quinta-feira, 29 de maio de 2008

Alguém me acorda desse pesadelo

Chego em São Januário por volta das 20:30 da noite. As ruas tomadas de carros e torcedores e logo vou pro final da imensa fila para entrar no estádio. O mar de gente do lado de fora caminha a passos lentos e faltando poucos minutos para o início da partida ainda estou na rua, ouvindo os cantos da torcida, os apitos e a queima de fogos.
Procuro desesperadamente outras entradas, na verdade todas, mas por ordem do policiamento, estavam trancadas, devido à super lotação do Caldeirão. Sem chance de entrar (mesmo com ingresso na mão) paro em um bar em frente ao estádio para assistir ao jogo. A essa altura o primeiro tempo já estava rolando. Torcedores revoltados tentam arrombar as entradas e de forma truculenta a polícia parte para cima de todos que estavam na rua. Mulheres, idosos, crianças, donos de bar e camêlos. Com bombas de efeito moral, spray de pimenta, cavalos e cacetetes, aqueles que seriam responsáveis pela ordem instauram o caos.
Bares quebrados, pessoas sangrando, caídas, carros e motos danificados...uma verdadeira cena de guerra onde não houve vencedores, só perdedores. Fico mal por causa do gás de pimenta, mas minha namorada toma uma pancada de cacetete que deixa uma marca roxa e uma dor imensa em sua perna.
Por que, Deus meu, logo eu que compareci e apoiei o time em todos os jogos esse ano, logo no mais importante ficaria do lado de fora? E ainda por cima apanhando como um marginal?
Não ouço nenhum grito de gol vindo do estádio e deduzo que o placar do primeiro seja mesmo o 0x0. No intervalo, tento fazer valer meu direito de sócio do clube, mas na social sou tratado com a mesma truculência pelos seguranças do Vasco do Eurico. Sim, isso não é o Vasco da Gama. É o Vasco do Eurico, um Vasco que eu não gostaria de ver e vivenciar.
Revoltado, me passa pela cabeça processar o Clube. Odeio essa diretoria com todas as minhas forças, mas com lágrimas no rosto amo o Vasco ainda mais. Só de escrever aqui, elas me voltam aos olhos...
Paramos em um bar em frente à entrada social e junto com centenas de vascaínos vemos o jogo, ouvindo ao fundo os gritos oriundos do estádio. De forma estabanada o time pressiona, chegando ao gol aos 12 minutos, com Leandro Amaral. O juiz, entretanto, anula marcando impedimento de Pablo, erradamente (vejam ao lado). Na verdade ele roubou, da mesma forma que roubou lá em Recife. Aliás, alguém me responda: em algum outro lugar do mundo se coloca o mesmo árbitro para apitar duas partidas semifinais? Coisas da CBF rubro-negra...
O Vasco segue pressionando e Magrão salva o Sport. Aos 19 não teve jeito pra eles. Leandro Amaral de peixinho faz 1x0 pra nós. Explosão dentro do estádio e no bar. Mesmo ali de fora, cantamos e tentamos de alguma forma mandar energia positiva para os jogadores. Luizão é expulso, mas no embalo da torcida o Vasco segue pressionando.
Aos 40, Enílton chuta na trave de Tiago e falo pra minha namorada: "tá tudo dando certo, vamos fazer o segundo". Demorou, mas nos acréscimos a sorte nos sorriu. Pablo chutou, o goleiro deu rebote e Edmundo marcou o segundo. Chorei como criança. Depois de tudo que tinha passado aquela noite, seria um sonho ver o Vasco classificado. Será que os tais Deuses do futebol teriam sorrido para o Vasco? Tudo indicava que sim.
Fim de jogo e pênaltis. Não tinha como dar errado. Um gol heróico, aquele estádio lindo, aquela torcida maravilhosa. Enfim chegava a hora de fazermos história. Todos eufóricos e cantando dentro da Colina e ali no bar. Éramos as gotas que entornavam do Caldeirão.
Não tinha como dar errado, mas deu. Logo na primeira cobrança. O craque, o ídolo, o até então herói da noite Edmundo chutou nas nuvens. De novo Edmundo, como tantas outras vezes. Não tinha como xingar ou vaiar. Meu olhar se perdeu no vazio. Se seguiram mais nove cobranças. Até os goleiros converteram e o guerreiro Sport se classificou.
Caminhei em silêncio rumo ao ponto de ônibus. Olhava pro nada. Discretamente me beliscava pra ver se acordava do pesadelo. Cheguei em casa depois das duas da madrugada. Era difícil falar. Também não conseguia chorar. Foi difícil dormir. Até quando vai durar nossa maré de azar? Tudo bem que pênalti é competência, mas quatro eliminações nos penais em apenas dois anos é muito pra mim. Será que todos os trabalhos de Pai Santana hoje se voltam contra nós?
Estou triste, abalado. Hoje passei por São Januário e ao beijar a tatuagem da Cruz de Malta chorei. Porque o sentimento não pode parar. Sábado tem mais e lá estarei novamente, porque esse amor está acima de tudo.
Vasco, te amo incondicionalmente. te amo com todas as minhas forças. Esse amor é a única coisa que posso dizer que será eterna na minha vida. Te amei em outras vidas, te amo nessa e te amarei na eternidade.
Lógico que quero sempre que vença, mas parece que a cada dor, a cada derrota esse amor cresce exponencialmente. Ontem foi sem dúvida meu pior dia como torcedor. Aguardei ansiosamente esse dia e fiquei do lado de fora. A derrota aumentou ainda mais a dor, mas ao escrever esse texto e desabafar com vocês me revigoro.
Nunca me cansarei de cantar:
DE TODOS OS AMORES QUE EU TIVE ÉS O MAIS ANTIGO
O VASCO É MINHA VIDA, MINHA HISTÓRIA MEU PRIMEIRO AMIGO
QUEM NÃO TE CONHECE ME PERGUNTA PORQUE TE SEGUI
EU LEVO A CRUZ DE MALTA NO MEU PEITO DESDE QUE EU NASCI
E EU NÃO PARO, NÃO PARO NÃO
A CRUZ DE MALTA MEU CORAÇÃO
VASCO DA GAMA, MINHA PAIXÃO
VASCO DA GAMA, RELIGIÃO
.
Respondendo aos comentários:
Fernando - Não pude ser um dos presentes ao estádio, mas nossos jogadores lutaram, mas infelizmente perderam. Abraços!
Munigalo - Putz 2x0, mas deu eles nos pênaltis. Abraço!
Rolablog - Placar pela metade. Abraço!
Aline - Não deu, mas em breve espero vê-la na Colina. Sds!
Jorge - Quase deu, apesar do péssimo primeiro tempo. Abraço!
Vinicius - Uma pena para todos, mas o Sport fez por onde e ficou com a vaga. Agora é lutar no que restou no ano.
Diogo - Péssima cobrança do Edmundo e uma pena para todos.
.
Sds vascaínas a todos!

