terça-feira, 3 de junho de 2008

Será que agora vai?

O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou ontem o acórdão no qual o desembargador Adriano Celso Guimarães rejeita os embargos de declaração da atual diretoria do Vasco sobre a anulação da eleição de 2006. A partir de hoje passa a contar prazo de 30 dias para a realização de um novo pleito. Ainda cabe recurso por parte da direção.
Como todos sabem, odeio ter que comentar sobre a política do Clube. Sem dúvida é o tema mais chato, mas por sua importância vez ou outra tenho que tocar nele aqui.
A decisão publicada ontem vem atender um grande desejo da sociedade e de grande parte da torcida do Vasco. Como imaginei que novidades pintariam em breve, andei lendo bastante sobre política nas últimas semanas, analisando bem cada uma das chapas envolvidas na disputa.
Eurico Miranda está no clube há muitos anos. Participou da melhor era de nossa história, como vice presidente de futebol. Após brigar com a TV Globo em 2000, foi alvo de uma série de investigações, até mesmo por parte do Congresso Federal. Esse fato, somado ao jejum de títulos atraiu para o atual presidente a ira da torcida. Por sua imagem negativa, tem tido dificuldades em atrair bons patrocínios e jogadores para o Clube nas últimas temporadas.
O MUV por sua vez representa a oposição. Vem há anos brigando com Eurico pelo poder no Vasco e encontrou em Roberto Dinamite um nome forte para a disputa da Presidência Administrativa. Perdeu as últimas eleições, mas recorreu na justiça por supostas irregularidades nos nomes aptos a votar. Tem ao seu lado a imprensa e boa parte da torcida, que vê nesse grupo a salvação do Clube.
Minhas leituras e observações recentes me fizeram chegar à posição sobre o assunto. Eurico atualmente é um mal para o Vasco. Defende o clube com unhas e dentes, luta pelo Vasco, mas sua péssima imagem prejudica muito ao clube. Hoje, todos enxergam o Vasco como o time do Eurico e temos antipatia de imprensa e população leiga.
Por outro lado, o MUV também não é flor que se cheire. Muito pelo contrário. Nada contra o eterno ídolo Roberto, mas como todos sabemos, ninguém governa sozinho e quando optamos por um governante, temos que atentar à equipe que o cerca. E aí reside o problema.
Nesses anos de governo Eurico, o MUV tem tentado de todas as formas inviabilizar o bom andamento do Clube. Em parceria com o LANCE, joga na imprensa notícias ruins sobre o Vasco em todas as semanas de jogos decisivos, se reúne com possíveis parceiros e patrocinadores para convencê-los a não se aliar ao Vasco do Eurico e etc. Sendo assim, exercem oposição ao Vasco e não à diretoria atual. A imagem ideal de uma oposição é de um grupo que apresente e debata idéias, mostrando seus pontos de vista contrários à situação e expondo aos eleitores propostas que os façam escolher entre A ou B.
No seu site, o MUV invariavelmente comemora ou faz chacota das seguidas derrotas do Vasco, se esquecendo no entanto, que quando o Clube é derrotado, perdem todos: situação, oposição, jogadores e torcida. Essas falhas como oposição, enfraqueceram o MUV ano após ano e em minhas andanças e observações entre os sócios do Clube, creio que com eleição fraudada ou não, Eurico vencerá de novo.
Se a eleição fosse entre os torcedores comuns, certamente a oposição levaria, mas eles se esquecem que os sócios se informam de todas as formas sobre o que ocorre no Clube e tomam a decisão baseada em diversos fatores como história, identificação e trajetória no Vasco. Sendo assim, é difícil imaginar que votarão em pessoas que dias antes de uma partida decisiva lançam abobrinhas na imprensa burro-negra, ajudando ainda mais a afundar a nau vascaína.
Não devo ter direito à voto, mas se tivesse votaria em branco. Nunca fiz isso na vida, mas nesse caso me veria obrigado, já que não concordo com a continuação do governo Eurico e muito menos com a entrada do MUV no comando do meu amado Clube. Para o futuro, uma terceira opção seria muito bem-vinda, do contrário assistiremos por muito tempo à essa briguinha que em nada beneficiará o Vasco.
Pra não ficar só no assunto política, também trago boas notícias. Serginho, ex-Milan, pode pintar no Vasco em breve. O lateral de 36 anos, é torcedor do clube e a negociação está sendo intermediada pelos empresários José Renato e Márcio Machado, que têm excelente trânsito com a diretoria.
O namoro é antigo, mas com sua saída do Milan, o velho sonho de Serginho pode enfim se realizar.
Caso acerte, Serginho tentará convencer o amigo Roque Jr. a vir também o que aumentaria muito a qualidade do nosso sistema defensivo. Ainda que veteranos, podem render muito no futebol brasileiro. Sorte ao Vasco nessas negociações!
.
Respondendo aos comentários:
Arthur - Homenagem justíssima ao maior ídolo da minha geração.
Carlão - Em especial no Vasco, o Jean arrebenta. Jogão domingo. Abraço!
Jorge - Jean tá chutando bem, pra nossa alegria. Confiança que podemos vencer em BH. Abraço!
André - Os dois últimos gols da carreira do Romário foram mesmo contra o Grêmio. O Jean jogou bem sábado e espero que continue. Faremos valer a força do Caldeirão esse ano. Abraço!
Munigalo - Verdade, o Jean só joga aqui. Torça pra gente domingo. Não vai se arrepender. O Jonílson vai colar no Wagner e vamos vencer. Abraço!
.
Sds vascaínas a todos!

