terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O choro de Morais

Ontem surgiu a notícia que o apoiador Morais teria chorado no vestiário, após a derrota de domingo contra o Flamengo. Segue o texto publicado pelo site GLOBOESPORTE.COM:
Chateado com a derrota do Vasco por 2 a 1 para o Flamengo e a eliminação da Taça Guanabara, o meia Morais entrou no vestiário vascaíno no último domingo xingando e chutando tudo o que via pela frente. Em dado momento, o camisa 98 quase começou a chorar com o resultado, outro tropeço diante do eterno rival. O quarto na curta carreira do jovem, revelado nas categorias de base do time da Colina. A informação foi confirmada por uma fonte ligada ao clube.
As lágrimas e a revolta de Morais aconteceram pois o jogador teme que a sua geração fique marcada pelas derrotas diante do rival. Desde que foi promovido aos profissionais, em 2003, o meia viu o time ser derrotado pelo Flamengo na semifinal da Taça Guanabara de 2004, na final do Carioca do mesmo ano, na final da Copa do Brasil de 2006 e na semifinal da Taça Guanabara de 2007. Só tristeza para os cruzmaltinos.
O GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com o meia Morais para que ele pudesse falar do acontecimento, mas não obteve êxito. Através de sua assessoria de imprensa, o meia preferiu não comentar o episódio, admitindo apenas estar chateado com a situação e com a seqüência de derrotas.
Quem assistiu ao clássico de domingo, na derrota para o Flamengo, percebeu um Morais ainda mais aguerrido do que o normal, correndo e lutando para levar o time ao ataque. No segundo tempo, o meia sofreu pênalti de Ibson e, normalmente, seria o cobrador vascaíno, pois era quem vinha exercendo tal função até então. No entanto, Edmundo pegou a bola e desperdiçou a chance, o que irritou mais o atleta.
Apesar da irritação, quem estava no vestiário, diz que Morais não virou a sua ira para ninguém. Os xingamentos e o choro não foram direcionados para nenhum companheiro. Foi apenas um desabafo de quem não aguenta mais perder para o rival.
Recebi alguns e-mails e até um comentário idiota no Blog (o qual já foi apagado) sobre o acontecimento e pergunto: Qual o problema de um jogador chorar após uma derrota? Isso mostra apenas a identificação e o respeito do atleta com o Clube. Ele poderia muito bem ter saído de campo, tomado seu banho e ido para casa ficar com a família. Seria seu direito como trabalhador. Mas como cria de nossa base, sentiu a mesma dor de todos os torcedores com a derrota e mais do que isso, com o jejum do qual ele tem participado.
Quem estava no Maracanã viu um Morais com uma vontade além do habitual. O jogador correu muito e até voltou pra marcar, ao contrário do que faz normalmente. Alguns torcedores cismam em taxá-lo de pipoqueiro e isso deve magoá-lo ainda mais, já que em todos os jogos decisivos (em especial contra o Fla), ele sempre é um dos que chama a responsabilidade.
Vale ressaltar que Morais não fez isso na frente das câmeras pra aparecer pra torcida. Preferiu nem comentar o assunto, guardando para si sua dor. Evidente, que não serão suas lágrimas que acabarão com a fase negra nos confrontos com o rival, mas sim jogar com atitude, garra e determinação. E isso não faltou a Morais e aos jogadores em momento nenhum.
Nesses anos de derrotas seguidas para o Flamengo, vi sim times que amarelaram. Jogadores sem o mínimo de comprometimento, que perderam para equipes inferiores do rival por falta de garra. Esse não foi o caso do último domingo.
Aliás, é isso que me faz gostar dessa equipe atual. Se não é a melhor que já tivemos tecnicamente, ao menos tem tesão de jogar. E isso me faz crer que essa maré negativa vai passar e não vai demorar. Há quanto tempo não temos em campo tantos jogadores revelados no Vasco ou que apareceram para o futebol nacional no Vasco? Só pra citar os jogadores de frente: Morais/Edmundo/Alex/Kardec. Todos revelados no Vasco em épocas diferentes. Jogadores que sabem o que é o Vasco e torcem pelo Vasco. Se isso não é o suficiente para ganhar jogo, ajuda muito, já que como disse acima, já vimos times superiores tecnicamente sucumbirem à garra de adversários mais fracos.
.
Hoje a Força Jovem completa 38 anos de amor ao Vasco. Parabéns a essa torcida que sempre colaborou com lindos espetáculos nos estádios pelo Brasil e pelo mundo.
Acima vídeo de uma bela cascata em São Januário.
.
Respondendo aos comentários:
1 - Anônimo - Aconteça o que acontecer jamais mudarei de time. Aliás se fosse por isso, muitos dos mais antigos teriam deixado de torcer para o fla, após 8 anos sem sequer uma vitória. Expresso da Vitória, isso te lembra algo?
3 - Anônimo - Excluido pela babaquice escrita.
4 - Arthur - Como diz o ditado: Se macumba ganhasse jogo, campeonato baiano acabava empatado. Se ganha eu não sei, mas que perde, perde e essa em cima do Vasco tá ruim de sair.
5 - Turano - Tiago é o melhor batedor de pênaltis e deveria bater sempre. Falta de perto dependendo do lado é Tiago ou Calisto. De longe, Morais ou Andrade. Tão simples, mas na prática não fazem isso. Abraço!
6 - Aline - Acreditar no Vasco campeão não é nenhum delírio. Na Taça Rio vamos vir com tudo para ir rumo à final. Sobre o pênalti há vários pontos de vista. Se qualquer um outro bate e perde iam dizer que o Edmundo tinha que bater. Enfim, agora é pensar nos próximos jogos, pq o passado não volta. Sds!
7 - Vinicius - Alfredo Sampaio cometeu um erro fatal no domingo, mas montou um bom time onde ninguém acreditava. Por enquanto ainda tem crédito e ajustando os 'detalhes' pode dar caldo.
.
Sds vascaínas a todos!

11 comentários:

snoopy em p/b disse...

rapaz, até eu estou incomodado com esse jejum miserável de jogos decisivos contra o framengo.
que coisa!

abraço e saudações botafoguenses!!!

Anônimo disse...

Acho que a atitude do Morais demonstrou mesmo o quanto ele se identifica com o Vasco. Conheci ele tempo atras, deu pra falar um pouco e deu-me uma impressao de grande dedicaçao à nossas cores, mais uma vez ele demonstrou tudo isso.
Obrigado Morais! Estou confiante pelo desempenho na Taça Rio.
Abraço

Anônimo disse...

como qq vascaino, ouvimos gracinhas,mas isso nao me incomoda nem um pouco o q as pessoas dizem,concordo q a fase ruim vai passar...o morais se sentiu igual a um torcedor msm,ver seu time perder para o maios rival,nao é mole,se eu nao me engano 9 jogos com flamengo q o vasco nao ganha,mas nao sera o ultimo jogo,vai ter volta...e eles vao engolir tudinho!!

*fofo o video,nem lembrava + dele.rsrsrs,ah,claro lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

sds vascainas

Anônimo disse...

acho que a atitude do Morais demonstra muito bem o que nós vascainos de verdade estamos sentindo!

Ganhar do flamerda qnd naum vale nada naum tem graça, como foi no caso do 999 do romario...
eu começei a acompanhar o Vasco de 97 pra ca, e posso dizer que o sentimento meu domingo na hora do gol, foi de uma tristeza imensa que eu mesmo que chorei, acho que vc chorar por um clube que vc ama de verdade só demonstra o tamanho do seu amor por ele, e assim como o Morais e todos os Vascaínos, não aguentamos mais perder pros vermes em finais!

Sobre o Edmundo, achei que deveria ter colocado o Morais ou o Tiago para cobrar, pois eram os oficiais...mas como dizem, só perde penalti quem cobra!

E independente de tudo e todos ... vou usar a letra dos GDA....

Ole Ole Ole,
Ole Ole ole Olá...
Ole Ole Ole
A cada dia te quero mais !
Sou VASCAINO e o sentimento não pode parar !!!!

Amor eterno ao Vasco...na alegria ou na tristeza, VASCAINO (cada dia mais) com certeza!!

Abraço a todos !!!

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joel Rogerio disse...

Thiago, esse time vai dar muito orgulho pra gente, ainda este ano. Estou sentindo isso. E outra coisa, sinto que está havendo um avivamento da paixão da torcida pelo Vasco. Dias de glórias estão próximos!

Vinicius Grissi disse...

Repito o que escrevi no último post: partidaço do Morais. Mostrou muita vontade de vencer, e chamou realmente a responsabilidade.

Gerson Sicca disse...

o jogador q chora mostra q honra a camisa do clube. O pior foi o mercenário do Renato na final de 1992 do brasileiro. O Fogão tomou 3 e a ele foi fazer churrasquinho depois do jogo com jogadores do Flamengo. Isso é coisa de mercenário.
Aqui em Floripa passou o jogo. Como minha conexão tá ruim, não consegui ver o jogo do Gauchão pela internet. Aí vi o clássico carioca, e torci para o Vasco, pois gaúcho que se preze sempre torce para o time q está jogando contra Flamengo e Corinthians. Pena que não deu.
Eu noto que os clássicos cariocas são mais jogados, os times atacam mais e dão espaço. São jogos bons de se ver. Por isso surgem mais lances de levantar as torcidas. O gre-nal é diferente. Os times marcam mais, arriscam-se menos e o jogo é muito duro, com muitas faltas e brigas. O gre-nal sempre é um jogo feio pra se ver. Vale pela entrega dos jogadores em campo e pela participação das torcidas.Mas deve ser bom de jogar. Pra mim, qto mais encardida a partida mais me animo a jogar, principalmente se a pancadaria rola solta. Aí o jogo fica animado e dá mais vontade de passar por cima do adversário.
De todo modo, pra mim o maior clássico do mundo é River e Boca. Show das torcidas, os times jogando do limite e o pau comendo solto. Todos os ingredientes de um grande clássico.

Gerson Sicca disse...

Só quero deixar claro que pra mim a briga deve ficar em campo. O jogador tem q disputar a bola como se fosse a última coisa q ele fosse fazer na vida, ao melhor estilo Guiñazu, o grande volante do Inter. Nas arquibancadas a briga deve resumir-se ao grito.

Arthur Virgílio disse...

Morais é um dos jogadores mais injustiçados do País. É um dos poucos jovens jogadores de qualidade que seguem atuando no Brasil. Fez uma bela apresentação contra o Flamengo e a prova da sua garra foi no penâlti que ele sofreu. O camisa 98 se esticou todo até o Ibson derrubá-lo.

É bom a torcida do Vasco respeitar mais Morais, que é prata da casa e mostrou abatimento por perder mais uma vez para o Flamengo.

Unknown disse...

Isso só mostra o quanto o Morais se identifica com o Vasco!!! Me irrito profundamente com quem o chama de pipoqueiro! Para mim ele é um dos melhores do time, quando joga com o Wágner Diniz então... Que entrosamento!
Acredito muito nesse elenco, mas estamos precisando ganhar um jogo de peso só pra dar moral pros jogadores.
É impressionante como nos momentos mais difíceis parece que o meu amor pelo Vasco aumenta! O.o
É, acho que esses "garotos" da Colina vão nos dar alegrias esse ano...
SAUDAÇÕES CRUZMALTINAS!!!