quarta-feira, 30 de julho de 2008

A paciência acabou

A paciência da torcida vascaína acabou. Depois da vergonhosa derrota para o Santos no domingo, a onda de protestos contra o time e a diretoria começou e só Deus sabe quando vai acabar. Nessa terça-feira, os muros de São Januário amanheceram pichados com frases contra Eurico Miranda, Roberto Dinamite e o treinador Antônio Lopes. Hoje às 15:30, a Força Jovem Vasco, maior organizada do Clube, fará um protesto pacífico contra a situação do Clube no Brasileirão.
Não há como estar satisfeito com o time. A cada rodada, derrotas e mais derrotas, atuações terríveis e falta de empenho. Um treinador perdido, que a cada partida testa novas opções sem encontrar um rumo na competição. Jogadores que deixaram o bom futebol em algum lugar do passado, sem contar aqueles que nunca o tiveram. A situação é preocupante e todo vascaíno que tenho a oportunidade de conversar teme bastante o rebaixamento.
Nosso calvário não começou hoje. Ele vem de anos da administração Eurico Miranda, que sem patrocínio e fontes razoáveis de renda, afundou o clube em dívidas e más colocações nos torneios. Já são 5 anos sem títulos e em alguns anos o rebaixamento passou perto. Era desejo de grande parte da torcida ver Eurico longe do Vasco e após processos e mais processos, o sonho se realizou e esse ano enfim o reinado terminou. Em seu lugar assumiu o grande ídolo Roberto Dinamite com promessas de novos tempos e uma administração moderna e transparente.
A alegria tomou conta da torcida que enxergava no ídolo a possibilidade de novos tempos e novas alegrias. Porém não foi bem isso que aconteceu. Mal assessorado e sem experiência administrativa, o governo de Dinamite tem conseguido ser pior que o de Eurico e em um mês a lua de mel do presidente com a torcida parece já ter acabado. A diretoria está mais perdida que cego em tiroteio, o que só mostra que ‘boa intenção’ apenas não basta.
Foram pixotadas de causar inveja a qualquer dirigente de clube pequeno. A insistência de continuar fazendo oposição estando no poder é extremamente amadora. Declarações a respeito do caixa zerado e contratos mal-feitos, que em nada contribuem para o futuro do Clube. Fica fácil escrever sobre os erros da atual administração, que contribuíram e muito para a queda de desempenho do time e pode nos levar ao fundo do poço.
O caso Pablo
Dos juniores promovidos ao profissional, Pablo foi o que alcançou mais destaque. Com muita garra e velocidade, o versátil jogador caiu nas graças de Lopes e da torcida. Entretanto, ele é emprestado pelo Olaria e com contrato com o Vasco até janeiro/09 e com o Olaria até agosto/09. Surgiu uma proposta do Zaragoza e Dinamite se apressou em dizer que o Vasco nada receberia, criticando a diretoria anterior. Amadorismo puro e burro. Se ele tem contrato conosco, tanto o Vasco quanto o Olaria deveriam ser ressarcidos em caso de negociação. Pra piorar, o empresário do jogador veio a público dizer que Dinamite tinha aceito uma proposta ridícula de 280 mil reais, rejeitada pelo Olaria, que disse ter uma de 1 milhão de euros pro Vasco e 1 milhão para o Olaria. Ou seja, o Olaria deu aula de negócio pra turma de Dinamite.
Pra piorar, o jogador foi afastado do time no jogo contra o Fluminense, permanecendo fora até hoje, justo quando, repleto de desfalques, o time precisaria ainda mais dos seus serviços. Alguém me explica essa ausência do jogador?
Em que acreditamos?
Outra marca da nova diretoria tem sido a incoerência nas informações. Até meu time de fim de semana é mais organizado. Sobre a contratação de jogadores, a presidência emitiu uma nota ridícula dizendo que não tinha como contratar atletas de alto nível, deixando claro que os atletas atuais nada valiam. No dia seguinte, o vice de futebol Neca veio à imprensa dizer que a procura continuava. Como assim? Em quem acreditar? Na segunda-feira foi Dinamite o contraditório. Primeiro disse que Lopes estava garantido até o fim do Brasileiro e horas depois afirmou que não garantia o treinador. Mas como assim? Acredito na primeira palavra ou na segunda?
Patrocínio
