quarta-feira, 2 de abril de 2008

A nova cara do time

Conforme havia prometido, o treinador Antônio Lopes já chegou fazendo mudanças na equipe. A principal delas será no esquema, que passará a ser o 3-5-2 com Jorge Luiz, Eduardo e Luizão(???) formando a zaga. Nas alas, com liberdade para apoiar, Lopes usará Wagner Diniz e Calisto.
No meio-campo, Lopes treinou com Jonílson, Souza e Morais ontem de manhã, mas na parte da tarde trocou o jovem volante por Leandro Bomfim, que é o favorito para a vaga. No ataque, começou com Edmundo e Alan Kardec, mas depois trocou o Animal por Jean, que será titular na partida de amanhã, com Ed sendo poupado.
Para as cobranças de pênalti, Lopes definiu Morais. Em seguida, Tiago, Leandro Bomfim e Alan Kardec. Isso para esse jogo contra o Bragantino, já que Edmundo vai entrar nessa lista com certeza. Nas faltas frontais, Morais, Leandro Bomfim e Calisto estão escalados para executar a função.
"Sempre defino isso com os meus jogadores. A equipe vai para campo sempre com tudo isso definido. Treinamos e conheço os bons batedores do Vasco. O Alan me surpreendeu. Ele é um bom cobrador de falta e de pênaltis e eu não sabia disso. Os jogadores vão entrar em campo sabendo quem vai ficar na barreira, quem vai ser o primeiro homem da barreira, quem vai ficar no rebote. Isso é o ideal, para não ter erro.", afirmou o Delegado.
Ou seja, taticamente, poucas novidades, com apenas a entrada de um zagueiro no lugar de um jogador de meio-campo. Não vou chamar de retranca antes de ver, já que se os alas subirem e Leandro Bomfim vir de trás, teremos uma chegada qualificada ao ataque e muitas chances de gol podem ser criadas. Aliás, pode ser uma grande opção, se os alas cruzarem na cabeça de Kardec, explorando sua melhor qualidade.
Lopes fez questão de elogiar o trabalho deixado por Sampaio, afirmando que o ex-técnico deixou um bom legado tático e físico no grupo. O que esperamos de Lopes mesmo é que faça o time jogar com alma, com vontade, coisa que faltou em alguns jogos desse ano.
Não temos um time excelente, mas temos jogadores de qualidade, que com garra podem superar adversários teoricamente mais fortes nas partidas que teremos pela frente.
Parabéns Animal
Hoje, Edmundo completa 37 anos e espero que os presenteados sejamos nós, com gols e vitórias.
A palavra do presidente
Ontem, Eurico Miranda foi entrevistado no Programa Arena Sportv. Entre outras coisas, falou sobre o caso Leandro Amaral, Alfredo Sampaio, a qualidade do atual elenco, Romário e sobre a origem do Vasco, tão diferente dos outros clubes.
.
Boa sorte Canhão Andrade...E pra você também, mochilinha.
No meio do turbilhão de notícias da troca de treinadores, acabei deixando passar desapercebida a saída do volante Andrade. Sem muitas oportunidades no Vasco, ele se transferiu para o Cádiz, da Segunda Divisão Espanhola.
Esse foi um jogador que mesmo quando não esteve em boa fase técnica, honrou e respeitou nossa camisa e por isso sai com a cabeça erguida e se precisar encontrará a torcida de braços abertos.
Quem também saiu, foi o lateral-esquerdo Diego, emprestado ao Vitória-BA. O jogador, que esteve emprestado ao Goiás em 2007, não teve nenhuma chance nesse seu retorno ao Vasco. O lateral nunca foi unanimidade entre os torcedores vascaínos, pela sua habitual lentidão e teve sua melhor fase em 2006 com Renato Gaúcho.
.
A metralhadora continua girando
Estava eu ontem assistindo a um programa na ESPN Brasil e quem vejo dando entrevista. Nosso nobre Alfredo Sampaio. Como não podia deixar de ser, assisti o que dizia. Entre as várias coisas que disse uma me chamou a atenção:
"Acho que ele é a pessoa ideal para dirigir o Vasco, até porque ele é delegado, né?. Ali (no Vasco) tem uma mistura de gente que é meio maluca, meio bandido, meio malandro. No Vasco tem de ser psicólogo, delegado. Provavelmente o Lopes, neste aspecto, vai conseguir mais êxito do que eu ", afirmou Sampaio ao ser questionado sobre a escolha de Lopes para comandar o Vasco.
Declaração bastante curiosa, mas sem dar nomes aos bois, são apenas jogadas palavras jogadas ao vento.
.
Respondendo aos comentários:
Aline - Torceremos juntos pelo sucesso do Lopes, mas as críticas não são somente ao nome dele, mas por toda a situação que se encontra o Vasco, onde a escolha do treinador passa pelo relacionamento com algum jogador. Sds!
Gerson - Até estava surpreendido com o trabalho tático do Sampaio, que julguei bom, mas futebol não é só isso. Reconhecimento aos ídolos sempre, mas não mimos e paparicos, como era com Romário e agora com Edmundo. Abraço
Wilson - O presidente do Vasco não está a altura sequer do Bonsucesso...Abraço
Vinicius - Do jeito que está o Vasco, a escolha do Lopes foi a mais acertada, pois se dá muy bem com quem comanda o Clube. Espero que isso se traduza em resultados.
.
Sds vascaínas a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Respeito é algo raro e que devemos priorizar. Contudo, apesar do títulos e do currículo vitorioso, não confio no trabalho de Lopes. Creio tratar-se de um técnico defasado e um tanto quanto confuso em suas escalações. O padrão tático?? Passa bem longe!! Afinal, já é a 6ª passagem dele por São Januário?? Renovação é sempre a melhor opção!! É algo para ser repensado...

