sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Quando menos se espera...

Como dizia o post de ontem, tudo levava a crer em uma derrota, talvez até vergonhosa do Vasco para o Atlético-MG. Salários atrasados, crise entre os jogadores e a diretoria, abandono da concentração, jogador pedindo pra sair dentro do vestiário. Todo o cenário de crise e o que acontece. A esperada goleada. Só que para o Vasco. Na base da garra, no peso da tradição e da força de São Januário. Vasco 6x1 sobre o Galo e um início de melhora do time dentro da competição.
Sem Morais, que abandonou a concentração e não deve mais jogar pelo Vasco, e Leandro Bomfim, que alegou uma tendinite no joelho, Lopes foi obrigado a escalar um time diferente do treinado, com Edu e Byro, que falharam na goleada sofrida para o Santos. Logo aos 4 minutos, nosso volante dos cabelos cacheados se lesionou e deu lugar ao contestadíssimo Marcus Vinícius. É amigos, parecia mesmo que a bruxa tava solta e a noite nos reservava tristes momentos.
Desconfiada, a torcida cantava e incentivava, mas a qualquer erro de passe se ouviam críticas e xingamentos aos atletas. Porém aos 13 minutos, dos pés do craque Edmundo saiu o desafogo. Rebote do goleiro e gol, o primeiro da noite e o grito entalado saiu dos pulmões da galera. Vascão 1x0!
Dois minutos depois, entretanto um susto. Após pênalti não marcado sobre Wagner Diniz, Jael puxou contra ataque e após desvio em Jorge Luiz, a bola entrou no canto de Roberto. Era o empate do Galo e a torcida novamente ficou apreensiva. O Vasco, na base da garra e da velocidade de Diniz e Madson seguia em cima do adversário. Aos 24 minutos, o lance mais curioso do jogo, ao menos pra mim. Escanteio para o Vasco e eu interrompo a conversa com minha namorada dizendo: "Espera que vai ser gol". Ela responde: "Eduardo". Não deu outra. Edmundo cruza e Eduardo cabeceia no canto de Édson marcando o segundo gol vascaíno e desafogando novamente a torcida.
Dez minutos depois, um golaço de um dos melhores jogadores em campo. Na garra, Madson brigou com a marcação e com a perna direita, que não é a boa, colocou no ângulo do goleiro, que se esticou mas não alcançou a pelota, que morreu no fundo das redes. Festa em São Januário em um dia que tinha tudo para dar errado.
Fim de primeiro tempo e o time sai de campo sob aplausos. Vale ressaltar que os mesmos eram principalmente pela determinação mostrada. Poucas vezes na vida vi um time atuar com tanto brio em uma partida de futebol. Ontem ficou claro quem é homem e quem não é nesse Vasco 2008.
A segunda etapa não podia começar de forma melhor. Antes dos dois minutos, Edu fez bela jogada pela esquerda e rolouo para Wagner Diniz que com categoria de atacante bateu no canto do goleiro. Estava pintando a goleada e era difícil acreditar no que nossos olhos viam. Minutos depois, Wagner Diniz foi garçom, cruzando na cabeça de Leandro Amaral que de peixinho marcou o quinto gol. Goleada sensacional na Colina e nosso adversário como um boxer nocauteado, apenas assitia ao Vasco fazer gol atrás de gol.
E veio mais um aos 15. Edmundo enfiou belíssima bola para Wagner Diniz que tocou por cima do goleiro Edson para marcar seu segundo tento na partida, o sexto do Vasco. Parece que nosso lateral não sentiu nem um pouco a falta do seu amigo Morais ontem e que assim continue porque pelo jeito nosso camisa 98 vai ter que procurar outros rumos.
Com o resultado definido, Lopes tirou Edmundo, que saiu ovacionado pela torcida. O Animal não gostou e saiu esbravejando contra o treinador. Nessa ele errou feio porque com a goleada construída não havia tanta necessidade de sua presença em campo e isso deve ser observado já que se trata de um jogador com avançada idade.
A partida se arrastou para o seu final, com o Galo contando os minutos para o fim do massacre e o Vasco sem forçar em busca do sétimo. Fim de jogo e por enquanto um pé na bunda desse tal rebaixamento. Que ele não volte a nos perturbar durante a competição. A partida deixou bem claro para todos que nosso time pode fazer campanha bem melhor no Brasileirão. Agora, temos o melhor ataque da competição, o que evidencia mais do que nunca onde está o nosso problema.
.
Taticamente, o time teve uma formação curiosa, mas que deu muito certo. Com três zagueiros e dois laterais que pouco subiram (Marcus Vinícius e Edu), Lopes liberou Wagner Diniz e Madson para atuarem quase que como pontas, abastecendo o ataque. Souza segurou as pontas no meio, praticamente só marcando, missão em que era auxiliado pelos laterais e por Leandro Amaral que voltava pra buscar a bola.
A garra demonstrada pelo time merece referência. Foi algo de impressionar e dar gosto. Algumas vezes essa garra foi confundida com violência, mas é essa vontade que a torcida espera ver em campo. Que se percamos para alguém seja jogando com dignidade e vontade, não sendo apático e entregue em campo. Que esse espírito não seja abandonado no domingo e no decorrer da competição.
Morais foi muito hostilizado pela torcida. Sua atitude foi inadmissível, abandonando o grupo na concentração. Possivelmente não jogará mais pelo Vasco. Se voltar, terá que jogar muito bem para ser aceito novamente. Ontem foi xingado e execrado de todas as formas, como na paródia ao grito de:
"Agora, f*deu, o Morais apareceu" que foi trocado por "Agora, f*deu, o Morais se escondeu"
Vestir a camisa do Vasco é para homens e aquels que tiverem se omitido do jogo de ontem nunca mais merecem vesti-la. Se não aguentam a pressão, estamos aceitando jogadores no Olimpico e no Sandolin, onde a torcida não é tão exigente.
Com os seis gols marcados ontem, o Vasco tem agora o melhor ataque do campeonato e também é o time que mais fez gols em 2008, juntamente com o Botafogo. Se tivéssemos uma defesa um pouco melhor estaríamos certamente brigando nas cabeças.
Domingo o adversário é o São Paulo, muito forte em seus domínios. O espírito de garra e determinação deve ser mantido e com ele podemos voltar do Morumbi com um bom resultado.
Força Vascão e ao menos por enquanto a crise foi pras bandas da Cidade do Galo.
.
Respondendo aos comentários:
Munigalo - Não voltaram pra zona, amigo, mas quem acabou enforcado foi o técnico Gallo. Boa sorte no decorrer do campeonato. Abraço!
Jorge - Cumpriu a obrigação com folga e agora respira mais aliviado. Abraço!
Sobre o FC - Ninguém esperava essa vitória grandiosa. Abraços!
Vinicius - Ótimo dia para voltar. A vitória foi o primeiro passo para uma nova fase. Abraço!
Saopaulina - Recuperação melhor impossível. Baita goleada e que assim o time continue. Abraço!
Aline - Podia ser assim sempre e seria maravilhoso. Que as vitórias ajudem a crise a passar. Sds!
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Bruno Muniz disse...