Durante o processo eleitoral, dirigentes ligados a Dinamite afirmaram que haveria fila de investidores na porta do Vasco quando eles assumissem. Alguns tolos acreditaram, mas pra 2008 isso era impossível já que haviam contratos vigentes. Eles prometeram mesmo assim e agora um mês depois só um dessa fila apareceu em São Januário: a toda-poderosa CAVACAS, loja de material esportivo.
A loja patrocinará o remo do Vasco, o que não é nenhum absurdo, visto que o esporte não tem tanta mídia. Entretanto vale uma ressalva. O dono da loja é o irmão de José Henrique Coelho, vice de marketing do Clube e grande mentor intelectual dessa diretoria. Esperamos a divulgação dos valores ou ficará com cara de benefício do Vasco em causa própria e não era com transparência que sonhávamos?
Rebaixamento
E onde tudo isso influi no desempenho do time. Bom, fora no caso do Pablo, muito pouco. Mas aí vem a diretoria e fala que esse não é o time que gostariam, que era o time do Eurico, dando a entender que o time é fraco e o que acontecer é culpa do Eurico. Tudo bem, que seja. Mas isso vai ajudar o desempenho dos jogadores? Vai contribuir para nossa subida na tabela? Pelo visto não e os resultados vem provando. O time era 9º quando Dinamite assumiu, tendo vencido o líder Grêmio e agora é apenas o 16º a um ponto da zona de rebaixamento, posição aquém do que poderíamos estar com esse elenco, com uma defesa fraca, mas com qualidade do meio pra frente que nos permitiria brigar lá em cima. Além disso trocaram o preparador físico pelo fisiologista, o que manda pro espaço a preparação do time. Se o time cair não adianta dizer que foi culpa da diretoria anterior, porque ela tem culpa sim, mas a atual também tem.
Ressalto que não sou defensor do Eurico ou anti-Dinamite. Não sou pró ou contra ninguém, sou eternamente pró-Vasco. Seja o presidente A ou B, estarei aqui para reconhecer os méritos e criticar os erros. Desejo que a nova diretoria encontre o caminho na administração e recoloque o Vasco no rumo que sua tradição merece.
Tudo que acontece em campo é reflexo do que vem de cima e mal administrado, o time pode caminhar para a maior decepção da história. Por pior que seja a situação financeira do Clube não é mandando embora fisioterapeutas, médicos e outros profissionais embora que vamos resolvê-la.
Força Vasco e que nossa reação dentro de campo comece já amanhã contra o Galo!
.
Respondendo aos comentários:
Lais - Tá feia a coisa e é hora mais do que nunca de torcer pelo Vasco. Se a defesa fosse nosso último problema tava bom, mas o buraco é mais embaixo. Sds!
Munigalo - Pet vai dar trabalho pra nossa defesa, mas quinta temos que vencer e vamos vencer. Jogão e vai dar Vasco. Abraço!
Rui - Valeu pela torcida e esperamos pela melhora. Sds!
Sobre o Futebol Carioca - A situação tá preta, mas a reação vai acontecer. Abraços!
Fábio - Legado do Eurico, mas que a atual direção não tem trabalhado para reverter. Esse Domingos é um louco que conta com a ajuda dos juízes para sair imune aos cartões. Abração!
Aline - Tá difícil ver jogo do Vasco. Amanhã só Deus sabe como a torcida vai ao estádio. Maraca é Show, mas São Janu é melhor. Sds!
Saopaulina - Foi feio perder pra eles. Precisamos de tanta coisa urgente...
Filippe - Blog vai ser adiocinado à lista. Parabéns pelo trabalho e por ser vascaíno. Abraços!
.
Sds vascaínas a todos!

3 comentários:

Bruno Muniz disse...

Diego,
A situação do Vasco não é boa...O Roberto Dinamite é um grande ídolo vascaíno, ele entende muito de futebol, mas não entende nada de administração..Um bom presidente tem que entender de futebol e saber administrar. O ex jogador do Galo o Reinaldo chegou a querer se candidatar a presidente, porém desistiu porque não sabia nada de administração. Mas não se pode culpar o técnico Antônio Lopes, ele tem um elenco fraco em suas mãos, mesmo o Luxemburgo nada conseguiria com esse time...O Vasco precisa de reforços, os times da série A estão se reforçando, e o Vasco precisa correr para não ficar pra trás...Infelizmente a má fase do Vasco continuará amanhã, pois vai dar Galo, 3x1....
Abraço e vamos pra cima deles galo

Unknown disse...

oi amigo venho aqui deixar meu endereço do meu blog um abração.http://cruzdemaltadovascao.zip.net

Pâm Cristina LF* disse...

Oii tudo bem Diego?
Eita as paciencias
se foram né...

to sem palavras...
o time é tão grande!!

=D