quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vitória magra, mas importantíssima

Tendo total domínio do jogo, o Vasco conseguiu ontem uma magra vitória sobre o Criciúma pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, com gol de Edmundo de pênalti.
Desde o início a equipe mostrou quem daria as cartas na partida. As melhores chances do primeiro tempo foram criadas pela esquerda com Pablo partindo pra cima com bastante ousadia. Aprendendo a usar a perna esquerda, o jovem jogador será uma arma poderosíssima para o time durante o ano. Na melhor oportunidade da primeira etapa, Alan Kardec chutou na trave após rebote de Carlos em chute de Pablo. O Criciúma ameaçou em chute de Jean Coral, defendido por Tiago que Uendel no rebote isolou.
O time saiu para o intervalo recebendo algumas vaias e tentando mudar o panorama da partida, Lopes trocou Alan Kardec por Edmundo e Vilson (lesionado) por Rodrigo Antônio. Logo no início, o Vasco foi brindado com a expulsão de Luis André, que recebeu o segundo amarelo.
A pressão aumentou e o time catarinense se fechou totalmente, deixando só um atacante. Muitas vezes o Vasco tocava bola e não conseguia furar o bloqueio do Tigre, apelando para alguns chutes de longe, sem sucesso. Inexplicavelmente, Lopes mantinha três zagueiros e dois volantes, contra um time todo retrancado.
Aos 25, enfim o treinador sacou Souza para a entrada de Alex Teixeira, que no primeiro lance quase marcou em chute que tirou tinta da trave de Carlos. O Vasco perdia um gol atrás do outro e a torcida já começava a ficar preocupada, quando aos 37, Wagner Diniz arrancou pela direita e foi derrubado claramente dentro da área.
A torcida pediu Tiago, mas quem pegou a bola foi Edmundo, que com extrema categoria bateu no ângulo do goleiro, que nem saiu na foto. Essa deve ter sido a melhor cobrança de pênalti da carreira do Animal...
Já nos acréscimos, Em grande contra-ataque Jean rolou para Wagner Diniz na esquerda. O lateral cara a cara com o goleiro perdeu o gol que praticamente selaria a classificação para as quartas de final.
Agora na partida de volta no Sul, o time pode empatar ou até perder por um gol de diferença que garante a vaga. Derrota por 1x0 leva a decisão para as penalidades, o que torço para que não aconteça, tamanho nosso azar nas cobranças nos últimos anos.
.
O jogo de ontem era de fundamental importância não só pelo resultado, mas também para mostrar que o baque da eliminação do Carioca já foi digerido por todos no elenco. A atuação da equipe mostrou que a derrota nos pênaltis para o Fluminense é página virada e que o grupo está comprometido com a Copa do Brasil.
Tivesse mais ousadia e competência nas finalizações, poderíamos hoje estar comemorando uma vitória bem mais elástica. Não tenho os dados estatísticos, mas creio que tenhamos finalizado bastante jogadas na noite de ontem.
Wagner Diniz mais uma vez foi o destaque. Falem o que quiserem falar, mas falta dentro da área é pênalti e não importa quantos aconteçam sobre o mesmo jogador, pois 99% deles são reais, assim como o de ontem, onde ocorreu falta claríssima. A jogada é mortal. Dá um tapa na frente, o zagueiro chega atrasado e pronto: pênalti. Sem choro, nem vela.
Não entendi o porquê de tanta cautela de Antônio Lopes ontem. Com um jogador a mais manteve três zagueiros e dois volantes durante muito tempo e quando precisou sacar Vilson optou pelo defensivo Rodrigo Antônio ao invés de um meia mais ofensivo.
Evidente que sofrer gol ontem teria sido muito ruim, mas muitas vezes tinhamos quatro jogadores atrás para marcar um só, o que é absolutamente desnecessário.
Leandro Bomfim faz muita falta. Souza é bom jogador, mas nao faz a transição defesa-ataque com a mesma qualidade que Bomfim, deixando Morais sobrecarregado na criação.
Pablo é bom jogador, mas na ala esquerda vai se estragar. Ele faz tudo certinho, mas não consegue ir a linha de fundo, porque simplesmente não tem a canhota. Ainda assim foi um dos destaques ontem, mostrando maturidade para absorver a decepção de sábado.
.
Eurico Miranda negou veementemente em entrevista que possa negociar Leandro Amaral com o Fluminense. Segundo ele a transferência não será feita por dinheiro nenhum do mundo. Mais da entrevista no link acima. hauhauahauhauahua...se ferrou mercenárioooo!
.
Respondendo aos comentários:
Arthur - Os meninos mostraram valor e espero que assim continuem e que aumentem a galeria dos craques formados em São januário, como Romário, Roberto e Edmundo, entre outros.
Vinicius - Espero que a molecada tenha te agradado também ontem e esse grupo amadurecendo, pode dar muitas alegrias.
Munigalo - Se quiserem o Leandro Amaral podem levar, mas correm o risco de no fim do ano ele querei ir ganhar mais alguns milhares de reais no Cruzeiro...Abraço!
.
Sds vascaínas a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei suspeito o pênalti, mas o Vasco fez por merecer. O placar foi 'magro' e ainda é preocupante. Contudo, confio plenamente na classificação do Vasco. O Wágner Diniz já está 'marcado'. Será que os árbitros farão um 'complô' contra o lateral?? Afinal, quantos pênaltis ele já sofreu nesta temporada??

Se puder e se souber, me diga quantos pênaltis o Vasco teve a seu favor, nesta temporada, e quantos o Wágner Diniz sofreu.

Abração, Louzada.

confionomengao disse...

Num sei por que Diego mas eu torço pro vasco, às vezes contra ou favor. A vitória do vasco foi furreca mas valeu. O que eu queria falar mesmo é sobre o Romário. Viu a entrevista dele hoje? Amanhã possivelmente irá ler nos jornais: TORCIDA MAIS BONITA DO FLAMENGO. Ele é Flamenguista e o Vasco fez a estátua pra ele huahaua. Dá-lhe Eurico! Mas vale pelo que ele representa pro Futebol e pro Vasco. Mas se levarmos em consideração ao fato dele ser rubro-negro, putz que mico do Eurico uahuauha.


www.ConfionoMengao.blogspot.com

Abraços pra você.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wilson Oliveira disse...

Pelo que jogou, o Vasco poderia ter tido um resultado melhor, e lá no Heliberto Hullsen, acho que será complicado, muita pressão, mas o Vasco deve passar, mas não será tranquilmante. E mais um penalti no Wagner Diniz e dessa vez Edmundo acertou. Ufa né Louzada? Hehehe...

Vinicius Grissi disse...

Só estou encucado com uma coisa deste jogo. Quem é o batedor de penalti do Vasco?