segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A pior zaga do Brasil

Contando com erros da arbitragem e mais uma atuação tenebrosa da zaga, o Vasco sofreu mais um goleada fora de casa. Dessa vez, o algoz foi o São Paulo, que aplicou 4x0 sobre o time cruzmaltino. Com o placar, a equipe caiu para a 14ª posição, permanencendo sem vencer fora de casa e a dois pontos da zona de rebaixamento.
Tentando povoar um pouco mais o meio, Antônio Lopes optou por isolar Leandro Amaral no ataque. Pensamento correto, mas que na prática deu muito errado já que o camisa 11 se via obrigado a voltar na defesa para buscar bola e deixava o time sem ninguém na frente. Ainda que desentrosado, o São Paulo era superior e chegou ao gol em bola cruzada na área. André Lima, impedido, escorou com categoria no canto de Tiago. Ainda no primeiro tempo, em falta cruzada na área, o mesmo André, de novo impedido, cabeceou para fazer o segundo.
Para o segundo tempo, Lopes trocou Madson por Alan Kardec. Sem criatividade no meio, o time nada criou e foi difícil perceber a presença de Alan em campo. O adversário seguiu pressionando mas quem teve boa chance foi o Vasco, quando o zagueiro Rodrigo derrubou Leandro Amaral dentro da área. Pênalti claro, que o juiz deixou de marcar, prejudicando mais uma vez nossa equipe.
Em falha ridícula de Eduardo Luiz, o jovem Jean ganhou na velocidade, sendo depois derrubado pelo zagueiro, com sua habitual truculência. Rogério Ceni, que já havia ensaiado duas vezes, cobrou com a habitual categoria para marcar o terceiro gol. Pra fechar a tenebrosa noite, Jorge Luiz cometeu o pênalti mais idiota da história do futebol. Com a bola dominada, foi ultrapassado pelo pesado Aloísio e com o atacante de costas para o gol, derrubou-o dentro da área para mais um gol de Rogério Ceni.
A atuação do trio de arbitragem foi péssima e prejudicial ao Vasco, mas nossa zaga jogou tão mal, que nem se o juiz resolvesse ajudar teríamos tido melhor sorte. Talvez não perdessemos de quatro, mas pelo menos uma bola buscaríamos no fundo das redes. Falando em irregularidades, uma observação é necessária.
A CBF burlou as regras da FIFA para inscrição do atacante André Lima. De acordo com a entidade máxima do futebol mundial, jogadores envolvidos em transferências internacionais só poderiam jogar a partir do dia 6 de agosto e ontem foi dia 3. Portanto, André atuou de modo irregular, cabendo assim ação do Vasco contra o São Paulo. Se fosse com o Eurico, por certo haveria, mas com Roberto é esperar pra ver sua força no tribunais.
.
Jogo do Vasco virou certeza de emoção. Com um grande ataque, o time pode golear em uma rodada e em seguida ser goleado por trapalhadas da defesa. Parecem que nossos homens de defesa fazem revezamento de burradas. Um dia é Luizão, no outro Vilson, no outro Eduardo e pra nossa tristeza tem dia que todos resolvem fazer cagada. Seja com faltas e pênaltis bizarros e desnecessários, com falhas na cobertura ou na jogada aérea, fato é que bola na área vascaína é perigo na certa. Em São Januário eles ainda erram menos, talvez com medo da pressão da torcida, mas fora de casa dão demonstrações gratuitas da falta de intimidade com a bola. Assistir o Vasco pela TV é teste para a paciência e a de muita gente já anda se esgotando.
Como frisou Leandro Amaral depois do jogo, parece que o time só viaja. Dentro de campo, assitimos a uma falta de vontade e de habilidade de irritar o mais paciente dos torcedores. No sábado ao encontrar com um amigo no shopping a noite, quase resolvi viajar para São Paulo pra ver a partida, mas depois do que vi em campo não me arrependi nem um pouco.
Com essa oscilação, não dá pra imaginar bom futuro para o time no torneio. Posição intermediária ou coisa pior deve ser o destino de uma equipe totalmente incapaz de apresentar bom futebol fora de casa. Enquanto estivermos vencendo em São Januário tudo bem, mas e se começarmos a tropeçar? Corre o risco da coisa desandar e ai não vai adiantar protestar contra o Morais porque o problema é lá atrás e não veste a 98 e sim a 3, 4, 5....
Falando em Morais, disseram que ele estava em campo, mas alguém percebeu? Apático e desinteressado, o jogador apenas ocupou o espaço dentro de campo.
Quarta temos o Coritiba dentro de São Januário. Apesar da boa campanha do Coxa no Brasileiro, o retrospecto dentro de casa nos permite pensar na vitória. O difícil é acreditar que essa defesa seja capaz de parar o bom Keirrison.
.
Respondendo aos comentários:
Munigalo - Defesa fraca, que deu mais uma mostra disso ontem. Oscilando assim não dá pra sonhar muito. Abração!
Vinicius - Problemas grandes e que talvez só se resolvam no ano que vem. Que 2008 não nos traga tristes resultados.
Sobre o FCarioca - Se embala eu não sei, pelo visto não, mas foi uma grande vitória. Abraço!
Carlão - Grande goleada para alegria dos cruzeirenses. Abraço e sds!
.
Sds vascaínas a todos!

7 comentários:

Sobre o Futebol Carioca disse...

é essa zaga é muito ruim mesmo, concordo com vc.

Carlão Azul disse...

Estamos quites meu nobre Diego. Depois da munição que vcs nos deram (se bem que já não tem definitivamente graça zoar as frangas) nós retribuimos vencendo o Flamengo. Claro que não goleamos como vcs, mas também vcs não enfrentaram um TIME, mas sim um timeco... hehehehehehe
----------
Que dureza héin, tanto vence de goleada como toma. O Vasco tá precisando de muita mudança e que seja pra ontem.

Abração amigo,

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Aline disse...

Putz... Que vexame! Sabíamos que íamos perder, mas abdicar do ataque? Ridículo!!!
Que consigamos outra ótima atuação em casa pra reverter essa situação!
Saudações Cruzmaltinas!!!

Munigalo disse...

Diego,
a defesa do Galo também ta mal, é a 3ª pior do brasileirão. O técnico Marcelo Oliveira mudou a dupla de zaga, mas a falta de introzamento atrapalha Leandro Almeida e Nem...O que o Galo e o Vasco precisam é de uma defesa mais forte, não só zagueiros, mas também volantes...
Abraço

Sobre o Futebol Carioca disse...

é que fizeram hoje na gávea foi de time pequeno, isso foi tudo errado.Que vergonha, flamengo não merece isso tudo não.
A torcida faz muita bagunga, coisa feia da torcida.
isso atrapalha o flamengo

Pâm SãoPauliNa-RP disse...

Oii tudo bem???
Bom nesse jogo o sampa jogou bem melhor.....
Mas teve alguns momentos que se o Vasco apertase vazia o gol...
não tentou...
bjss

Vinicius Grissi disse...

Preocupante a situação do Vasco. O jogo contra o Coritiba, que será muito difícil, pode empurrar o time para um lamaçal difícil de sair. É esperar para ver.