quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Caldeirão a beira da explosão!

Sob uma chuva de vaias e protestos vindos da arquibancada, o Vasco perdeu para o Coritiba ontem em São Januário. Com o resultado, o time cai para a 15ª posição, agora a apenas um ponto da zona de rebaixamento. A nova derrota parece ter selado o fim da Era Antônio Lopes em São Januário, justamente no dia em que completou 600 jogos no comando do time da Colina.
No início do jogo, apesar dos inúmeros defalques, o time do Vasco se postava bem. A partida era equilibrada já que o Coxa também ia para o ataque, principalmente com o veloz Guaru. Em duas boas chances, quase marcamos com Anderson e Madson. Em chute despretensioso do meio da rua, a bola desviou no péssimo Anderson e sobrou limpa para o jogador do Coritiba marcar o primeiro gol da partida.
Ainda assim, a torcida apoiava, acreditando em uma possível virada. Minutos depois, Guaru arrancou do meio campo, driblou Tiago, mas foi travado por Rodrigo Antônio na hora de finalizar. Ufa! Foi a senha para que a paciência da torcida se esgotasse. Na descida para o intervalo, protestos e vaias para a equipe. No retorno ao gramado, Lopes tirou o fraco zagueiro Victor para colocar o jovem Alex Teixeira, dando mais ofensividade à equipe.
Na base da garra e força de vontade, o time partiu com tudo para cima do Coxa. As chances se multiplicaram, mas a sorte e a competência do goleiro Vanderlei não deixaram o Vasco fazer gols. Com o passar do tempo, a paciência da torcida acabou e os protestos destruiram qualquer possibilidade de reação. Até mesmo jogadores queridos como Tiago e o ídolo Edmundo foram xingados. Só Madson, melhor jogador em campo, foi poupado. Na base do desespero e jogando contra sua própria torcida, o Vasco foi deseperadamente pra cima. Com Jean em campo, já eram praticamente quatro atacantes no time.
Apesar da pressão vascaína, quem marcou foio o Coxa, com Keirrison em bela cabeçada no contra-pé de Tiago. Assim que a bola balançou as redes, a torcida desceu das arquibancadas e foi para o alambrado protestar. Gritos contra todo o time, o treinador Antônio Lopes, Eurico Miranda e Roberto Dinamite foram ouvidos por todos os cantos de São Januário. Quando o juiz apitou o fim do jogo, integrantes de torcidas organizadas foram em direção aos vestiários tentar falar com os jogadores. Alguns esperaram na saída do estacionamento para tentar falar com os atletas, cobrando satisfações pelas péssimas atuações, que não condizem com a tradição do C.R. Vasco da Gama.
Ressalto que toda essa revolta se deve a sequência de jogos. Ontem o time não jogou mal e ao meu ver o placar não mostra o que foi o jogo. Porém, algo precisa ser feito. Por motivos diferentes, temos perdido diversas partidas e nesse ritmo a caravela vascaína poderá afundar. A saída de Antônio Lopes parece certa e nesse momento parece ser a decisão mais acertada. Não que a culpa seja toda do treinador, mas uma troca poderia mexer com a moral dos jogadores, que visivelmente ficam desanimados em diversos momentos da partida.
Diversos nomes já são cogitados. Gaúcho, PC Gusmão, Cuca, mas Tita parece ser no momento o favorito para assumir o posto. O treinador é amigo pessoal do presidente Dinamite e esteve inclusive em São Januário ontem para assistir a partida.
A fase é triste, amigos, mas nesse momento é que a torcida tem que se fazer presente. Não podemos entrar em campo e jogar no lugar dos atletas, mas devemos incentivar aqueles que vestem nossa camisa. Não será na base de protestos, xingamentos e vaias que vamos levar o time ao seu devido lugar. Sabemos que é duro, sair de casa, ir ao estádio e ver derrotas, mas não é hora de desanimar. Aliás, nunca é hora. Somos vascaínos por amor, amamos esse Clube como amamos nossa família. Ser torcedor nos momentos de vitória é fácil, muito fácil, mas nessas horas de dificuldade não podemos abandonar nosso clube. Vim discutindo ontem com um cara na volta do estádio porque o cidadão disse que ia queimar a camisa do Vasco. Seria essa uma atitude digna de quem diz amar o Clube mais do que tudo?
Domingo temos mais um duro confronto, desta vez contra o Vitória. Com Lopes ou com um novo treinador, nosso dever é torcer, seja lá no Barradão ou cá no Rio pela TV. O Vasco precisa de nós e não devemos abandoná-lo nesse momento.
A diretoria do Vasco divulgou agora a tarde nota oficial oficializando a saída do treinador Antônio Lopes. Veja aqui.
Tita é o novo treinador do Vasco. O ex-jogador assume a equipe após ter comandado o Macaé no Campeonato Estadual. Ele é o quarto treinador do time em 2008, cargo que já foi ocupado por Romário, Alfredo Sampaio e Antônio Lopes neste ano. Junto com Tita, chega Carlos Germano, para exercer o cargo de treinador de goleiros. Só falta agora contratar alguém pra treinar os zagueiros. Mauro Galvão seria uma boa idéia.
Evidentemente, não é o treinador dos nossos sonhos. Com Cuca dando sopa por aí, investir em um treinador que nunca treinou um time grande não parece a opção mais acertada. Enfim, agora é torcer e esperar que a opção pelo amigo do presidente se mostre boa e o Vasco faça umbom fim de temporada.
.
O árbitro Leandro Vuaden vem causando polêmica esse ano com um novo estilo de arbitragem, à européia, deixando de marcar o que seriam faltas bobas. Ontem foi a primeira vez que vi ao vivo um jogo seu e o seu estilo é ...irritante. Não posso afirmar pela distãncia se tudo que ele deixou de marcar eram faltas, mas seu modo de conduzir o jogo leva tanto os jogadores como a torcida à loucura. Falta é falta, seja ela fraca ou forte. Não se precisa matar o jogador para ser falta e Leandro deixa o pau comer sem soprar o apito. Que ele reveja seus conceitos, sob o risco de ser odiado pelo país inteiro.
.
Respondendo aos comentários:
Sobre o FC - Complicou bastante nossa situação. Te quebramos nesse palpite. Abraço!
Saopaulina - 5ª maior no Rio. No Brasil vocês são mesmo a 3ª e logo serão ainda maiores. Bjs!
Aline - Defesa não vacilou, não teve pênaltis e ainda assim perdemos. Tá feia a coisa. Sds!
At Ento - A frase não é minha, mas é muito bonita. Obrigado e um grande abraço com desejo de sucesso ao grande Sporting.
Jorge - Boa comparação e hoje não cumprimos nossa obrigação. Abraços!
Vinicius - Gostaria de ver o Cuca, mas quem deve vir é o Tita. Não gosto do PC Gusmão.
.
Sds vascaínas a todos!