9 comentários:

Lais Leitão ( =' -'= ) disse...

não venho aki a mto tempo,mas o texto de hoje,de todos os q li seu foi o melhor,declarando seu amor,pelo nosso vascão.
hj com tremenda trsiteza no meu peito pela "derrota", acompanhei o jogo ouvindo,queria mto estar la dentro,mas fiz o meu papel pelo menos tentei,que pena q vcs nao conseguiram entrar e ainda sofreram do aldo de fora,sei como deve ter sido ruim.gás de pimenta q ja tive o azar de passar por uma situação dessa...
mais acima de tudo o vasco,as lagrimas hja inda escorrem do meu rosto e sei que de mtos vascainos tbm,ja vi o edmundo batendo aquele penalti mil vezes e todas me arrepiei,o edmundo outra vez...é lamentavel,pelo q acompanhei vasco começou mal,mas melhorou,buscou,com garra,teve força de vontade...+ novamente nos penaltis perdemos.
agora era a hora de msm chatiados,trsites com tudo,os vascainos,todos, continuar indo a são janu,apoiar o time,ele precisa da gente,por isso somos chamados de torcedores.
queria q mta gente tive esse msm pensamento q eu e vc diego.
ao existe palavras para expressar tudo o q senti de ontem pra hj e tbm nem tenho para descrever meu amor pelo vasco,simplismente pra mim ele é tudo.
honra ser: saiba sou vascaina,com mto prazer!!

sds cruzmaltinas
o sentimento nao para nunca!!!!!!
/+/
lais...

Unknown disse...

sempre leio seu blog mais nunca comento, mais depois de ler o post de hoje sou obrigado a comentar!
toda vez que vc faz um post depois de um jogo, gosto muito do jeito que vc descreve tudo oq aconteceu, lendo me vejo la no momento! seu blog ta de parabens!
queria pergunta tamben, com um elenco tao jovem, como que vc echa que esta a moral deles?

Arthur Virgílio disse...

Fiquei chateado pelo Edmundo, que quando passou pelo Figueira deu um show. O animal merecia uma sorte melhor, principalmente porque foi decisivo e fez uma grande partida.

Fernando disse...

