegria para almejar algo melhor. Tita está de parabéns” Madson - Meia
Esperamos que o nosso treinador mantenha o bom trabalho em mais essa semana que começa. Os jogos contra Portuguesa e Botafogo são de extrema importância para que possamos saber qual será nossa verdadeira briga na competição.
.
Enquanto as coisas dentro de campo parecem estar se ajeitando, fora dele a diretoria trabalha. Diversos jogadores, como Madson, Wagner Diniz, Leandro Amaral, Edu, Jorge Luiz, Jonílson, Roberto e Jean tem seus contratos se encerrando no fim do ano e o presidente Roberto Dinamite já trabalha na renovação. Tais jogadores vem jogando como titulares durante boa parte da temporada e sua presença em 2009 é de fundamental importância para o novo trabalho que a direção almeja implantar no Clube.
No mercado de contratações, o foco agora é um lateral-esquerdo, já que Edu ainda tem idade de júnior e Valmir não sai do departamento médico. A chegada de um jogador da posição é fundamental para que Tita não se veja obrigado a deslocar Madson ou Gallo para a posição. Pedrinho segue em negociações e pode pintar na Colina em breve.
Quem pode estar saindo é Leandro Amaral. O jogador teria recebido proposta do mundo árabe. A direção nega a informação, divulgada na Rádio Globo.
.
Respondendo aos comentários:
Filippe - A luta tem que continuar para o time subir na tabela.
Renata - Grande resultado do Vascão. Abraços e sds a torcida do Galo!
Maldita FC - Obrigado pelas informações e que o vasco siga em crescimento. Tu é mesmo peixe do Rodrigo Antônio, hein. Acho que os protestos foram mais contra a equipe do que contra a direção. Não consigo ouvir o programa, pois essa hora estou no ônibus voltando pra casa. Abração!
Jorge - Fantástica vitória. Já percebi esse lance dos vírus e colocar letras pra serem digitadas quando comentam é uma boa arma contra isso. Abraços!
Fernando - cara, pra alegria da galera, não veja mais os jogos do Vascão. rsrs. Estou pensando em colocar uma enquete sobre quem é o destaque do time na temporada. O que acha? Abraços e sds!
Aline - esse recuo irrita e preocupa, mas creio que sejam lembranças do tempo do Lopes. Logo passará (espero). Roberto está ótimo. Quinta temos uma grande chance de vencer contra a Lusa. Sds!
Fábio - Domingo vai ser jogão e já estou ficando louco por não poder ir nesse jogo. Abraço e sds!
Vinicius - Grande vitória sobre o grande time do Inter. Que se repita amanhã e dominogo.
Carlão - Que essa vitória seja o início da recuperação do Vasco nesse brasileirão. Abraços e sds!
FC do Cesão - Grande apoio ao nosso medalhista de ouro. Abraços!
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Pâm Cristina LF* disse...

Oiee Deigo tudo bem aii??
eita que foi domingo heim
que goleada pra cima do Inter foi aquela?
rsrsrsrsrs

Bejos

Vinicius Grissi disse...

Acho que ainda é pouco para se iludir. Uma vitória em um jogo de reservas contra o Palmeiras e uma ótima goleada sobre o Inter. Mas uma péssima derrota contra o Vitória. O saldo ainda não é animador ao meu ver.

A sorte do Vasco é que este ano o que tem de gente querendo cair...

Fernando disse...

Bem em realação à esse post, penso assim:

O vasco vinha caminhado para o rebaixamento (coisa que ainda não deixou de nos assombrar) mas o time teve uma melhora, pelo menos, acho que pelo que vi do jogo do Vasco contra o vitoria, apesar do placar ter sido elástico, o time se portou bem em campo....e o que importa é isso...como eu disse, contra o inter não vi o jogo (acho que vou passar a fazer isso) mas o inter é o inter, não é nenhuma portuguesa, ipatinga, florminenCe...risos( sem desmerecer esses times) não sei até que ´ponto o Vasco jogou bem, mas se continuar a se animar podemos sonhar com coisas melhores que sulamericana...e outra coisa, o Edmundo é phoda, qnd ele quer jogar ele arrebenta, e isso demonstra que estamos meio que "dependentes" do animal...vamos ver o que ...como vc disse, os dois jogos próximos são fundamentais.

agora só mais uma coisa, palhaçada isso, porque podemos jogar no engenhão e o botafogo não pode jogar no Caldeirão ???? é medo será ???

abraços e até mais!
Cara, essa enquete seria interessante.

Jogo Aberto disse...

O TIME DO VASCO NÃO TA MAL E NAUM TA BOM TBM.
MAS TA JOGANDO BEM.
LEABDRO AMARAL RENOVO, É UM GRANDE ATACANTE MESMO. SABE JOGAR BEM.

Madson pode renovar tbm, seria bom pro vasco esta jogando muito bem

Filippe disse...

O Tita melhorou muito o humor dos jogadores do Vasco que estavam se arrastando em campo.

Agora espero que contra a Portuguesa o time consiga mater a raça dos últimos jogos e enfim ganha a primeira partida fora de casa!!!

SDS Vascaínas

Unknown disse...

Temos que nos concentrar agora no jogo contra a Portuguesa, pois poderá ser nossa primeira vitória fora de casa, além de termos a possibilidade de vencer 2 partidas seguidas pela primeira vez no campeonato. Ainda por cima é um jogo de 6 pontos, pois a Lusa tb está lutando contra o rebaixamento.
Vamos aproveitar esse início de mudança, quem sabe não estamos entrando numa boa fase?

Vamos lá, Vascão!!!
Faltam 7 vitórias e 2 empates...

Saudações Cruzmaltinas!