6 comentários:

Filippe disse...

É Diego, mas uma vez nossa zaga falhou e nosso time perdeu!!!

Agora só nos resta torcer por uma melhora e pela contratação de zagueiros!!!

abraços

saudações vascaínas

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

ae aee diego,
Anderson é pessimo, horroroso, é irritante vê-lo jogar com a camisa do Vascão!!
e é hora da torcida apoiar!
principalmente em São Janu!!
ver 4 mil pessoas em são janu, me entristece muito!!
e está sendo uma tônica nesse ano!!
só contra o Sport que a torcida deu um show!!
nós vamos esperar cair pra segundona pra apoiar o time, como fez por exemplo o Galo, ano passado, que lotou o mineirão na segundona???????????
espero q não!!

Pâm Cristina LF* disse...

Nossa Diego seu time ta osso
complicado por demais viu..
sei lá é hora de RENOVAÇÃO!

Então eu vi sua resposta sim
eu entendi errado sua colocação rs...faz parte né kkkkk

Bjss

Bruno Muniz disse...

Diego,
eu vi uma notícia hoje na Globo.com que o presidente vascaíno Dinamite teria dito que o Antônio Lopes continuaria e que não foi ele que demitiu o treinador...Não entendi bem a notícia, que demitiu o Lopes então? Depois veio a notícia da demissão e o acerto com o Tita, que confusão hein...O Vasco precisa de reforços, mas mudar de treinador pode ajudar sim...O Galo por exemplo, trocou de treinador e conseguiu finalmente uma vitória fora de casa. E eu vejo o time jogando com mais coragem, mais confiança...O que falta para o Vasco é confiança, é os jogadores acreditarem que podem render mais do que estão mostrando. E nada como um treinador novo para passar essa confiança...
Abraço

Vinicius Grissi disse...

Não sei se o Tita é capaz de resolver. Não conheço o trabalho dele, confesso. Foi contratado pela amizade com o Dinamite, não pelo currículo. Mas pode dar certo. Trabalho, não vai faltar.

Zêro Blue disse...

Enfim uma mudança que acredito vai refletir dentro de campo. Não conheço o trabalho do Tita como técnico, mas confio que fará algo para melhorar a situação do Vasco.

A todos boa sorte.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS – ESTAMOS CHEGANDO
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE