sexta-feira, 11 de abril de 2008

Façamos a nossa parte

Desde a criação do Blog, uma das principais bandeiras defendidas por mim foi a de que como torcedores somos parte integrante do Clube. Isso se refere a qualquer Clube, mas no Vasco ainda mais. Que outra instituição esportiva teve seu estádio construído com dinheiro e esforços de sua torcida? Somos os herdeiros daqueles vascaínos, que na década de 20 contruíram nosso maior orgulho, o Estádio Vasco da Gama, situado na Rua São Januário.Temos a honra de torcer para um Clube com uma história inigualável, que se pesquisada a fundo nos faz retornar a Ordem dos Templários no século XIV e viaja até os dias de hoje, onde mantemos uma escola para nossos jovens atletas e fazemos um trabalho social com as crianças da comunidade Barreira do Vasco. Não somos apenas uma entidade esportiva, somos uma escola de vida, um exemplo de luta e honradez através de mais de um século de história, que nada e nem ninguém pode apagar.
Vivemos hoje uma fase complicada no âmbito esportivo, amargando um jejum de 5 anos sem títulos e infelizmente o orgulho daqueles que se prendem somente aos resultados começa a se esvair. Alguns até mesmo dizem ter vergonha de ser vascaíno. Esse post é pra vocês, torcedores de ocasião.
A escolha do time de futebol é uma opção de vida, tal qual a religião e a profissão. Porém ao contrário do credo e do trabalho, o ato de torcer não segue uma linha constante. Não há na história do mundo, Clube que tenha se mantido sempre no topo. Tivemos fases fantásticas, a mais recente no fim da década de 90, ganhando tudo e mais um pouco.
Hoje, não temos um time a altura de nossas tradições. Não possuímos sequer o elenco mais forte dentre nossos rivais cariocas. Porém, como afirmei aqui inúmeras vezes, não podemos assistir a isso impávidos, esperando que as coisas melhorem para depois apoiar o time.
Em 109 anos de história, nunca tivemos ajuda de ninguém, o que muito nos orgulha, ao contrário de nossos rivais cariocas, que vivem de favores. Sempre resolvemos nossos problemas com a força e o amor de nossa torcida.
Na complicada fase atual, temos a obrigação de fazer a nossa parte. Comparecer ao estádio, cantar, apoiar e incentivar nossos jogadores rumo a vitória em todas as partidas. Ficar falando depois da derrota não faz o tempo voltar. A partida se resolve durante os 90 minutos, ali dentro do gramado.
Amanhã, nosso Vasco pisará no Maracanã para enfrentar o Fluminense, um tradicional rival. A partida vale vaga na final da Taça Rio que por sua vez credencia o campeão a disputar a final Estadual. Temos uma torcida infinitamente maior que os tricolores e isso só é vantagem se essa torcida se fizer presente nas arquibancadas.
Os ingressos estão à venda e quem ainda não comprou o seu, deve ir para o posto de venda mais próximo garantir seu lugar na partida decisiva de amanhã.
.
Hoje no caminho para o trabalho estive refletindo. Como pode o clube com a maior dívida tributária do Brasil ser o único patrocinado por uma estatal? Tal clube, não possui estádio e obtém desconto para jogar em um estádio do Governo Estadual, onde inclusive se acha no direito de colocar uma estátua de seu maior ídolo, sendo apoiado pela imprensa, que jamais faz referências ou denúncias a respeito de tais desmandos.
Por essas e outras, meu orgulho de ser vascaíno só aumenta a cada dia e reafirmo, que nunca, absolutamente nunca colocarei meus pés na sede desse clube, que por sinal foi doação da prefeitura municipal, ao contrário do nosso patrimônio, construído com nossos esforços e recursos.
.
Respondendo aos comentários:
Wilson - Boa a iniciativa de ser menos fanático, até pela profissão que escolheu, mas como sou contador...rs. Abraço!
Saopaulina - E usar a camisa do Corinthians? Usaria? Bjos!
Vinicius - Como mineiro, torcendo pra Raposa ou para o Galo, usaria a camisa rival? Espero que o Pablo vá bem e você goste...
.
Sds vascaínas a todos!