Abração!!

Anônimo disse...

espero q melhore,q os erros nao aconteçam +,com esse novo tecnico.estarei na torcida!!!

li o post de ontem,mto legal o modo como vc fez,de dar um pedaço da entrevista e sua opiniao e assim ate o fim,mto boa a entrevista,alfredo tinha o direito de se defender,as vezes agente reclava e nao sabia,diretoria do vasco?a q + arruma problema com as pessoas!
rsrs

sds!

Anônimo disse...

Sobre o post de ontem e toda esta história do Alfredo Sampaio. A verdade é que Edmundo é bem difícil de comandar mesmo. Mas se ele conhecesse a história entre Vasco e Edmundo não falaria da forma que esta falando.

Edmundo é ídolo. Nem por isso tem que ser titular e se continuar não jogando bem tem mais é que ficar permanentemente no banco. Se aceitar. O problema do Animal, como o próprio nome diz, é que de vez em quando é irracional... quer bater todas as faltas e bate mal... e não pode bater pênalti em jogo decisivo... mas ele não faz por mal, ele quer mais é fazer gol e ser artilheiro.

Alan Kardec parece estar em boa fase novamente, mas nossas outras opções são: o jovem-revelação Alex Teixeira que como atacante até hoje foi pouco eficaz; o esforçadoloucocomluzesnocabelo Jean; Abu e Villanueva que não sei nem como é a cara deles; o Abuda (ainda está no Vasco??); e o péssimo Bruno Meneghel. Ou seja, temos algumas boas opções que não se firmaram, mas pra mim nenhum deles por enquanto está mais capacitado para ser titular do que Edmundo. Por enquanto.

Edmundo é ídolo. Ponto. Por 97, por ter começado no Vasco, por ter sido um dos grandes goleadores do Vasco, por se esforçar nos treinos para estar em forma apesar dos 37 anos, por se identificar com o Vasco e com a torcida do Vasco, e por respeitar a torcida do Vasco. E por isso RESPEITO E ADMIRO EDMUNDO. Acho uma sacanagem vaiá-lo ou falar que ele não presta mais pra ficar no Vasco.

Vinicius Grissi disse...

Estranho, mas gostei muito do time que o Lopes colocou, com Leandro Bonfim. Dará liberdade aos laterais, que tem qualidade. Tem tudo para dar certo. Ao meu ver, começou bem.

Concordo plenamente também com as declarações do Alfredo Sampaio.