Cara, é incrivel, mais o mesmo que vc diz no final deste post eu falei hj cedo na hr que cheguei no meu trampo... " A cada derrota do Vasco, eu me apaixono mais e mais por ele". Eu assisti a partida pela sportv que pra mim é da mafia framerdista, porque nunca falam nada a favor do Vasco, chega a ser revoltante isso, e o juiz, até quando o Vasco vai ter que jogar contra 12 em campo, po o cara do Sport da uma buscada no Edmundo, impede ele de pegar a bola e o corno do juiz não da merda nenhuma,a vtc, e mais uma vez volto a dizer, de zaga o Vasco esta bem, no primeiro jogo um faz gol contra e no segundo, na hr que mais precisa, o Vasco ta começando a reagir, toma o segundo cartão... a pelo amor de Deus, até meu sobrinho de 5 anos sabia que aquela segunda falta ia dar cartão amarelo e como a besta quadrada já tinha cartão ia ser expulso, até o Lopes, que gosto pra caramba faz cagada, tira o Madson que entrou bem pra caramba, o Madson entrou com um gas total, po, tira o Leandro Bonfim que não tava fazendo nada, tira qlq um, mas o Madson Lopes? fala sério.... o Sport não jogou nada no joogo de ontem mas jogou no de semana passada, e o Vasco não jogou nada ontem e nem no da Semana passada, sabado brincava com um amigo enquanto jogavamos um salãozinho que ele tinha raça, ta cero que faltava, noção, habilidade, calma, etc etc etc... e o mesmo aconteceu com o Vasco ontem, tava com muita raça tipo Gremio de uns 10 anos atrás, mas po pelo amor, o cara treina de segunda a segunda, tem jogo no sabado, domingo, quarta, quinta e na hr de fazer um lançamento manda a bola lá na sala do euvirus, a pá merda.....

cara de modo infeliz descobri que trago azar qnd vejo jogo decisivo do Vasco, contra o framerda, estava assistindo e aquela bosta de time vira, contra o bostafogo a mesma coisa, a unica vez que fui no Caldeirão o Vasco tava invicto e acaba perdendo para os bambis...ontem o Vasco ganhando de um a zero e apertando e nada de sair gol, fui levar minha namorado no hospital que ela tava ruim, chego lá o cara da globo falando que o Edmundo fez o seguindo e foi pros penais, qnd vou começar a ver os penaltis o Edmundo erra...pelo amor...to pensando seriamente em acompanhar o Vasco até a entrada de campo e dai pra frente paro de assistir, quem sabe sou eu...

Cara, vc me desculpa o desabafo mais ta phoda cara, de verdade... ontem só não chorei porque não terminei de ver o jgo, porque tava dando desespero.... mas ainda acredito, vou torcer, a cada dia vai crescer mais, o sentimento nunca vai parar, vou rezar, e ter fé que uma hora isso passa e vai passar e tem que passar ....

faço minhas suas ultimas palavras...

"De todos os amores que eu tive..."

e queria completar com um "OLE OLE OLE, OLE OLE OLE OLA, OLE OLE OLE A CADA DIA TE QUERO MAIS ... SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU VASCAÍNOOOOOO E O SENTIMENTOOOOOO NÃO PODE PAAAARAAAAAR !!!!

abraços, a todos !

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

Diego, não digeri ainda essa derrota!!
mas o meu amor pelo vasco é infinito sabe pq???

"eu levo a cruz de malta no meu peito desde que eu nasci"

Já que não deu pra eu ir ae em sao janu ontem, eu vou em algum jogo no Brasileiro,provavelmente no fim de semana!!

SV

RolaBlog disse...

Também to querendo acordar.

Que Edmundo continue, mas não bata pênalti nem em treinamento.


Abraço,


Breiller
www.rolablog.zip.net

Bruno Muniz disse...

E ai Diego,
realmente foi um jogo pra quem tem coração forte....O Edmundo é um grande jogador, mas ele já provou há muito tempo que não sabe bater pênalti. Foi assim em 2000 no Vasco, 2002 no Cruzeiro, e por ai vai...Então porque insistir em cobrar se não sabe?
Infelizmente isso acontece, faz parte do futebol.....Mas não se pode cruxificar o Edmundo, afinal se não fosse ele não teria nem disputa de pênaltis...Agora é erguer a cabeça e bola para frente...O Brasileiro esta aí e por isso não pode abaixar a cabeça agora...
Abraço

Pâm Cristina LF* disse...

Oi Diegao tudo bem?
Bom aconteceu fazer o que, mas fala sério nunca confiei no Edmundo viu...

sei lá..

ta sumido vc heim??
bjss

Unknown disse...

Concordo com o Fernando, o Lopes é tão burro que, depois de ter melhorado o time infinitamente com a entrada de Jean e Madson, "corrige" a boa substituição tirando o baixotinho... peloamordedeus... era a melhor partida que já vi o Madson jogar e ele jogou uns 15 minutos só... ele tava destruindo! Ai cabeção, cabeção...

Mas a culpa da eliminação não é de Lopes, nem de Edmundo, e sim de Luizão, tomou dois amarelos estupidamente e deixou o vasco com um a menos quando o time estava a todo vapor.

Diego, essas polícias... Polícia Militar, polícia civil e guarda municipal, não gosto de generalizar, por isso digo que a maioria dos profissionais dessas instituições são uns corruptos e imbecis... culpa dos governantes que só nomeam chefes corruptos (vide caso recente de alvaro lins)... um absurdo o que aconteceu contigo e acontece frequentemente, infelizmente!