13 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pâm Cristina LF* disse...

Ola gato tudo bem
axei que tinha esquecido de mim kkkkkkk

Fala sério nunca usaria a camisa dos galinhas kkkkk Deus me livre!

rsrsrsrsrsrs

Assim não vale neh =]

Nossa aquele post deu trabalho pra fazer, iria até desistir e fazer outro..mas valeu a pena..eu amei!

Beijoss gatoo!

Anônimo disse...

O Corinthians também tentou tomar posse do Pacaembu. Infelizmente, é assim!! O Vasco tem o seu próprio estádio e larga na frente dos demais. Contudo, nesta semi-final entra, novamente, como franco-atirador. Desta vez, anote aí: Vasco 2 x 1 Fluminense e vaga na final!! Confio no Vasco, mas não gosto do Eurico.

Abração, Louzada.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruno Muniz disse...

Realmente ter o seu próprio estádio é o sonho de vários clubes, e o Vasco graças a sua torcida tem um...A torcida do galo até está tentando construir um estádio para seu time, tem até o projeto, a questão é mesmo o financeiro....Mas quem sabe num futuro próximo finalmente não sai um estádio para o Atlético hein....Mas parabéns o Vasco, pela sua história, o que atrapalhar o time cruz maltino é o seu presidente Eurico Miranda....
Abraços, e tem post novo no meu blog finalmente...

Unknown disse...

Sábias palavras, Diego! Só não concordo com uma coisa: vc não "escolhe" ser vascaíno, vc NASCE vascaíno! Pelo menos foi assim comigo... =)
Respondendo ao post anterior: fala sério, pelo pouco que vc me conhece já dá pra deduzir a minha resposta, né?
MAS É CLARO QUE EU NUNCA USARIA AQUELE PANO-DE-CHÃO, NEM ENTRARIA NAQUELE IMPÉRIO DO MAL! Cruzes! Acho que eu prefiro pedir esmola...
Hahahahahhahahahahahhaahahhaah

Pablo, é?! Hum, vamos ver como ele se sai.

O futuro do VASCO no Carioca depende de amanhã! Espero que a torcida faça a parte dela!
Sorte ao Vasco!
Saudações Cruzmaltinas!

snoopy em p/b disse...

boa sorte pra vocês.
estou torcendo contra o time da terceira divisão.
tomara que a gente se encontre na final!

abração, diego!!!

Leo Fernandes disse...

Fala, cara
Passa no meu blog leia o que eu escrevi sobre as semi-finais da Taça Rio.
Vamos acabar com os tricolixos hj
Valeu!!!

Leo Fernandes disse...

Fala, cara
Passa no meu blog leia o que eu escrevi sobre as semi-finais da Taça Rio.
Vamos acabar com os tricolixos hj
Valeu!!!

Vinicius Grissi disse...

Acho que o jogo contra o Fluminense vai ser muito complicado. Duelo difícil para o Vasco, que precisa mais do que nunca, do apoio de sua torcida.

Sobre sua pergunta no post anterior: é como diz o ditado - "pagando bem, que mal tem?"

Abraços!

Leo Fernandes disse...

Fala,irmão vascaíno
Te indiquei para a campanha dos selos
É só postar sobre os selos e sobre seu blog e indicar 3 ou mais blogs para receberem o selo de reconhecimento
Valeu
Saudações vascaínas

Anônimo disse...

Louzada não deu para o Vasco, colocaram muito peso em cima do garoto Pablo. Ah Vai começar a Bola de Cristal no Pitacos gostaria que vc tb participasse, passe por lá e veja as regras!Abração

Gerson Sicca disse...

Diego, essa foto de São Januário ao entardecer ficou dez! Qdo eu for ao Rio quero conhecer o estádio, um dos símbolos do futebol brasileiro.
Agora é o Vasco concentrar-se para o Brasileirão e Copa do Brasil. Tem q contratar.
Abraço
O Limpo no Lance está fazendo um ano e com cara nova. Acesse e veja como ajudar o blog a ter uma história no livro do centenário do Inter.
Conto com tua visita