E ai Diego,
Não fica muito iludido não, porque o time do Vasco é fraco...Ontem os jogadores do Galo estavam andando em campo, alguns parados só olhando..E um amigo meu da imprensa disse que houve corpo mole para derrubar o técnico Gallo..Mas não vou tirar os méritos do Vasco, foi melhor e mereceu a vitória... O ataque vascaíno até que arruma alguma coisa, mas a defesa é fraca...
Abraço

Vinicius Grissi disse...

O Vasco tem um problema muito maior para tratar fora de campo. Muitos jogadores insatisfeitos, uma diretoria que ainda parece perdida e um treinador que não convence. É preciso agilidade nas soluções, ou pode ser tarde demais.

Jogo Aberto disse...

eu nem sabia q o vasco tinha fanga de 6 x1.
eu cheguei em casa, ai fui posta sobre o jogo do vasco,quando entrei no globoesporte.com.
ai fui ver quanto foi o jogo, caraca 6 x1.

é sera q o vasco embala agora?


leókope

Zêro Blue disse...

Hahahahahahahahaha

Olha aí o choro livre, Diegão.... Bela, belíssima vitória. Se o Vasco é ruim héin, imagina o patético mineiro, ahahahahahahaha

Valeu, já ficou sem graça ver o timinho das frangas ser goleado, Cruzeiro, S.Paulo, Vasco todos dando presentes de centenários pras franguinhas de Minas.

6x1 placar pra ficar na história... Abração cara.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Pâm Cristina LF* disse...

Oii tudo bem Diego?
Eita seu time heim,.
não deu =/

Bjss