7 comentários:

Bruno Muniz disse...

Sobre essa política no Vasco, o Eurico é muito polêmico, sinceramente acho que ele só atrapalha o Vasco. Não sei a oposição, mas pior que o Vasco não deverão ser. Enquanto ao Serginho, ele está caindo aos pedaços, a muito tempo não joga nada, desde que teve uma contusão. Sinceramente acho que não vai acrescentar em nada no cruz maltino.....O Roque Júnior sim,poderá vim a acrescentar muito....
Abraço

Bruno Muniz disse...

" mas pior que o Vasco não deverão ser" , na verdade eu queria dizer pior queo Eurico...foi mal...
flw

Zêro Blue disse...

Eu acho que tá na hora (ou já passou) do Eurico (que já ta rico) se aposentar.


Sangue novo no Vasco

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Cruzeiro Líder e com melhor ataque e melhor defesa = 100%
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE


Carlão Azul

Unknown disse...

Olha, não sabia dessa palhaçada que o MUV faz, não...
Que horror festejar os inssucessos do próprio clube!
O.o
AFF...
É, uma 3ª opção seria muito bem vinda, mas não a temos, então sou obrigada a concordar com o cara aí de cima: Pior que o Eurico não deve ser...
Temos que pelo menos tentar, fazer alguma coisa pra mudar! Não aguento mais essa situação!
Falando hipoteticamente: Se todos(exceto os próprios candidatos e aliados) votassem em branco, de modo que houvesse um empate, o que aconteceria? Digamos que mesmo após a realização de uma nova eleição, o empate persistisse.
O Eurico continuaria no poder?

Sinceramente às vezes me dá vontade de largar tudo, fazer uma faculdade de administração e me candidatar pra presidente (ou presidenta?) do Vasco...
Hahahahahahahahahahahahahah

Saudações Cruzmaltinas!

Arthur Virgílio disse...

Esse imbróglio político, que prejudica o Vasco nos últimos anos. Eurico Miranda quer ser o Rei de São Januário, não ensinaram a palavra democracia a ele.

Sobre futebol, acredito que Serginho, mesmo com 36 anos, pode ser uma boa. Mas, não na lateral esquerda e, sim, na meia esquerda, alimentando Edmundo, Leandro Amaral e Jean.

O Roque Jr é outro que acrescentaria experiência nos defensores jovens do Vasco.

Jorge Costa disse...

Caro Diego
O Eurico hoje é um mal para o Vasco.Quanto a Roberto, é um bom nome desde que esteja alicerçado por vascaínos de verdade.
Serginho é um bom jogador.
Vai somar muito com a sua experiência
Abraços vascaínos

Gerson Sicca disse...

eu não sabia que a oposição trabalhava desse jeito. Assim, a coisa está feia para o Vasco mesmo. Apesar que no futebol brasileiro é difícil saber quem se salve.
E como está a coisa aí no Rio? O Flu já é campeão. Está com uma sorte inacreditável.